24,144 km
Ciclovia: Percurso de Celorico de Basto.

Ecopista da Linha do Tâmega.

Início/Fim: O Percurso de Celorico de Basto, da Ecopista da Linha do Tâmega, começa no Lugar de Lameiro - Codessoso.
Como ir: Tem duas opções. Pode começar o seu passeio de Bicicleta em Amarante e, quando terminar esse Percurso, começa este, de Celorico de Basto. Outra solução, é entrar na Ecopista através de qualquer um dos acessos aos antigos locais das Estações e Apeadeiros, a partir da EN210.
Fim/Início: A Ecopista de Celorico, termina no Lugar de Dentro - Canedo de Basto, nos limites do Concelho com Cabeceiras de Basto.
Extensão: 24.144 metros.
Caracterização do Percurso: Este é o Percurso central e o mais extenso dos três que constituem a Ecopista e, talvez por isso, o mais espectacular também, com magníficas paisagens sobre o vale do Rio Tâmega. Começa poucos metros antes da Estação de Codeçôso.

Esta via verde, que atravessa todo o Concelho Celoricense, resulta de um projecto da Autarquia com o objectivo de requalificar o antigo canal ferroviário, então desactivado. Assim, a Ecopista transformou um espaço, há muito tempo degradado, num novo espaço de turismo, lazer e prática desportiva, muito agradável e com paisagens deslumbrantes que residentes e turistas terão a oportunidade de descobrir.

Pontos de Interesse: Percorrendo os cerca de 21 quilómetros que constituem esta Ecopista de Celorico de Basto, vai deparar-se com as paisagens verdejantes oferecidas pelo Tâmega, pelo vale e pelas suas margens. Pouco antes do Apeadeiro de Lourido, faça um pequeno desvio até à Ponte de Arame, sobre o Rio Tâmega.

Mas, ao longo do caminho, vai também cruzar-se com o património edificado da antiga infraestrutura ferroviária e que foi, ou está a ser, recuperado e convertido em novas valências, colocadas ao serviço dos utilizadores. Fazem parte deste espólio, entre outros, as pontes, os edifícios das Estações e Apeadeiros e, o antigo material circulante que esteve ao serviço das populações durante tantos anos.

Destaque para o edifício da antiga Estação de Celorico de Basto que, agora, acolhe o Núcleo Interpretativo da Linha do Tâmega.

km -03,170: Percurso de Amarante (Chapa).
km -00,900: Ponte das Carvalhas (Ribeira de Fiães).
km 00,000: Início: Lugar de Lameiro.
km 00,435: Estação de Codeçôso.
km 02,183: Ponte do Barreirinho (Ribeira de Levadoiro).
km 03,790: Ponte de Arame (Rio Tâmega).
km 03,911: Apeadeiro de Lourido.
km 08,978: Núcleo Interpretativo - Celorico de Basto.
km 10,911: Apeadeiro de Britelo.
km 13,448: Ponte de Caniço/Freixedo.
km 14,128: Ponte de Matamá (Rio de Veade).
km 14,911: Estação de Mondim de Basto (Veade).
km 18,151: Apeadeiro de Padredo.
km 19,996: Estação de Canêdo.
km 21,016: Fim: Lugar de Dentro.
Envolvência: O Rio Tâmega é a principal referência desta via verde, pois de princípio a fim, a Ecopista percorre a margem direita do rio, nas encostas viradas a Nascente. O Percurso desenvolve-se, sempre, através de áreas florestais e zonas agrícolas.
Utilização: A Ecopista de Celorico de Basto é destinada ao trânsito não motorizado e à circulação pedonal ou de Bicicleta, tendo por finalidade, satisfazer necessidades diárias de deslocação e o desenvolvimento de actividades de lazer.
Piso e sinalização: O perfil da via tem cerca de 4 metros de largura média, com pavimento de betão colorido. Dispõem de zonas de repouso e contemplação, iluminação e papeleiras.

É uma Ecopista com dois sentidos, divididos por tracejado branco, apresentando também, sinalização vertical. Está balizada com elementos de madeira nas zonas de maior cuidado.

Declive: Porque se trata de um antigo canal ferroviário, o Percurso de Celorico de Basto, não tem declives acentuados e, a inclinação máxima não ultrapassa os 3%. Sobe ligeiramente em direcção a Arco de Baúlhe (Cabeceiras de Basto).
Entidade responsável: Câmara Municipal de Celorico de Basto
Apoios: Paulo Ribeiro

Nuno Pereira

Antonio França

António Pascoal

+ FranciscoRibeiro

+ antoniosousacampos

+ Antonio Carneiro

Inauguração: O Percurso de Celorico de Basto, da Ecopista da Linha do Tâmega, foi inaugurado no dia 19 de Maio de 2013.
Notas: Em direcção a Sul, a Ecopista de Celorico de Basto une-se ao Percurso de Amarante. Para Norte, faz a ligação ao Percurso de Cabeceiras de Basto, Arco de Baúlhe.
 
Utilização
Ecopista de Celorico de Basto - Ecopista da Linha do Tâmega Bicicleta Ecopista de Celorico de Basto - Ecopista da Linha do Tâmega
 
Imagens
Ecopista de Celorico de Basto - Ecopista da Linha do Tâmega
 
Google Maps
 
Aluguer de Bicicletas
- Existe um serviço de aluguer de Bicicletas, no edifício da antiga Estação ferroviária de Celorico de Basto.
Publicidade/Advertising
Página actualizada pela última vez em: 06.Agosto.2019
VOLTAR Esta página já foi visitada vezes, desde 06.Agosto.2013
2008- | ©ciclovia.pt #