> Todas as Ciclovias / Ciclovias de FARO
Ciclovias de Faro
Ciclovias de Faro
6,370 km

O Concelho de Faro (Ossónoba) localiza-se no centro da região do Algarve, sendo capital do distrito. É a terra do Aeroporto Internacional de Faro - Aeroporto Gago Coutinho (Algarve), da Ria Formosa e Ilha da Culatra e, da famosa Concentração de Motos de Faro.

Geograficamente, Faro, tem a orla marítima como limite Sul, o que torna o Concelho num dos 12 que são atravessados pela Ecovia do Litoral Algarvio, agora Eurovelo 1 - Rota da Costa Atlântica.

Para além disso, o Concelho de Faro tem já vários quilómetros de Ciclovias, tendo-se estreado na mobilidade suave em Bicicleta, com o primeiro Percurso da Ciclovia Urbana de Faro, na Estrada do Moinho da Palmeira, no ano de 2006. Esta Ciclovia citadina, une a Ecovia do Litoral Algarvio nos dois sentidos, Barlavento e Sotavento.

Durante o ano de 2009, a Câmara Municipal de Faro levou a cabo a construção de Bicicletários - Suportes de Parqueamento de Bicicletas, em cerca de 45 locais da cidade, englobados no projecto de criação de vários Percursos cicláveis na malha urbana da cidade, promovendo, desta forma, a mobilidade suave e o uso da Bicicleta, bem como o reforço da segurança dos ciclistas.

No ano de 2011, foi a vez da Ciclovia do Aeroporto, em 2013 a Ciclovia da Avenida Nelson Mandela e, em 2014, a Ciclovia do Parque Ribeirinho de Faro era inaugurada. Mais tarde, a partir de 2017, começaram a surgir, um pouco por todo o Concelho, diversas Ciclovias e Ecovias que ligam zonas estratégicas e de interesse público, para os munícipes e para o Turismo, uma vez que o Concelho de Faro está inserido no maior destino de férias de Portugal.

Mais recentemente, já no decorrer do ano de 2022, a Autarquia inaugurou a Ciclovia da Avenida 25 de Abril (em 28 de Outubro) e, deu início às obras de requalificação da Estrada do Moinho da Palmeira e do respectivo corredor ciclável, inserido na Ciclovia Urbana de Faro.

Já na área da mobilidade eléctrica, o Município Farense lançou, em Fevereiro de 2019, a Infraestrutura de Mobilidade Ciclável de Faro e a Mobilidade Partilhada em Faro, ao instalar um Sistema Partilhado de Trotinetes Eléctricas. Trata-se de uma parceria com diversas plataformas de aluguer de Trotinetes, que começou com 75 veículos, distribuídos por 10 locais estratégicos dentro da cidade - os hotspots.

Continuando na Mobilidade Partilhada, a cidade de Faro é, desde o dia 1 de Junho de 2022, a primeira cidade do Algarve a ter um Sistema de Bicicletas Públicas de Uso Partilhado, vulgo Bike Sharing. Este projecto piloto disponibiliza 75 Bicicletas - 25 eléctricas e 50 convencionais, que poderão ser utilizadas numa mancha ciclável e rede de Estações, que abrange a cidade de Faro, bem como a Freguesia de Montenegro (nomeadamente Gambelas e Praia de Faro).


Fonte: Câmara Municipal de Faro
16 de Novembro de 2022


Brevemente, todos os Percursos estarão online.