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9,427km
Ciclovia:

Percurso de Amarante

Ecopista da Linha do Tâmega

Início/Fim: Este primeiro Percurso da Ecopista do Tâmega, começa no centro da cidade Amarantina, poucos metros depois do edifício da antiga Estação CP de Amarante.

GPS: 41° 16' 27.19" N,  8° 4' 57.28" W

Fim/Início: O fim deste Percurso de Amarante, acontece em Chapa, cerca de 1100 metros depois do edifício da antiga Estação CP de Chapa.

Termina nos limites dos Concelhos, Amarante (Porto) com Celorico de Basto (Braga).

GPS: 41° 19' 12.65" N,  8° 2' 18.12" W

Extensão: 9.427 metros.
Caracterização do Percurso: No fim do Verão de 2010, a Ecopista de Amarante, da Linha do Tâmega, estava já totalmente construída, podendo ser percorrida com todo a comodidade e segurança.

São mais de 9 quilómetros de via pedonal e ciclável, num canal exclusivo, assente em pavimento composto por betuminoso colorido, em tons de terra, conferindo conforto e polivalência, através do baixo atrito de rolamento.

Este Percurso de Amarante, o primeiro da Ecopista da Linha do Tâmega, é o mais antigo e o mais a Sul, antecedendo o Percurso de Celorico de Basto.

A antiga linha de comboio permanece na memória das populações, ao ser reconvertida num novo equipamento, com um valor acrescentado, turístico e lazer, para o Concelho.

Pontos de Interesse: A Ecopista de Amarante, começa junto ao edifício da antiga Estação CP e termina nos limites dos Concelhos de Amarante com Celorico de Basto, que são também os limites dos Distritos do Porto e de Braga.

A Linha do Tâmega, uma das mais bonitas linhas ferroviárias do país, percorre paisagens de inigualável beleza.

Atravessa as localidades de Gatão e de Chapa, donde se destaca a Igreja Matriz de Gatão, Monumento Nacional. A Igreja de São João Baptista de Gatão, integra a Rota do Românico. No cemitério, junto à Igreja, encontra-se sepultado Teixeira de Pascoaes, poeta e escritor.

Envolvência: A Ecopista de Amarante, desenvolve-se quase sempre em meio rural, em contacto directo com a Natureza, praticamente, em toda a sua extensão.

Também, no que confere à vegetação, a Ecopista mantém a área verde existente, nomeadamente, através da densificação arbórea, para sombreamento, proporcionando uma faixa de circulação fresca.

Utilização: A Ecopista, que pode ser percorrida nos dois sentidos, desenvolve-se em canal segregado, o antigo ramal ferroviário, A circulação de Bicicletas e outros modos suaves, é partilhada com os peões.

Interdita a circulação de veículos motorizados.

Pavimento e sinalização: Esta via ciclável está apetrechada com sinalização específica da Ecopista, através de sinalética em granito e alumínio, constituída por marcos quilométricos e painéis informativos de localização e direcção.

A Ecopista de Amarante tem uma largura constante de 3,5 metros, em piso rolante de betuminoso, sendo ladeada por lancis de madeira, recordando assim as ‘chulipas’ onde assentavam os carris da antiga linha ferroviária.

Ao longo de todo o Percurso, os utilizadores dispõem de bancos e papeleiras, bem como de iluminação pública no traçado compreendido entre as Estações de Amarante e Gatão.

- Chulipa: nome dado às travessas de madeira que sustentavam os carris, também conhecidas como dormentes. Em inglês, porque foi uma empresa inglesa que construiu a Linha do Tâmega, diz-se ‘sleeper’ - por evolução fonética, temos chulipa!

Declive: Porque se trata de uma antiga linha ferroviária, o declive, ligeiro, é sempre muito suave.

No entanto, este Percurso de Amarante, sobe, moderadamente, até ao Túnel de Gatão, para depois, descer um pouco, até se encontrar com o Percurso vizinho, de Celorico de Basto.

Grau de Dificuldade: Sem qualquer dificuldade.

Entidade responsável: Câmara Municipal de Amarante
Colaboração: Caminhantes
Luís Aníbal Dias Liberal
Inauguração: O Percurso de Amarante, da Ecopista da Linha do Tâmega, o primeiro segmento a ser construído, entrou em funcionamento no início do ano de 2010.

A inauguração oficial, já com o pavimento em betuminoso, ocorreu no dia 27 de Outubro de 2010.

Notas: Este é o primeiro dos três Percursos que constituem a Ecopista da Linha do Tâmega e, pouco depois da antiga Estação de Chapa, une-se ao Percurso de Celorico de Basto, em direcção ao seu términos, em Arco de Baúlhe, Cabeceiras de Basto.
 
Utilização/Use
Bicicleta/Bicycle Ecopista de Amarante - Ecopista da Linha do Tâmega Ecopista de Amarante - Ecopista da Linha do Tâmega
 
Fotogaleria/Slideshow
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Esta página web, foi actualizada pela última vez, em: 13.Maio.2022