Começa muito próximo do Retail Rio Park, a cerca de 500 metros do início da Ecopista de Monção.
GPS: 42.07641, -8.50036
A Ecovia do Rio Minho termina a montante (Nascente), depois de passar pelo antigo Posto da Guarda Fiscal, de Ruivos, Troviscoso.
GPS: 42.07165, -8.42932
Por enquanto, a Ecovia termina o seu traçado na Zona Fluvial do Landre, na Freguesia de Bela, restando-se a poucos quilómetros dos limites do Concelho, aguardando a conclusão das obras até Melgaço.
A Ecovia do Rio Minho começa a jusante, a cerca de 500 metros da Ecopista do Minho, e sobe o rio, passando pelo Parque da Lodeira, pelos Passadiços da Fortaleza de Monção, pelo Parque das Caldas, pelo Posto Aquícola de Troviscoso e, pelo antigo Posto da Guarda Fiscal, de Ruivos, para terminar, temporariamente, na Zona Fluvial do Landre, na Freguesia de Bela.
Segue entre o rio e os Passadiços da Fortaleza, os Passadiços “A Galiza mail’o Minho”, ligando o Parque da Lodeira ao Parque das Caldas. Atravessado este último espaço verde ribeirinho, que disponibiliza diversas valências de desporto e lazer, a Ecovia continua a subir o rio até ao Posto Aquícola.
Do Posto Aquícola, já na Freguesia de Troviscoso, passa pelo Parque de Merendas e, continua até à Zona Fluvial do Landre, na Freguesia de Bela, depois de passar pelo antigo Posto da Guarda Fiscal - Posto do Piscoto.
Esta Ecovia do Rio Minho, no Concelho de Monção, é utilizada pelo Caminho Minhoto Ribeiro, dos Caminhos de Santiago, um itinerário peregrino que liga a Sé de Braga à Catedral de Santiago de Compostela.
Ao longo da Ecovia, bidirecional, existem Painéis Informativos sobre a fauna e flora envolvente.
Grau de Dificuldade: De dificuldade baixa, considerando apenas a sua extensão total, pouco mais de 7 quilómetros. (2/5).
A extensão da Ecovia até ao Centro Histórico de Monção, através da Porta de Salvaterra, foi inaugurada no dia 21 de Novembro de 2013.
Em 6 de Junho de 2015, foi inaugurada a 3ª Fase da Ecovia do Rio Minho, que consistiu na requalificação do espaço do Parque da Lodeira.
Em Agosto de 2020, ficou concluído o Percurso de Ecovia entre o Parque das Caldas e o Posto Aquícola.
No ano de 2022, a união entre o Parque da Lodeira, a jusante, e o Parque das Caldas, a montante, foi inaugurada no dia 3 de Junho, enquanto que, a ligação do Posto Aquícola ao antigo Posto da Guarda Fiscal, em Troviscoso, teve a sua inauguração no dia 22 de Julho.
Finalmente, no dia 29 de Setembro de 2023, ficou concluída e foi inaugurada a última Fase da Ecovia do Rio Minho, até à Zona Fluvial de Landre, na Freguesia de Bela.