Ciclovia:

Ecovia Urbana de Guimarães

Caldelas, Barco, Silvares, Candoso, Creixomil, Urgezes, Guimarães, Costa, Azurém e Mesão Frio

Ciclovias de Guimarães
Localização:/Fim:
A Ecovia localiza-se, maioritariamente, no centro urbano do Concelho de Guimarães. Excepção feita à Ciclovia do AvePark, que se localiza a poucos quilómetros da cidade Vimaranense.

O ponto de referência GPS, situa-se no início da Ciclovia da Rua Dona Constança de Noronha, no Largo Condessa da Mumadona Dias, junto ao Paço dos Duques de Bragança.

GPS: 41.44531, -8.29049

Extensão:
17.565 metros.
Utilização principal:
Dia a dia / Lazer.
Caracterização do Percurso:
A Ecovia de Guimarães caracteriza-se por um conjunto de Percursos cicláveis, de tipologia variada, adaptados ao espaço por onde fluem e, que ligam a Veiga de Creixomil, a Poente, à Ecopista de Guimarães, a Nascente.

A Ecovia tanto percorre estradas nacionais como caminhos rurais; atravessa parques e jardins, ou o centro urbano e o Centro Histórico da cidade de Guimarães.

De destacar que o traçado urbano da antiga Linha Guimarães – Fafe, entre a Estação CP de Guimarães e o Lugar da Devesa, Freguesia de Mesão Frio, foi recuperado na maior parte da sua extensão original, requalificado e transformado numa via ciclopedonal de ampliação da Ecopista de Guimarães até ao centro da cidade.

Pontos de Interesse:
Nos seus mais de 17 quilómetros de extensão, a Ecovia de Guimarães passa por diversos equipamentos de lazer, comércio, serviços e outros.

Em particular, a Ecovia começa na Veiga de Creixomil e, atravessa equipamentos públicos, como o Caminho Real, o Parque da Cidade Desportiva, as Hortas Pedagógicas, o Pavilhão Multiusos, o Paço dos Duques de Bragança, a Estação Ferroviária de Guimarães, o Teleférico, o Parque da Cidade, zonas escolares, a Universidade do Minho (Campus de Azurém), ou o Avepark - Parque de Ciência e Tecnologia.

A Nascente, a Ecovia Urbana liga-se à Pista de Cicloturismo Guimarães – Fafe.

Envolvência:
Porque se trata de um enorme conjunto de vias cicláveis distribuídas por quase todo o Concelho, não se pode atribuir um único meio ambiente. No entanto, a maioria dos Percursos desenvolvem-se no centro urbano de Guimarães.
Utilização:
A Ecovia de Guimarães recorre a vários tipos de perfil, segregados ou partilhados com os peões, unidirecionais ou bidirecionais. Mas, quase 70% dos Percursos são utilizados nos dois sentidos e ao mesmo tempo que os peões.
Pavimento, sinalização e prevenção:
O pavimento utilizado em quase todos os Percursos de Ciclovias, é o betuminoso. Nos Percursos de Ecovias, que representam apenas 26% da totalidade da extensão, a infraestrutura recorre ao saibro compactado. O Percurso de Ciclovia da Rua Dona Constança de Noronha, assenta em lajes de granito. A Ecovia do Hotel – Escola, de acesso ao Parque das Hortas, apresenta um passadiço metálico para vencer o desnível entre as Ciclovias.

Toda a Ecovia Urbana de Guimarães apresenta sinalização vertical, normalizada, de Ciclovia. Excepção feita ao Percurso do Avepark.

A sinalização horizontal acontece em todos os Percursos de Ciclovias com pavimento em betuminoso. Excepção apenas para os Percursos de Ecovias, em que o pavimento não o permite.

Existem, ainda que esporadicamente, alguns Painéis Informativos, específicos da Ecovia Urbana de Guimarães.

Declive:
De um modo geral, todos os Percursos desta Ecovia se desenvolvem em terreno considerado plano (declives entre 0 a 3%), sem declives acentuados. Como a Ecovia atravessa o centro urbano e ao Centro Histórico de Guimarães, existem alguns declives com valores médios superiores a 3%.

Grau de Dificuldade: Dificuldade Média, considerando, apenas, a distância – cerca de 17,5 quilómetros (3/5).

Entidade responsável:
Câmara Municipal de Guimarães
Colaboração:
- Eladio Cortizo
Inauguração:
A Ciclovia de acesso ao Avepark já existe desde finais de 2008.

As Ciclovias do Campus de Azurém, da Universidade do Minho, foram inauguradas no dia 24 de Junho de 2018.

A generalidade dos Percursos da Ecovia de Guimarães viram a sua inauguração oficial, no dia 22 de Setembro de 2018.

O Percurso da Cidade Desportiva, que liga a rotunda do Reboto (São Martinho de Candoso) à rotunda de Mouril (Silvares), abriu ao público no dia 16 de Dezembro de 2020.

A Ecovia do Hotel – Escola, de acesso ao Parque das Hortas, foi inaugurada no dia 25 de Março de 2023.

A Ciclovia da Rua Dona Constança de Noronha foi inaugurada no dia 24 de Julho de 2023.

Anotações:
O Percurso Poente, em Mesão Frio, liga-se à Pista de Cicloturismo Guimarães - Fafe, através da utilização de 800 metros de Ciclofaixas.
Utilização
Ecovia de Guimarães Ecovia Urbana de Guimarães Ecovia de Guimarães Ecovia Urbana de Guimarães
Parqueamento
Ecovia
Ecovia de Guimarães
 12(86)
Fotogaleria
Google Earth #
Coordenadas GPS #
Tipologia
Multimédia
O Tempo⁄Clima
Textos & Imagens
Se necessita de algum texto, imagem e/ou ficheiro, por favor, contacte-nos.
Esta página web, foi actualizada pela última vez, em:
12.Setembro.2025
Classifca esta página...
VOLTAR Esta página já foi visitada vezes, desde 06.Agosto.2020