> Todas as Ciclovias / Ciclovias do BARREIRO / Ciclovias da Avenida do Parque da Cidade
0,806km
Ciclovia:

Ciclovias da Avenida do Parque da Cidade

Início/Fim: A Ciclovia começa na Rua Blanqui Teixeira, junto à entrada Nordeste do Parque da Cidade - a Porta Gateiras.

GPS: 38° 38' 58.42" N,  9° 3' 22.25" W

Fim/Início: A Ciclovia da Avenida do Parque da Cidade, termina no sentido Nascente da Rua Jornal Heraldo, cruzamento com a Rua Duarte Pacheco Pereira.

Termina, pouco depois do Centro de Saúde da Quinta da Lomba – USF de Santo André.

GPS: 38° 38' 36.68" N,  9° 3' 10.73" W

Extensão: 806 metros.
Caracterização do Percurso: As Ciclovias da Avenida do Parque da Cidade, são constituídas por 2 Percursos. Um, o mais antigo (2005), percorre a fachada Nascente do Parque da Cidade e que, originalmente, se chamava Ciclovia das Quintas do Machinho e da Lomba. O outro, e mais recente (2021), percorre a Rua Jornal Heraldo, no prolongamento directo do Percurso anterior.

Funcionalmente, as Ciclovias da Avenida do Parque da Cidade, fazem a ligação entre os aglomerados urbanos da Quinta do Machinho (Casquilhos) - a Norte, e da Quinta da Lomba - a Sul, e respectivas valências de lazer, serviços e comércio.

Pontos de Interesse: O primeiro Percurso desta Ciclovia desenvolve-se paralelo ao topo (Nascente) do Parque da Cidade, proporcionando excelentes vistas panorâmicas sobre esta área verde, no centro da cidade do Barreiro. Desfrute de todas as valências oferecidas por este espaço privilegiado para o lazer e a prática de desportos, individuais e colectivos, nomeadamente, a Ciclovia do Parque da Cidade.

As Ciclovias da Avenida do Parque da Cidade, unem 3 estabelecimentos de ensino público, passando à porta do Centro de Saúde da Quinta da Lomba - USF de Santo André. Pelo caminho, ficam muitos outros estabelecimentos de comércio local e serviços, nomeadamente o Hospital Veterinário.

Envolvência: A Ciclovia percorre o topo do Parque da Cidade, enquanto liga duas zonas residências, a Quinta do Machinho (Casquilhos) e a Quinta da Lomba, no centro urbano do Concelho do Barreiro.
Utilização: Como se trata de uma Ciclovia dedicada à circulação de Bicicletas, também pode ser usada por outros modos suaves.

As Ciclovias da Avenida do Parque da Cidade, desenvolvem-se em canal segregado bidireccional. O Percurso do Parque da Cidade encontra-se ao nível do passeio pedonal, sendo a barreira entre este e a artéria rodoviária. O Percurso do Jornal Heraldo, situa-se ao nível da rua, sendo também, a separação física do passeio pedonal.

Interdita a circulação de veículos motorizados.

Pavimento e sinalização: Os dois Percursos são em material betuminoso, pintado de verde, com uma largura entre os 2,2 e os 2,5 metros. Ambos apresentam sinalização horizontal, que consiste na pintura no solo de pictogramas de velocípedes e, marcas longitudinais que separam os sentidos de trânsito.

O Percurso da Avenida do Parque, também tem sinalização vertical, normalizada de Ciclovia.

O Percurso da Rua Jornal Heraldo, utiliza uma separação física da faixa de rodagem, mediante balizas flexíveis - pilaretes reflectores.

Declive: As Ciclovias da Avenida do Parque da Cidade desenvolvem-se em terreno considerado plano (declives entre 0 a 3%), apenas com um ligeiro declive no início, para passar da entrada do Parque para a Avenida.

Grau de Dificuldade: Sem qualquer dificuldade.

Entidade responsável: Câmara Municipal do Barreiro
Colaboração: Filipe Oliveira
André Barragon
Inauguração: O Percurso primitivo - a Ciclovia das Quintas do Machinho e da Lomba, foi inaugurado no dia 8 de Agosto de 2005, aquando da inauguração oficial da Avenida do Parque da Cidade, que liga as Freguesias de Santo André e Alto de Seixalinho, e a primeira das Ciclovias do Concelho.

Mais recentemente, no segundo semestre de 2021, a Ciclovia foi requalificada e prolongada pela Rua Jornal Heraldo.

Notas: As Ciclovias da Avenida do Parque da Cidade ligam-se, em direcção a Poente, às Ciclovias do Parque da Cidade do Barreiro, que por sua vez, se ligam à Ciclovia da Rua Ferreira de Castro e, consequentemente, às Ciclovias da Avenida da Liberdade, proporcionando um acesso suave ao Parque Recreativo da Cidade - Polis, à marginal ribeirinha do Coina e ao Terminal Intermodal do Barreiro.
 
Utilização/Use
Bicicleta/Bicycle Ciclovias da Avenida do Parque da Cidade
 
Fotogaleria/Slideshow
Ciclovias da Rua Jornal Heraldo
 
Google Earth #
 
Coordenadas GPS #
 
Google Maps
 
Textos & Imagens
Se necessita de algum texto, imagem e/ou ficheiro, por favor, contacte-nos.
Publicidade/Advertising
Esta página web, foi actualizada pela última vez, em: 13.Setembro.2022