Começa na margem esquerda, a montante do Percurso, entre a Ponte da Pedra e a ponte da Rua Godinho de Faria.
GPS: 41.20517, -8.6147
Termina a Poente e a jusante do Percurso.
Termina, exactamente, onde começa o Percurso do Concelho vizinho, da Maia.
GPS: 41.23533, -8.64108
O primeiro Percurso a entrar em funcionamento foi este de Matosinhos, desde a Ponte da Pedra, em Leça do Balio, até à Ponte de Moreira, na Maia (Moreira).
São quase sete quilómetros de Corredor Verde pedonal e ciclável, ao longo de um Parque Linear, quase sempre, na margem esquerda do Rio Leça. Conta com vários acessos ao longo da sua extensão, com destaque para o acesso de Picoutos.
Quando estiver totalmente concluído, o Corredor Verde do Leça, em Matosinhos, terá cerca de 18 quilómetros, ligando o interior do Concelho ao litoral atlântico, desde a Ponte da Pedra até ao Porto de Leixões.
O Mosteiro de Leça do Balio fica logo ali adiante, bem como a Zona de Lazer do Mosteiro de Leça do Balio - Parque das Varas, com diversas valências, como Parque Infantil, Parque de Merendas, Ginásio ao ar livre, Pista de Skate/Bicicletas, Jardins, etc.
Depois passa pela Zona Industrial, com a Unicer e o Centro Empresarial da Lionesa, onde pode apreciar o Mural da Rua da Lionesa, um projeto de Graffiti/Street-Art com 1400 m2.
Continuando na Ecovia vai passar pela Pista de BTT, antes de chegar à Ponte de Ronfos (de origem romana).
Por fim, atravessa o Rio Leça para a margem direita e continua até ao seu ponto de términus, já no Concelho da Maia, na Ponte de Moreira.
Ao longo de toda a sua extensão, o Corredor Verde do Leça disponibiliza Pontos de Água, Parqueadores de Bicicletas e, inúmeras Zonas de Estadia e Descanso.
O Corredor Verde do Leça foi, em 2022, galardoado pela Archiforum e Arketipos, com o Prémio “International LAND AWARD - Nature and Artifice”.
Apresenta sinalização horizontal normalizada de Ciclovia, pintada a branco no pavimento e, vertical, através de pictogramas de Bicicletas nos Painéis Informativos do Corredor Verde do Leça.
Existem algumas rampas para transpor as duas pontes sobre o Rio Leça e para alguns acessos à Ecovia, mas sem declives acentuados.
Grau de Dificuldade: Dificuldade baixa.
Prevê-se que, num futuro próximo, a Ecovia se prolongue, também, para montante, através dos Concelhos da Maia e de Valongo, até à sua nascente, em Santo Tirso.