O ponto de referência/coordenadas GPS, localiza-se na Estação TUBA Bike da Avenida da Liberdade.
GPS: 41.5322, -8.61904
Desenvolve-se em 28 ruas e praças das Freguesias de Barcelos, Arcozelo, Vila Boa e Vila Frescainha (São Martinho).
Esta Rede Urbana de Ciclovias estende-se desde a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, passando pela Avenida da Liberdade/Campo 5 de Outubro, pela Igreja do Terço, pelo Campo da Feira, cruzando com a Avenida D. Nuno Álvares Pereira e, prolongando-se até ao Largo dos Capuchinhos, quarteirão do Centro de Saúde e do Centro Infantil de Barcelos, até à Estação CP de Barcelos, das Linhas do Norte e do Minho.
Nomeadamente, os vários Parques e Jardins urbanos, o Campo da Feira, a Igreja do Senhor Bom Jesus da Cruz, a Torre Medieval de Barcelos, o Tribunal e o Posto de Turismo de Barcelos, a Escola Secundária e o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, as Piscinas Municipais de Barcelos, a Marginal do Rio Cávado, etc.
E, como Barcelos é uma das várias cidades atravessadas pelos Caminhos de Santiago, também aqui, a Ciclovia Urbana serve de corredor de passagem para os muitos Peregrinos que se deslocam de Bicicleta, rumo a Santiago de Compostela, proporcionando condições de segurança a todos.
Em ruas e avenidas com um perfil mais largo, criaram-se condições para a segregação completa das vias cicláveis em cada sentido da artéria rodoviária. Nas ruas de perfil mais estreito, foram criadas condições de segurança para a coexistência entre veículos, ficando claro para o ciclista e para o automobilista onde e como devem circular.
Apresenta sinalização vertical e horizontal, normalizada, de Ciclovia. No pavimento, a sinalética é feita com recurso a pictogramas de Bicicletas e setas direcionais, pintados a branco.
As Ciclovias segregadas do tráfego automóvel, têm separadores físicos, em plástico com refletores.
Grau de Dificuldade: Dificuldade Baixa.