Todas as Ciclovias ❯ Ciclovias de Matosinhos ❯ Ciclovias da Orla Costeira de Matosinhos
Caminhos de Santiago
Caminho Português da Costa
Eurovelo 1
Porto (Gaia)/Vila do Conde
Ciclovias da Orla Costeira de Matosinhos
Ciclovias da Orla Costeira de Matosinhos
4,976 km
Ciclovia:

Ciclovias da Orla Costeira de Matosinhos

Ciclovias de Matosinhos

Camino de Santiago:

Caminho Português da Costa

EuroVelo 1: Porto (Gaia)/Vila do Conde
Secção 27 - Porto e Norte
Início/Fim: A Ciclovia começa em Perafita - Lugar da Aldeia Nova, na Rua de Almeiriga Norte, cruzamento com a Rua José Vilaça (Rua das Salinas).

Começa na zona do Rochedo, no Cabo do Mundo, no sentido Poente da Rua de Almeiriga Norte, poucos metros depois do términus das Ciclovias da Marginal de Leça da Palmeira.

GPS: 41.22016, -8.71293

Fim/Início: Termina em Angeiras - Lavra, na Avenida da Praia de Angeiras.

A Ciclovia termina depois de se cruzar com a Ciclovia do Nó de Lavra, em frente aos Tanques Romanos para Salga de Peixe, na Praia de Angeiras Sul.

GPS: 41.26099, -8.72441

Extensão: 4.976 metros.
Utilização principal: Lazer/Diária
Caracterização do Percurso: Trata-se aqui de um conjunto de Percursos, interligados, que percorrem a marginal atlântica Matosinhense, entre a Freguesia de Leça da Palmeira e o Concelho vizinho de Vila do Conde.

Desde o Cabo do Mundo até Angeiras, atravessa Perafita e Lavra, Freguesias do litoral Norte de Matosinhos.

As Ciclovias, sempre paralelas e próximas do mar, desenvolvem-se entre as praias e a estrada costeira, atravessando, por vezes, a zona dunar.

Na maior parte da sua extensão, em mais de 4 quilómetros dos quase 5 totais, progride em canal dedicado, sobrando poucas centenas de metros em três pequenos Percursos partilhados com os peões.

Na zona da Praia do Marreco, sensivelmente no centro do trajecto, ainda não existe Ciclovia, sendo a ligação feita pela artéria rodoviária.

Pontos de Interesse: A Ciclovia começa na intercepção da Rua de Almeiriga Norte com a Rua José Vilaça, também, conhecida como Rua das Salinas, pois no início do Século XX, existiu nesta praia uma exploração industrial de sal marinho, que abastecia a indústria de salmouras de Matosinhos.

Estas Ciclovias fazem a ligação directa e privilegiada à maioria das Praias da Orla Marítima Norte de Matosinhos, nomeadamente, Praias do Cabo do Mundo, Paraíso, Memória, Marreco, Quebrada, Agudela, Pedras do Corgo, Pedras Brancas, Funtão e Angeiras Sul.

Passa ainda em frente ao Kartódromo do Cabo do Mundo, das instalações da ALADI - Lavra e, próximo das instalações da União Desportiva Lavrense.

Depois do Cabo do Mundo, passa junto ao Parque de Dunas da Praia da Memória, onde se encontra o Obelisco da Memória, assinalando o local de desembarque do "Exército Libertador", uma esquadra comandada por D. Pedro IV, com um exército de 7500 homens, que desembarca nesta praia, em Julho de 1832, com o objectivo de pôr-instaurar no país um regime moderno e liberal.

A Ciclovia termina junto aos Tanques Romanos da Praia de Angeiras, importante estação arqueológica, de época romana do Norte de Portugal. Estes tanques destinavam-se à salga de peixe ou à produção de outros tipos de conserva de peixe.

Toda a Ciclovia é acompanhada pelos passadiços de madeira, que percorrem as dunas.

Envolvência: Temos aqui um conjunto de Percursos de carácter urbano, mas que se desenvolvem, integralmente, na linha de praias, servindo de limite Nascente à zona dunar de Matosinhos Norte.
Utilização: Na maior parte da sua extensão é uma Ciclovia dedicada em canal segregado, embora os Percursos mais pequenos (12%) sejam partilhados com os peões. É ainda permitida a circulação de patins, skates e trotinetes.

Está interdita a circulação de veículos motorizados.

Piso e sinalização: O pavimento é quase todo ele em betuminoso, rolante, pintado de cor vermelha. O Percurso da Praia das Pedras Brancas, é em betuminoso colorido branco. Apenas, alguns cruzamentos são em paralelepípedos.

Apresenta sinalização vertical normalizada de Ciclovia. A identificação horizontal faz-se com pictogramas de Bicicleta e setas direccionais, em ambos os sentidos, acrescentando sinalização normalizada de perigo e advertência.

Em toda a sua extensão, existem diversos Parqueadores de Bicicletas, regra geral nos acessos às Praias.

Declive: Praticamente plana e sem declives acentuados, contendo apenas um pequeno Percurso com ligeira inclinação, junto à Praia do Facho, em frente à Ciclovia de Montedouro.

Grau de Dificuldade: Média/Baixa, considerando a sua extensão.

Entidade responsável: Câmara Municipal de Matosinhos
Inauguração: O Percurso Sul - da Rua de Almeiriga Norte, e o mais antigo, entre a Praia do Cabo do Mundo e a Praia do Paraíso, entrou em funcionamento em Agosto de 2010.

Em 20 de Agosto de 2013 foi inaugurado o Percurso entre as Praias do Paraíso e das Pedras do Corgo.

O restante, a Norte, desde a Praia das Pedras do Corgo até à Praia de Angeiras Sul, foi concluído em 29 de Novembro de 2013.

Anotações: No seu ponto de início, a Sul, dá continuidade às Ciclovias da Marginal de Leça da Palmeira.

Na zona da Memória, em frente à Praia do Facho, faz a ligação directa à Ciclovia de Montedouro.

No ponto final, a Norte, faz a ligação às Ciclovias do Nó de Lavra.

Ampliação da Ciclovia: A Câmara Municipal de Matosinhos pretende, a breve prazo, unir esta Ciclovia às Ciclovias da Marginal de Leça da Palmeira, na zona da Aldeia Nova, numa extensão de cerca de 175 metros.

Num futuro próximo, será a vez da ligação a Norte, entre Angeiras Sul e o Concelho vizinho de Vila do Conde, através do Rio Onda.

 
Utilização/Use
Ciclovia segregada/Carril bici segregado/Segregated cycle path Ciclovia partilhada/Carril bici compartido/Shared cycle path Trânsito proibido a automóveis e motociclos/Tráfico prohibido para coches y motos/Traffic prohibited for cars and motorcycles
 
Fotogaleria/Slideshow
Ciclovias da Orla Costeira de Matosinhos
 
Google Earth #
 
Coordenadas GPS #
 
Google Maps
 
Textos & Imagens
Se necessita de algum texto, imagem e/ou ficheiro, por favor, contacte-nos.
 
O Tempo/Weather
 
O Tempo/Weather
Publicidade/Advertising
Esta página web, foi actualizada pela última vez, em: 29.Outubro.2023