❯ Todas as Ciclovias ❯ Ciclovias e Ecovias de CAMINHA ❯ Ecovia Caminho do Rio Minho ❯ Percurso de Seixas
Caminhos de Santiago
Caminho Português da Costa
Ecovia de Seixas
Ecovia de Seixas
3,140 km
Ciclovia:

Percurso de Seixas

Ecovia Caminho do Rio Minho

Ciclovias e Ecovias de CAMINHA

Caminho de Santiago:

Caminho Português da Costa

Início/Fim: A Ecovia começa na Rua das Pedras Ruivas, junto ao cruzamento com a Rua do Moinho, de acesso à EN13 (Avenida Joaquim Maria Portela).

Começa a jusante da Praia das Pedras Ruivas, na margem esquerda do Rio Minho.

GPS: 41° 53' 19.93" N,  8° 49' 28.27" W

Fim/Início: A Ecovia de Seixas termina ao lado da Estação CP de Lanhelas, da Linha do Minho, entre a margem esquerda do Rio Minho e a linha dos caminhos de ferro.

Termina muito próximo da plataforma de passageiros da Estação de Lanhelas, do outro lado da linha do comboio.

GPS: 41° 54' 14.82" N,  8° 48' 1.27" W

Extensão: 3.140 metros.
Caracterização do Percurso: A Ecovia de Seixas começa, desde 12 de Junho de 2021, a Sul do Percurso, na Praia das Pedras Ruivas.

Esta Ecovia do Caminho do Rio Minho, percorre a marginal ribeirinha da Freguesia de Seixas, atravessando o aglomerado urbano até à Freguesia vizinha de Lanhelas, a Norte.

Começa a jusante da Praia das Pedras Ruivas, segue para Norte, paralela à linha de comboio, passa pelo Cais Fluvial de S. Bento, pela Marina de Seixas e pelo Cais Fluvial de S. Sebastião, embrenha-se no velho casario ribeirinho e, continua até à Estação CP de Lanhelas, da Linha do Minho.

Depois do casario da Boalheira, a Ecovia despede-se do Caminho Português da Costa, que faz um desvio por baixo da Linha do Minho, seguindo para a Estrada Nacional, para montante do Rio Minho.

Pontos de Interesse: Esta Ecovia está recheada de Pontos de Interesse, começando logo pela Freguesia de Seixas, no Concelho de Caminha, conhecida pelas muitas casas senhoriais, com predominância no Lugar de S. Sebastião - atravessado pela Ecovia - e também pelos chamados “torreões”, Solares típicos do Alto Minho.

A Ecovia percorre a marginal ribeirinha, passando pela Praia das Pedras Ruivas; pelos diversos Cais e Rampas fluviais, de fruição do Rio Minho; atravessa, pelo seu interior, o casario de S. Sebastião e da Boalheira; para depois percorrer o espaço Natural e verdejante, da margem esquerda do rio.

Pelo caminho, existem diversos Bicicletários, pontos de água, painéis informativos, iluminação pública, etc.

Envolvência: A Ecovia começa por percorrer a marginal ribeirinha de Seixas, atravessa o antigo casario de S. Sebastião e termina na zona florestal, mais a Norte, que caracteriza a margem esquerda do rio Minho, naquela região.
Utilização: A Ecovia de Seixas, do Caminho do Rio Minho, desenvolve-se, quase sempre, sobre um canal dedicado, bidireccional e, partilhado, pelo que se pode circular a pé, de Bicicleta e em outros modos suaves.

Está interdita a circulação de veículos com motor.

Na Rua e na Travessa do Moinho, depois da Praia das Pedras Ruivas, a Ecovia percorre cerca de 250 metros em simultâneo com o trânsito automóvel, de acesso umas quantas residências.

Piso e sinalização: Para esta Ecovia, recorreu-se ao pavimento rolante e permeável - betão poroso, pigmentado de amarelo (Pedras Ruivas) e vermelho (Seixas).

Apresenta Painéis Informativos, exclusivos da Ecovia Caminho do Rio Minho, com sinalização de pedovia e Ciclovia.

A sinalização vertical, normalizada, identifica esta Ecovia como partilhada com os peões e, a horizontal também, apresentando pictogramas de peões e Bicicletas, pintados a branco no pavimento.

Declive: Com excepção do Percurso através do antigo casario de S. Sebastião, com um ligeiro declive, toda a Ecovia se desenrola numa área normalizada pela margem do Rio Minho, em terrenos considerados planos (declives entre 0 a 3%).

Grau de Dificuldade: De baixa dificuldade, considerando o piso rolante e a inexistência de declives acentuados.

Entidade responsável: Câmara Municipal de Caminha
Inauguração: O Percurso de Seixas, da Ecovia Caminho do Rio Minho, entre o Cais Fluvial de S. Bento e a Estação CP de Lanhelas, ficou concluído no Verão de 2015.

Em 12 de Junho de 2021, foi inaugurado, oficialmente, o prolongamento para Sul, entre o Cais de S. Bento e o extremo sul da Praia Fluvial das Pedras Ruivas.

Ampliação da Ciclovia: A Autarquia de Caminha está a desenvolver esforços para que esta Ecovia se prolongue para Sul, até aos Percursos da Ecovia do Atlântico e do Litoral Norte.

O actual Percurso de Seixas, vai prolongar-se para montante, num futuro próximo, para se unir ao Percurso de Lanhelas.

 
Utilização/Use
Ecovia de Seixas Bicicleta/Bicycle Ecovia de Seixas
 
Fotogaleria/Slideshow
Percurso de Seixas, da Ecovia Caminho do Rio Minho
 
Google Earth #
 
Coordenadas GPS #
 
Google Maps
 
Textos & Imagens
Se necessita de algum texto, imagem e/ou ficheiro, por favor, contacte-nos.
Esta página web, foi actualizada pela última vez, em: 27.Fevereiro.2023
VOLTAR Esta página já foi visitada vezes, desde 27.Fevereiro.2023