> Todas as Ciclovias / Ecovia do Cávado e Homem / Ecovia do Rio Cávado / Percurso Fão - Fonte Boa
Caminhos de Santiago
Caminho Português da Costa
3,437km
Ciclovia:

Percurso Fão - Fonte Boa

Ecovia do Rio Cávado

Caminho de Santiago:

Caminho Português da Costa

Início/Fim: A Ecovia começa junto ao Centro Náutico de Fão.

Começa próximo e a jusante da Ponte Metálica de Fão, na margem esquerda do Rio Cávado.

GPS: 41° 30' 53.15" N,  8° 46' 28.70" W

Fim/Início: A Ecovia Fão - Fonte Boa, termina a montante, na Fonte Boa, no topo Norte da Praia Fluvial da Barca do Lago, na margem esquerda do Rio Cávado.

GPS: 41° 30' 56.97" N,  8° 44' 28.35" W

Extensão: 3.437 metros.
Caracterização do Percurso: Este é o primeiro Percurso da Ecovia do Cávado e Homem a ser construído e aberto ao público. Por isso, é também o primeiro Percurso da Ecovia do Rio Cávado.

Percorre a margem esquerda do Rio Cávado, dentro dos limites do Concelho de Esposende, ligando a Ponte Metálica de Fão à Praia Fluvial de Barca do Lago, na Fonte Boa.

Utiliza as margens do rio, agora requalificadas, através de um canal segregado, recorrendo, por vezes, a passadiços de madeira, para não interferir com alguns obstáculos da Natureza.

Pontos de Interesse: O principal Ponto de Interesse desta Ecovia, é o Rio Cávado, com todas as suas riquezas Naturais, nomeadamente, as margens e as paisagens sublimes que nos oferece. Para isso, ao longo de todo o Percurso, existem Zonas de Estadia e Contemplação, viradas para o rio, que permitem admirar as vistas, em particular o pôr-do-sol enquanto aprecia a centenária Ponte Metálica de Fão - Imóvel de Interesse Público.

Em toda a Ecovia, existem diversas ofertas públicas de lazer, como pontos de pesca, rampas para barcos, circuitos de manutenção física, parques infantis, jardins ou parques de merendas.

A Ecovia Fão - Fonte Boa, termina no extenso areal da Praia Fluvial da Barca do Lago, local onde antigamente se fazia a travessia de pessoas e bens entre as duas margens.

Envolvência: Trata-se de uma Ecovia, que se caracteriza pela proximidade com a Natureza, percorrendo as margens do Cávado, rio acima, afastando-se do litoral urbano.
Utilização: Na maior parte da sua extensão, a Ecovia desenvolve-se em canal segregado, pelo que a utilização deve ser limitada ao trânsito, nos dois sentidos, de Bicicletas e outros modos suaves.

Existem dois Passadiços em madeira, para ultrapassar e não prejudicar as contingências criadas pela Natureza, onde as Bicicletas partilham o espaço com os peões.

Interdita a circulação de veículos motorizados.

Piso e sinalização: O Percurso Fão - Fonte Boa, da Ecovia do Rio Cávado, recorre ao pavimento em betuminoso, de cor vermelha, no trajecto inicial de Fão e, pavimento em betuminoso de cor amarela, na parte final, a Praia da Barca do Lago. Os dois Passadiços têm o piso em travessas de madeira. Pouco antes da Praia da Barca do Lago, é necessário percorrer um pequeno Percurso alternativo em terra batida, enquanto não termina a construção da Ecovia.

Ao nível da sinalização, esta está inserida nos diversos painéis informativos, colocados ao longo da Ecovia.

Também disponibiliza vários Bicicletários - Suportes de Parqueamento para Bicicletas, nomeadamente, nos pontos de acesso à Ecovia.

Declive: O Percurso Fão - Fonte Boa, da Ecovia do Rio Cávado, desenvolve-se integralmente nas margens do Rio Cávado, em terreno considerado plano (declives entre 0 a 3%).

Grau de Dificuldade: Sem qualquer dificuldade.

Entidade responsável: Câmara Municipal do Esposende
Inauguração: Desde o ano de 2012, que existe uma pequena Ciclovia na margem esquerda do Rio Cávado, na zona das Alminhas de Fão.

No dia 13 de Junho de 2015, era inaugurada a requalificação e prolongamento desta Ciclovia, entre o Largo do Cortinhal e o Molhe do Caldeirão.

Em 2016 foi lançada a primeira pedra das obras de construção da Ecovia do Cávado e, no ano seguinte era inaugurado o prolongamento desta Ecovia até à ponte da Autoestrada, bem como o Percurso da Praia Fluvial da Barca do Lago.

Mais recentemente, em 2021, entrou em funcionamento o passadiço e Ecovia, a montante da ponte da Autoestrada.

Notas: A poucos metros do seu início, na Travessa das Rodas, a Ecovia do Cávado liga-se ao Percurso Apúlia - Fão, da Ecovia do Litoral Norte.
Ampliação da Ciclovia: A Ecovia vai ser prolongada para montante do Rio Cávado, a partir da Praia da Barca do Lago, até se ligar ao futuro Percurso de Barcelos.
 
Utilização/Use
Bicicleta/Bicycle Ecovia do Cávado: Percurso Fão - Fonte Boa Ecovia do Cávado: Percurso Fão - Fonte Boa
 
Fotogaleria/Slideshow
 
Google Earth #
 
Coordenadas GPS #
 
Google Maps
Esta página web, foi actualizada pela última vez, em: 25.Setembro.2022
VOLTAR Esta página já foi visitada vezes, desde 25.Setembro.2022