Ciclovia:

Ecovia da Guarda

Maçainhas e Guarda

Ciclovias da GUARDA
Início/Fim:
A Ciclovia começa na Avenida Dr. Francisco Sá Carneiro, mesmo ao lado do viaduto da ViCEG, sobre esta avenida.

Começa a Poente, entre o início da VICEG e a Rotunda dos (Quartel) Bombeiros Voluntários da Guarda.

GPS: 40.53597, -7.28792

Fim/Início:
Termina na Rua da Veiga, à entrada da Estação dos Comboios da Guarda, das Linhas da Beira Alta e da Beira Baixa.

A Ecovia da Guarda termina a Nascente, em frente à Estação da CP, depois de atravessar o Parque Urbano do Rio Diz.

GPS: 40.55228, -7.24007

Extensão:
8.740 metros.
Utilização principal:
Dia a dia.
Caracterização do Percurso:
Esta Ciclovia surge do projecto piloto Municipal, Ciclovias da Guarda - “Incremento dos Modos Suaves no Acesso ao Parque Industrial da Guarda”.

Faz a ligação entre a zona Ocidental da cidade, junto ao Quartel dos Bombeiros Voluntários da Guarda e, a zona Oriental, caracterizada pelo Parque Urbano do Rio Diz e a Estação CP da Guarda.

Percorre, praticamente, toda a VICEG - Via de Cintura Externa da Guarda, ora pelo sentido Norte/Nascente, ora pelo sentido Sul/Poente, com mudanças de sentido de nível e subterrâneos.

Pelo caminho atravessa o Parque Industrial da Guarda e toda a zona urbana de serviços públicos de Saúde, Educação e Proteção Civil.

Pontos de Interesse:
Os Pontos de Interesse nesta Ecovia da Guarda são muitos, pois o seu itinerário, para além de acompanhar a VICEG e todas as infraestruturas que serve, ainda atravessa o Parque Urbano do Rio Diz, terminando na Estação CP das Linhas da Beira Alta e da Beira Baixa.

A Ciclovia começa junto ao Quartel dos Bombeiros Voluntários e, atravessa a zona de Proteção Civil da Guarda, onde se localizam o Centro de Meios Aéreos, o Hospital Sousa Martins, a Escola Superior de Saúde e o Estabelecimento Prisional da Guarda.

Passa, ainda, muito próximo das Piscinas Municipais e, dos Parques Industrial e Retail Park - Quinta da Várzea, com todas as suas valências industriais, comerciais e de serviços.

Termina na Estação dos Comboios da Guarda, na margem esquerda do Rio Diz.

Envolvência:
A Ciclovia desenvolve-se, quase sempre, ao longo da VICEG - Via de Cintura Externa da Guarda. Já próximo do seu ponto de términus, na Estação CP da Guarda, atravessa o Parque Urbano do Rio Diz.
Utilização:
Enquanto a Ciclovia segue paralela à VICEG, desenvolve-se num Percurso segregado apenas para modos suaves com rodas, Bicicletas e outros. Ao atravessar o Parque Urbano do Rio Diz, porque utiliza os caminhos pedonais existentes, os peões partilham-nos com as Bicicletas. No restante Percurso, até à Estação da Guarda, a Ciclovia utiliza a artéria rodoviária, partilhada com o trânsito automóvel.

Nos dois primeiros Percursos de Ciclovia, não é permitida a circulação de veículos motorizados.

Piso e sinalização:
A Ecovia da Guarda apresenta sinalização vertical em todas as entradas e saídas (sinal de pedovia, Ciclovia, passagem mista, passagem de peões, passagem de Bicicletas e stop).

Tem, também, sinalização horizontal (identificação das vias de peões, Bicicletas, passadeiras, traço contínuo e descontínuo nas respetivas vias).

O pavimento é em betuminoso, rolante, pintado de azul.

Tem delimitações físicas, nomeadamente “New Jerseys” e dissuasores.

Declive:
Esta Ciclovia tem bastantes declives, devido à sua longa extensão e constantes mudanças de sentido, ora subterrâneas, ora à superfície.

Grau de Dificuldade: O Grau de Dificuldade depende do sentido. Se for dos Bombeiros Voluntários da Guarda até à Estação da CP, é de Grau Fácil. No sentido contrário - Nascente/Poente, é de Grau Difícil, ou Grau Muito Difícil.

Entidade responsável:
Câmara Municipal da Guarda
Colaboração:
- Rui Sousa
Inauguração:
A Ecovia da Guarda foi inaugurada, oficialmente, pela Atleta Olímpica, Rosa Mota, no passado dia 25 de Novembro de 2023.
Utilização
Ecovia da Guarda Ciclovia da Guarda Ciclovias da Guarda Guarda
Fotogaleria
Google Earth #
Coordenadas GPS #
Textos & Imagens
Se necessita de algum texto, imagem e/ou ficheiro, por favor, contacte-nos.
O Tempo⁄Weather
Publicidade
Esta página web, foi actualizada pela última vez, em:
05.Março.2024
Classifca esta página...
VOLTAR Esta página já foi visitada vezes, desde 05.Março.2024