Grande Ecovia Ribeirinha do Rio Minho
Valença
Ciclovia:

Ecovia das Veigas do Rio Minho

Grande Ecovia Ribeirinha do Rio Minho

Ganfei e Verdoejo

Ciclovias, Ecovias e Ecopista de Valença
Início/Fim: A Ecovia começa a montante da Fortaleza de Valença, poucos metros a Norte da Ponte Rodoferroviária sobre o Rio Minho.

Tem início junto ao Cais do Rio Minho de Valença, na margem esquerda, rampa fluvial onde desemboca a Rua do Cais.

GPS: 42.03727, -8.64359

Fim/Início: Termina na Ecopista do Minho, na Rua das Pereiras, Lugar do Ermegil, da Freguesia de Verdoejo.

A Ecovia das Veigas termina a montante, Nascente, interceptando o Percurso de Valença da Ecopista do Minho.

GPS: 42.04865, -8.58944

Extensão: 5.750 metros.
Utilização principal: Lazer.
Caracterização do Percurso: A Ecovia das Veigas do Rio Minho é um Percurso complementar, paralelo à Ecopista do Minho, que pretende aproximar esta via emblemática ao rio.

Começa a Poente, na Ciclovia que serve de ligação entre a Ecopista do Minho e as Ecovias ribeirinhas.

Percorre a margem Portuguesa do Minho enquanto "sobe" o rio, tirando proveito da planura das Veigas.

Chegando à Ínsua do Conguedo, flecte para o interior, para interceptar a Ecopista do Minho, na Derivação Coura Minho, um Percurso de Grande Rota que une o Rio Minho ao Rio Coura.

Pontos de Interesse: A Ecovia começa no Cais do Rio Minho de Valença onde, antigamente, atracavam os vapores e as barcas de travessia do Rio Minho.

Começa poucos metros a montante da Ponte Metálica Internacional Rodoferroviária, construída no Século XIX e, que liga o Alto Minho, Valença, à Galiza, Tui.

Percorre as Veigas da margem Portuguesa, com Miradouros privilegiados para Tui (Galiza), enquanto passa pela Praia dos Kiwis; pelo banco de areia de Arinhos; ilhotas; Parques de Merendas; Cais e Pesqueira dos Frades, em Ganfei; Ilhas de Ranhão e do Conguedo e, Lagoa do Rio Novo, em Verdoejo.

Chegando à Ecopista do Minho, pode seguir até Monção, pela Ecopista ou, continuar em frente, até Paredes de Coura, percorrendo a Grande Rota da Derivação Coura Minho.

Envolvência: A Ecovia localiza-se na margem esquerda do Rio Minho, entre o rio e os campos agrícolas que constituem as Veigas do Rio Minho, a montante da Cidade de Valença.
Utilização: A Ecovia das Veigas é uma infraestrutura modal destinada à circulação pedonal e ciclável. Está interdito o trânsito de veículos motorizados.
Piso, sinalização e prevenção: Todo o Percurso está identificado com sinalização vertical e horizontal, normalizada de Ciclovia. A sinalização horizontal, pintada a branco no pavimento, indica a Ecovia das Veigas do Rio Minho com dois sentidos. Apresenta marcos quilométricos, equidistantes. também pintados no piso.

O pavimento é em betuminoso, rolante, pigmentado de vermelho.

Declive: A Ecovia desenvolve-se entre a margem do rio e as Veigas, pelo que não apresenta qualquer declive, sendo totalmente plana.

Grau de Dificuldade: Sem qualquer dificuldade.

Entidade responsável: Câmara Municipal de Valença
Inauguração: O Percurso até ao Parque de Merendas da Pesqueira dos Frades, entrou em funcionamento no segundo semestre de 2019.

Poucos meses depois, no começo do ano seguinte, ficou concluída a ligação à Ecopista do Minho.

Anotações: No seu ponto de início, a Ecovia das Veigas liga-se à Ciclovia que faz a união entre a Ecopista do Minho e a Ecovia das Pesqueiras do Rio Minho, a Poente (montante).

No seu ponto de términus, liga-se ao Percurso de Valença da Ecopista do Minho.

Todos estes Percursos ciclopedonais, no Concelho de Valença, integram a Grande Ecovia Ribeirinha do Rio Minho, que percorre a margem Portuguesa, entre Caminha e Melgaço.

 
Utilização/Use
Ecovia das Veigas Rio Minho Ecovia Valença
 
Fotogaleria/Slideshow
Ecovia das Veigas Rio Minho
 
Google Earth #
 
Coordenadas GPS #
 
Google Maps
 
Textos & Imagens
Se necessita de algum texto, imagem e/ou ficheiro, por favor, contacte-nos.
 
O Tempo/Weather
Esta página web, foi actualizada pela última vez, em:
20.Fevereiro.2024
Classifca esta página...
VOLTAR Esta página já foi visitada vezes, desde 20.Fevereiro.2024