Começa, a escassos metros do ponto de início do Percurso de Valença, da Ecopista do Minho.
GPS: 42.02879, -8.63715
A Ciclovia da Veiga da Urgeira, termina a Norte do Percurso, exatamente onde passa a Ecovia das Veigas do Rio Minho (km 0,387).
GPS: 42.03727, -8.64362
Numa distância de cerca de 1700 metros, a Ciclovia da Veiga da Urgeira permite que os utilizadores da Ecopista, provenientes de Monção, possam aceder às Ecovias das Pesqueiras ou das Veigas, em direcção a Vila Nova de Cerveira, de forma relaxada e segura. O mesmo acontece no sentido inverso, para quem vem de jusante e, chegando a Valença, pretenda continuar a subir o rio em direcção a Monção e Melgaço.
Num traçado perpendicular ao Rio Minho, a Ciclovia da Veiga da Urgeira utiliza diversos caminhos de servidão, rurais, agora partilhados com os modos suaves.
Apesar desta Ciclovia fazer uma ligação directa, entre o rio e a Ecopista do Minho, não é a única solução de acesso à Ecopista, pois a Ecovia das Veigas do Rio Minho, também, termina, sensivelmente, a meio da Ecopista de Valença.
Daqui, segue “encostada” ao lado Nascente, da Linha do Minho, em direcção ao rio internacional. Passa pela Quinta do Prazo, pela Fonte de Sá, atravessa a Veiga da Urgeira - que empresta o nome a esta Ciclovia, para terminar no Cais de Valença, do Rio Minho.
Logo no início, a Ciclovia tem uma derivação para o Centro de Inovação e Logística – Campus da Escola Superior de Ciências Empresariais de Valença.
Já próximo do fim, passa pela Ponte Romana de Arinhos, ou Ponte da Pedrinha, infraestrutura que fazia parte da IV Via Militar Romana ou, XIX do Itinerário Antonino, que partia de Bracara Augusta (Braga) e ligava a Asturica Augusta (Astorga), passando por Tude (Tui).
Como a Ciclovia da Veiga da Urgeira utiliza diversos caminhos rurais de servidão, em alguns troços poderão circular, também, veículos automóveis e agrícolas.
Apresenta sinalização vertical e horizontal, normalizada, de Ciclovia. No pavimento, a sinalética é feita com recurso a pictogramas de Bicicletas e peões, pintados a branco.
Grau de Dificuldade: Sem qualquer dificuldade.
O segmento de acesso à Ecopista de Valença, desde a Avenida Pinto da Mota, foi concluído em 2020.
No seu ponto de términos, no Cais Fluvial de Valença, a Ciclovia liga-se á Ecovia das Veigas do Rio Minho.