Ciclovia:

Corredor Verde do Leça - Percurso da Ponte da Pedra

Leça do Balio

Ciclovias e Ecovias de MATOSINHOS
Início/Fim:
A Ecovia Corredor Verde do Leça começa na Ponte da Pedra, em Leça do Balio, a Nascente do Percurso.

Começa na margem esquerda, a montante do Percurso, entre a Ponte da Pedra e a ponte da Rua Godinho de Faria.

GPS: 41.20517, -8.6147

Fim/Início:
O Percurso Nascente do Corredor Verde do Leça termina na nova ponte metálica, sobre o Rio Leça, nos limites entre os Concelhos de Matosinhos - Rua de Custió (Leça do Balio) e da Maia - Avenida D. Mendo (Moreira).

Termina a Poente e a jusante do Percurso.

Termina, exactamente, onde começa o Percurso do Concelho vizinho, da Maia.

GPS: 41.23533, -8.64108

Extensão:
5.977 metros.
Utilização principal:
Lazer
Caracterização do Percurso:
O Corredor Verde do Leça resulta de um acordo entre os quatro Municípios ribeirinhos para a recuperação do rio e a requalificação e revitalização das suas margens. Desde a nascente do Leça, em Santo Tirso, até à sua foz, em Matosinhos, passando pelos Concelhos de Valongo e da Maia.

O primeiro Percurso a entrar em funcionamento foi este de Matosinhos, desde a Ponte da Pedra, em Leça do Balio, até à Ponte de Moreira, na Maia (Moreira).

São quase sete quilómetros de Corredor Verde pedonal e ciclável, ao longo de um Parque Linear, quase sempre, na margem esquerda do Rio Leça. Conta com vários acessos ao longo da sua extensão, com destaque para o acesso de Picoutos.

Quando estiver totalmente concluído, o Corredor Verde do Leça, em Matosinhos, terá cerca de 18 quilómetros, ligando o interior do Concelho ao litoral atlântico, desde a Ponte da Pedra até ao Porto de Leixões.

Pontos de Interesse:
A Ecovia começa na Ponte da Pedra, que servia de travessia do Rio Leça à Via Romana Olissipo - Cale - Bracara Augusta. Pouco depois, ao passar na foz da Ribeira de Picoutos, encontra a Ecovia de acesso, pedonal e ciclável, ao Parque Ambiental da Ribeira de Picoutos.

O Mosteiro de Leça do Balio fica logo ali adiante, bem como a Zona de Lazer do Mosteiro de Leça do Balio - Parque das Varas, com diversas valências, como Parque Infantil, Parque de Merendas, Ginásio ao ar livre, Pista de Skate/Bicicletas, Jardins, etc.

Depois passa pela Zona Industrial, com a Unicer e o Centro Empresarial da Lionesa, onde pode apreciar o Mural da Rua da Lionesa, um projeto de Graffiti/Street-Art com 1400 m2.

Continuando na Ecovia vai passar pela Pista de BTT, antes de chegar à Ponte de Ronfos (de origem romana).

Por fim, atravessa o Rio Leça para a margem direita e continua até ao seu ponto de términus, já no Concelho da Maia, na Ponte de Moreira.

Ao longo de toda a sua extensão, o Corredor Verde do Leça disponibiliza Pontos de Água, Parqueadores de Bicicletas e, inúmeras Zonas de Estadia e Descanso.

O Corredor Verde do Leça foi, em 2022, galardoado pela Archiforum e Arketipos, com o Prémio “International LAND AWARD - Nature and Artifice”.

Envolvência:
Apesar de o Rio Leça, dentro do Concelho de Matosinhos, correr, geralmente, em espaço urbano, o Corredor Verde do Leça, inserido nas suas margens, desenvolve-se num plano mais próximo da Natureza e dos espaços verdes envolventes ao rio.
Utilização:
Ecovia dedicada aos modos suaves, Bicicletas e trotinetes, adjacente ao Percurso pedestre.
Piso e sinalização:
Ecovia bidireccional, com pavimento em betão permeável, rolante, intercalado pontualmente por troços em saibro ou em placas de pultrudido (quando apoiada em estruturas metálicas) nas pontes e rampas.

Apresenta sinalização horizontal normalizada de Ciclovia, pintada a branco no pavimento e, vertical, através de pictogramas de Bicicletas nos Painéis Informativos do Corredor Verde do Leça.

Declive:
O Percurso da Ecovia desce ligeiramente no sentido em que corre o Rio Leça, de Sul para Norte, com um declive médio de 3,3%.

Existem algumas rampas para transpor as duas pontes sobre o Rio Leça e para alguns acessos à Ecovia, mas sem declives acentuados.

Grau de Dificuldade: Dificuldade baixa.

Entidade responsável:
Câmara Municipal de Matosinhos
Inauguração:
O primeiro dos três Percursos que constituem o Corredor Verde do Leça, no Concelho de Matosinhos, foi inaugurado, oficialmente, no dia 2 de Julho de 2022.
Ampliação da Ciclovia:
No Concelho de Matosinhos, o Corredor Verde do Leça já chega à Ponte do Carro, desde o dia 20 de Julho de 2024. Futuramente ligará ao Porto de Leixões.

Prevê-se que, num futuro próximo, a Ecovia se prolongue, também, para montante, através dos Concelhos da Maia e de Valongo, até à sua nascente, em Santo Tirso.

Utilização
Ecovias de Matosinhos Ecovias de Matosinhos Ciclovias de Matosinhos Ecovias de Matosinhos
Ciclovias de Matosinhos
Google Earth #
Coordenadas GPS #
Textos & Imagens
Se necessita de algum texto, imagem e/ou ficheiro, por favor, contacte-nos.
O Tempo⁄Weather
Esta página web, foi actualizada pela última vez, em:
30.Dezembro.2024
Classifca esta página...
VOLTAR Esta página já foi visitada vezes, desde 29.Setembro.2024