2,900km
Ciclovia:

Ciclovias do Parque da Cidade de Silves

Localização: Este conjunto de Ciclovias faz parte do Parque da Cidade de Silves, que se localiza na margem direita do Rio Arade, a Sul da cidade.

GPS: 37.185965, -8.440277

Extensão: 2.900 metros.
Caracterização do Percurso: Uma das obras resultante da intervenção do Programa Polis Silves, consistiu na construção do Parque da Cidade, em 2009, situado na zona ribeirinha, e que acompanha a margem direita do Rio Arade.

Esta infraestrutura urbana conta com diversas valências de lazer e desporto, nomeadamente um conjunto de Ciclovias que envolvem todo o Parque, numa extensão de quase três quilómetros.

Pontos de Interesse: Ao longo da sua extensão é possível encontrar diversos equipamentos desportivos e de lazer, de uso público, como o Complexo das Piscinas Municipais, a Arena Desportiva, o Parque de Street Workout, o Skate Parque, um Parque Geriátrico, um Parque Infantil, bem como diversas zonas verdes de relva e árvores de diferentes espécies, que permitem grandes áreas de sombra. Ainda dentro do Parque, existe uma Área de Serviço e Parqueamento de Autocaravanas.

O edifício da FISSUL – Pavilhão de Feiras e Exposições de Silves, infraestrutura polivalente, também escolheu, como morada permanente, a zona Poente do Parque da Cidade.

Na envolvente do Parque, encontra a Ponte Medieval; o centro histórico de Silves, com o Castelo, as Muralhas e o Museu de Arqueologia, a Praça Al-Muthamid e muitos outros monumentos de elevado interesse.

Envolvência: O Rio Arade banha a vertente Sul do Parque da Cidade, enquanto a cidade de Silves envolve o restante perímetro.
Utilização: As Ciclovias, partilhadas, constituem os corredores do Parque da Cidade de Silves, pelo que podem ser utilizadas para a prática de caminhada, corrida, assim como de Bicicleta, patins, skate e trotinete.
Piso e sinalização: O pavimento utilizado, é o betuminoso, rolante, pigmentado de vermelho. Recentemente, foi efectuada uma repintura de todo o piso das Ciclovias, mantendo a sua pigmentação vermelha.
Declive: Como o Parque da Cidade de Silves se situa numa das margens do Rio Arade, não existem declives, sendo toda a extensão das suas Ciclovias, totalmente plana.

Grau de Dificuldade: Sem qualquer dificuldade.

Entidade responsável: Câmara Municipal de Silves
Inauguração: As Ciclovias do Parque da Cidade de Silves estão em funcionamento desde 2008.

A inauguração oficial, ocorreu no dia 18 de Agosto de 2009.

 
Utilização/Use
Peão/Peatonal/Pedestrian Bicicleta/Bicycle Interdito a Veículos Motorizados/Prohibido para Vehículos Motorizados/Prohibited for Motorized Vehicles
 
Fotogaleria/Slideshow
Ciclovias do Parque da Cidade de Silves
 
Google Maps
 
Google Earth #
 
Coordenadas GPS #
Publicidade/Advertising
Página actualizada pela última vez em: 28.Outubro.2021