Caminhos de Santiago Caminho Minhoto Ribeiro
Grande Ecovia Ribeirinha do Rio Minho
Monção
Ecovia:

Ecovia do Rio Minho

Grande Ecovia Ribeirinha do Rio Minho

Cortes, Monção, Troviscoso e Bela

Ciclovias de Monção
Início/Fim:
A Ecovia começa a jusante (Poente), na Ecopista de Monção, no Monte da Mina, Lugar da Lodeira, da Freguesia de Mazedo e Cortes.

Começa muito próximo do Retail Rio Park, a cerca de 500 metros do início da Ecopista de Monção.

GPS: 42.07641, -8.50036

Fim/Início:
Termina na Zona Fluvial do Landre, da Freguesia de Bela.

A Ecovia do Rio Minho termina a montante (Nascente), depois de passar pelo antigo Posto da Guarda Fiscal, de Ruivos, Troviscoso.

GPS: 42.07165, -8.42932

Caminho de Santiago:

Caminho Minhoto Ribeiro

Extensão:
7.315 metros.
Utilização principal:
Lazer.
Caracterização do Percurso:
O que começou por ser, apenas, uma ligação da Ecopista do Minho ao Centro Histórico de Monção, passou a ser a Ecovia do Rio Minho que liga a Ecopista à Vila, mas também ao Concelho vizinho de Melgaço, a montante do centro histórico.

Por enquanto, a Ecovia termina o seu traçado na Zona Fluvial do Landre, na Freguesia de Bela, restando-se a poucos quilómetros dos limites do Concelho, aguardando a conclusão das obras até Melgaço.

A Ecovia do Rio Minho começa a jusante, a cerca de 500 metros da Ecopista do Minho, e sobe o rio, passando pelo Parque da Lodeira, pelos Passadiços da Fortaleza de Monção, pelo Parque das Caldas, pelo Posto Aquícola de Troviscoso e, pelo antigo Posto da Guarda Fiscal, de Ruivos, para terminar, temporariamente, na Zona Fluvial do Landre, na Freguesia de Bela.

Pontos de Interesse:
A Ecovia começa na Ecopista do Minho. Segue pelo Parque da Lodeira, lugar do antigo cais de atravessamento do Rio Minho, o cais do “transbordador”, entre Monção e Salvaterra do Minho. Foram, ainda, recuperados os antigos postos alfandegários da Guarda Fiscal e da PIDE, que servem agora para abrigar actividades culturais e de lazer.

Segue entre o rio e os Passadiços da Fortaleza, os Passadiços “A Galiza mail’o Minho”, ligando o Parque da Lodeira ao Parque das Caldas. Atravessado este último espaço verde ribeirinho, que disponibiliza diversas valências de desporto e lazer, a Ecovia continua a subir o rio até ao Posto Aquícola.

Do Posto Aquícola, já na Freguesia de Troviscoso, passa pelo Parque de Merendas e, continua até à Zona Fluvial do Landre, na Freguesia de Bela, depois de passar pelo antigo Posto da Guarda Fiscal - Posto do Piscoto.

Esta Ecovia do Rio Minho, no Concelho de Monção, é utilizada pelo Caminho Minhoto Ribeiro, dos Caminhos de Santiago, um itinerário peregrino que liga a Sé de Braga à Catedral de Santiago de Compostela.

Envolvência:
A Ecovia desenvolve-se ao longo da margem do Rio Minho, por antigos caminhos e carreiros da beira rio, agora pavimentados ou em passadiços de madeira.
Utilização:
A Ecovia pode ser utilizada por todo o tipo de utilizadores, a pé, de Bicicleta, a cavalo, de trotinete, em patins. Quase tudo, excepto veículos motorizados.
Pavimento e sinalização:
O pavimento é rolante, em betão poroso com pontes em madeira. O atravessamento do Parque das Caldas é realizado sobre passadiços de madeira.

Ao longo da Ecovia, bidirecional, existem Painéis Informativos sobre a fauna e flora envolvente.

Declive:
Todo o Percurso da Ecovia que se desenvolve na margem do Rio Minho é, praticamente, plano. Existe um ligeiro declive de acesso à Ecopista do Minho e, outro, na passagem da Pedra Furada, entre a Pesqueira do Torres e o Baluarte da Fortaleza de Monção.

Grau de Dificuldade: De dificuldade baixa, considerando apenas a sua extensão total, pouco mais de 7 quilómetros. (2/5).

Entidade responsável:
Câmara Municipal de Monção
Inauguração:
A Ecovia do Rio Minho tem sido construída em diversas fases, sendo que o primeiro Percurso entre a Ecopista do Minho e o Parque da Lodeira, foi inaugurado no dia 12 de Março de 2012.

A extensão da Ecovia até ao Centro Histórico de Monção, através da Porta de Salvaterra, foi inaugurada no dia 21 de Novembro de 2013.

Em 6 de Junho de 2015, foi inaugurada a 3ª Fase da Ecovia do Rio Minho, que consistiu na requalificação do espaço do Parque da Lodeira.

Em Agosto de 2020, ficou concluído o Percurso de Ecovia entre o Parque das Caldas e o Posto Aquícola.

No ano de 2022, a união entre o Parque da Lodeira, a jusante, e o Parque das Caldas, a montante, foi inaugurada no dia 3 de Junho, enquanto que, a ligação do Posto Aquícola ao antigo Posto da Guarda Fiscal, em Troviscoso, teve a sua inauguração no dia 22 de Julho.

Finalmente, no dia 29 de Setembro de 2023, ficou concluída e foi inaugurada a última Fase da Ecovia do Rio Minho, até à Zona Fluvial de Landre, na Freguesia de Bela.

Ampliação da Ecovia:
O Município de Monção pretende, num futuro próximo, ligar a Ecovia ao Concelho vizinho de Melgaço e, para que a ligação fique completa, falta ainda mais uma fase, a qual proporcionará uma ligação pedonal ao Concelho Galego de As Neves.
Utilização
Ecovia do Rio Minho Ecovia do Rio Minho Ecovia do Rio Minho Ecovia do Rio Minho
Fotogaleria 1
Fotogaleria 2
Google Earth #
Coordenadas GPS #
Multimédia
Multimédia
O Tempo⁄Clima
Textos & Imagens
Se necessita de algum texto, imagem e/ou ficheiro, por favor, contacte-nos.
Publicidade
Esta página web, foi actualizada pela última vez, em:
18.Março.2025
Classifca esta página...
VOLTAR Esta página já foi visitada vezes, desde 26.Setembro.2012