Todas as Ciclovias ❯ Ciclovias de MATOSINHOS ❯ Ciclovias da Marginal de Leça da Palmeira
Caminhos de Santiago
Caminho Português da Costa
Eurovelo 1
Porto (Gaia)/Vila do Conde
Ciclovias da Marginal de Leça da Palmeira
Ciclovias da Marginal de Leça da Palmeira
3,130 km
Ciclovia:

Ciclovias da Marginal de Leça da Palmeira

Ciclovias de MATOSINHOS

Camino de Santiago:

Caminho Português da Costa

EuroVelo 1: Porto (Gaia)/Vila do Conde
Secção 27 - Porto e Norte
Início/Fim: A Ciclovia começa no extremo Sul da Praia de Leça Palmeira, em frente ao cruzamento da Rua Santos Lessa com a Avenida da Liberdade.

Começa, exactamente, onde acaba a Ciclovia de Entre Quintas, no topo Norte das antigas instalações da APDL, da Praia de Leça da Palmeira.

GPS: 41.18933, -8.70461

Fim/Início: Termina no fim (Norte) da Rua Coronel Helder Ribeiro, entre o ringue desportivo da Aldeia Nova e as instalações da antiga Refinaria da Petrogal.

A Ciclovia da Marginal de Leça da Palmeira termina no topo Norte do parque de estacionamento automóvel da ETAR de Matosinhos.

GPS: 41.21863, -8.71272

Extensão: 3.130 metros.
Utilização principal: Lazer
Caracterização do Percurso: Esta Ciclovia desenvolve-se na frente atlântica das Praias de Leça da Palmeira, desde a Marina de Leixões até à zona do Rochedo, no Lugar da Aldeia Nova, em Perafita, ao longo de mais de 3 quilómetros.

Dá continuidade às Ciclovias de Entre Quintas, desenvolvendo-se para Norte, até às Ciclovias da Orla Costeira.

A Ciclovia percorre o passeio marginal, pedonal, sem qualquer tipo de canal demarcado para Bicicletas. No entanto, a grande dimensão dos espaços permite que os ciclistas circulem livremente (juntamente com os peões), escolhendo o melhor Percurso, ora no passeio pedonal a uma velocidade moderada, ora nas largas artérias rodoviárias, de vias duplas e com redutores de velocidade.

Na Freguesia de Leça da Palmeira, quase toda a marginal ribeirinha Sul (Rio Leça), é limitada pelas Ciclovias de Entre Quintas e, a marginal atlântica, Poente, é limitada por estas Ciclovias da Marginal de Leça da Palmeira.

Pontos de Interesse: A Ciclovia começa onde acabam as Ciclovias de Entre Quintas, entre o Paredão e a Loja de Turismo de Leça da Palmeira.

Passa pelas Praias de Leça e da "Meia Laranja", passa pela Piscina das Marés, inaugurada em 1966 e projectada pelo Arquitecto Álvaro Siza Vieira.

Continua pelas Praias dos Beijinhos e de Fuzelhas, passando pela Escultura "A Linha do Mar" e, pelo Farol de Leça da Palmeira.

Logo de seguida, vemos a Nascente a homenagem ao Poeta António Nobre, enquanto a Poente, temos a Casa de Chá da Boa Nova, também da autoria do Arquitecto Siza Vieira. Ao lado encontra-se o Miradouro onde, noutros tempos, foi erigido o antigo Farol da Boa Nova.

Mais duas Praias, a Azul (Conchinha) e a do Aterro. A Ciclovia termina depois da ETAR, no final da antiga Refinaria de Matosinhos.

Envolvência: Estas Ciclovias percorrem, integralmente, a frente atlântica da Freguesia de Leça da Palmeira, sempre pontuada por Praias e esplanadas, a Poente e, por áreas residenciais com comércio ou a antiga Refinaria de Matosinhos, a Nascente.
Utilização: Este conjunto de Ciclovias percorre o passeio marginal de Leça da Palmeira, partilhando-o com os peões.

Entre os Percursos Sul e Norte, a ligação pode ser feita pelo passeio pedonal em frente à ETAR, uma vez que este não costuma ser utilizado por peões, que optam pelos passadiços, junto à praia, onde as Bicicletas estão interditas. Outra alternativa, passa por utilizar a artéria rodoviária, a Rua Coronel Helder Ribeiro, que agora tem redutores de velocidade.

Está interdita a circulação de veículos motorizados.

Piso e sinalização: O Percurso entre o Paredão da Praia de Leça e a Praia da Boa Nova, é feito num pavimento tipo saibro com betuminoso. Os Percursos seguintes, em direcção a Norte, são em pavimento rolante, betuminoso.

Não existe qualquer tipo de sinalização de Ciclovia, no entanto, apresenta a típica sinalética dos Caminhos de Santiago, tanto a seta como a vieira. Pode ser percorrida nos dois sentidos.

O Percurso Sul, disponibiliza vários Parqueadores de Bicicletas.

Declive: A Ciclovia percorre a marginal atlântica, pelo que se mantém, praticamente em todo o seu comprimento, sempre ao mesmo nível.

Existe apenas um ligeiro declive, suavizado pela sua extensão, entre a Praia da Boa Nova e a Praia do Aterro.

Grau de Dificuldade: Sem qualquer dificuldade.

Entidade responsável: Câmara Municipal de Matosinhos
Inauguração: O projecto e remodelação da Marginal de Leça da Palmeira ocorreu em diversas fases, pelo que, a abertura desses Percursos ao público, aconteceu entre os anos de 2006 e de 2013.

O último espaço a sofrer a valorização da orla costeira, foi concluído no dia 30 de Novembro de 2013.

Anotações: No seu ponto de início, a Sul, dá continuidade às Ciclovias de Entre Quintas.

Poucos metros depois do seu ponto de términus, a Norte, começam as Ciclovias da Orla Costeira.

Ampliação da Ciclovia: A Câmara Municipal de Matosinhos pretende, a breve prazo, unir os dois Percursos na zona da ETAR. Ao mesmo tempo, a ligação às Ciclovias da Orla Costeira, que iniciam ligo a seguir, também deve acontecer num futuro próximo.
 
Utilização/Use
Ciclovia partilhada/Carril bici compartido/Shared cycle path Trânsito proibido a automóveis e motociclos/Tráfico prohibido para coches y motos/Traffic prohibited for cars and motorcycles
 
Fotogaleria/Slideshow
Ciclovias da Marginal de Leça da Palmeira
 
Google Earth #
 
Coordenadas GPS #
 
Google Maps
 
Textos & Imagens
Se necessita de algum texto, imagem e/ou ficheiro, por favor, contacte-nos.
 
Multimédia/Multimedia
Video
 
O Tempo/Weather
Esta página web, foi actualizada pela última vez, em: 25.Outubro.2023
VOLTAR Esta página já foi visitada vezes, desde 24.Outubro.2023