Ciclovia:

Ciclovia Verde

Nossa Senhora de Fátima e São João Batista

Ciclovias do Entroncamento
Início/Fim:
A Ciclovia Verde começa na Avenida do Tejo, em frente à Escola Básica António Gedeão.

Começa a Sudoeste do Percurso, na Freguesia de São João Baptista.

GPS: 39.45586, -8.47042

Fim/Início:
Termina já no Bonito, na Rua da Barroca, poucos metros depois da empresa Soladrilho.

A Ciclovia Verde termina a Norte do Percurso, na Freguesia de Nossa Senhora de Fátima.

GPS: 39.48366, -8.47125

Extensão:
3.626 metros.
Utilização principal:
Dia a dia.
Caracterização do Percurso:
Esta Ciclovia resulta de um antigo projecto da Autarquia Entroncamentense, para a criação de um Percurso que atravesse toda a cidade, de Norte a Sul. O primeiro Percurso foi inaugurado em Junho de 2009, com uma pequena Ciclovia na envolvente da Igreja de Nossa Senhora de Fátima.

Actualmente, a Ciclovia Verde começa na zona Sul do Concelho, percorre a Freguesia de São João Baptista em direcção a Norte, até à Estação CP do Entroncamento. Do outro lado da Linha do Norte, já na Freguesia de Nossa Senhora de Fátima, a Ciclovia prolonga-se até aos limites do Concelho, próximo do Parque Urbano do Bonito.

A Ciclovia Verde atravessa todo o Concelho, longitudinalmente, sendo que a maior parte da sua extensão, coincide com o traçado da Ribeira de Santa Catarina. Aliás, em alguns troços, percorre, mesmo, a laje que cobre a Ribeira.

Pontos de Interesse:
A Ciclovia Verde facilita a ligação entre os vários Estabelecimentos de Ensino da cidade, bem como outros serviços públicos, nomeadamente, as Finanças, o Tribunal, o Centro de Saúde e, o Mercado Diário, entre outros locais de lazer, desporto, comércio e serviços.

A Ciclovia passa entre o Jardim da Locomotiva e o Centro de Saúde, muito próximo do Museu Ferroviário. Até ao fim, atravessa a Igreja de Nossa Senhora de Fátima e, passa ainda por mais estabelecimentos de saúde e diversas zonas comerciais, bem como pela Escola Básica do Bonito.

Pelo caminho passa por quatro Estações BUE, nomeadamente, a da Praça Salgueiro Maia e a do Centro de Saúde, vários Parqueadores para Bicicletas, pontos de água, zonas de descanso, etc.

A Cidade Ferroviária do Entroncamento é um excelente ponto de interesse por causa, entre outros, do Museu Nacional Ferroviário, com a Rotunda das Locomotivas e o acervo patrimonial ferroviário, com destaque para o material circulante e todo um conjunto de equipamentos que o complementam e que caracterizam este meio de transporte em Portugal.

Envolvência:
Trata-se de uma Ciclovia estritamente de cariz urbano, que atravessa a zona residencial e de serviços da cidade do Entroncamento.
Utilização:
Praticamente, toda a extensão da Ciclovia é partilhada entre as Bicicletas e os peões. Apenas, um pequeno Percurso, na Rua João das Regras, é de utilização exclusiva para as Bicicletas.

Ciclovia bidireccional, interdita à circulação de veículos automóveis e motociclos.

Pavimento e sinalização:
O pavimento utilizado em quase toda a Ciclovia é o betuminoso, pigmentado de verde, com marcações a branco. No primeiro Percurso, mais a Sul, na Rua Antero de Quental, a Ciclovia desenvolve-se na plataforma do passeio pedonal, pelo que a pavimentação destes 200 metros, é em lajedo.

Apresenta sinalização vertical e horizontal, normalizada, de Ciclovia. No pavimento, a sinalética é feita com recurso aos pictogramas de Bicicletas e peões, pintados a branco. Acresce uma linha central tracejada, a branco, para uma circulação nos dois sentidos.

Declive:
Uma das principais características do Concelho do Entroncamento é a sua orografia, que se carateriza por uma paisagem essencialmente plana, pouco acidentada e de baixo-relevo. Por tudo isto, a Ciclovia Verde, não apresenta declives, exceptuando a passagem inferior sob a Linha do Norte.

Grau de Dificuldade: Dificuldade Baixa (1/5).

Entidade responsável:
Câmara Municipal de Entroncamento
Colaboração:
- A. Miranda
Inauguração:
Os Percursos mais antigos, na envolvente da Igreja de Nossa Senhora de Fátima e, em frente à Soladrilho, foram inaugurados em Junho de 2009.

No dia 25 de Outubro de 2015, o Município inaugurou a Ciclovia Verde, que ligava o Centro de Saúde à Quinta do Bonito, na Freguesia de Nossa Senhora de Fátima – a Norte da Linha ferroviária.

No primeiro Semestre de 2018, foi a vez dos Percursos a Sul da Linha ferroviária, na Freguesia de São João Baptista.

Anotações:
A Norte da Linha ferroviária, a Ciclovia Verde cruza-se com a Ciclovia do Bairro Frederico Ulrich e com a Ciclovia dos Ferroviários.
Utilização
São João Baptista Ciclovia Verde Ribeira de Santa Catarina Nossa Senhora de Fátima
Parqueadores
Ecovia
Ciclovia Verde
 3(20)
Fotogaleria
Google Earth #
Coordenadas GPS #
O Tempo⁄Clima
Textos & Imagens
Se necessita de algum texto, imagem e/ou ficheiro, por favor, contacte-nos.
Publicidade
Esta página web, foi actualizada pela última vez, em:
25.Fevereiro.2025
Classifca esta página...
VOLTAR Esta página já foi visitada vezes, desde 31.Outubro.2013