O ponto de referência GPS, situa-se no início da Ciclovia da Rua Dona Constança de Noronha, no Largo Condessa da Mumadona Dias, junto ao Paço dos Duques de Bragança.
GPS: 41.44531, -8.29049
A Ecovia tanto percorre estradas nacionais como caminhos rurais; atravessa parques e jardins, ou o centro urbano e o Centro Histórico da cidade de Guimarães.
De destacar que o traçado urbano da antiga Linha Guimarães – Fafe, entre a Estação CP de Guimarães e o Lugar da Devesa, Freguesia de Mesão Frio, foi recuperado na maior parte da sua extensão original, requalificado e transformado numa via ciclopedonal de ampliação da Ecopista de Guimarães até ao centro da cidade.
Em particular, a Ecovia começa na Veiga de Creixomil e, atravessa equipamentos públicos, como o Caminho Real, o Parque da Cidade Desportiva, as Hortas Pedagógicas, o Pavilhão Multiusos, o Paço dos Duques de Bragança, a Estação Ferroviária de Guimarães, o Teleférico, o Parque da Cidade, zonas escolares, a Universidade do Minho (Campus de Azurém), ou o Avepark - Parque de Ciência e Tecnologia.
A Nascente, a Ecovia Urbana liga-se à Pista de Cicloturismo Guimarães – Fafe.
Toda a Ecovia Urbana de Guimarães apresenta sinalização vertical, normalizada, de Ciclovia. Excepção feita ao Percurso do Avepark.
A sinalização horizontal acontece em todos os Percursos de Ciclovias com pavimento em betuminoso. Excepção apenas para os Percursos de Ecovias, em que o pavimento não o permite.
Existem, ainda que esporadicamente, alguns Painéis Informativos, específicos da Ecovia Urbana de Guimarães.
Grau de Dificuldade: Dificuldade Média, considerando, apenas, a distância – cerca de 17,5 quilómetros (3/5).
As Ciclovias do Campus de Azurém, da Universidade do Minho, foram inauguradas no dia 24 de Junho de 2018.
A generalidade dos Percursos da Ecovia de Guimarães viram a sua inauguração oficial, no dia 22 de Setembro de 2018.
O Percurso da Cidade Desportiva, que liga a rotunda do Reboto (São Martinho de Candoso) à rotunda de Mouril (Silvares), abriu ao público no dia 16 de Dezembro de 2020.
A Ecovia do Hotel – Escola, de acesso ao Parque das Hortas, foi inaugurada no dia 25 de Março de 2023.
A Ciclovia da Rua Dona Constança de Noronha foi inaugurada no dia 24 de Julho de 2023.

