12,552 km
Ciclovia: Rede Ciclável da Cidade de Vila Nova de Santo André
Localização: Vila Nova de Santo André
Início/Fim: Avenida Manuel da Fonseca, no cruzamento com a Estrada da Aldeia.

GPS: 38º 3' 56.04"N,  8º 46' 31.52"O

Extensão: 12.552 metros.
Caracterização do Percurso: A Rede Ciclável de Santo André foi construída com o objectivo de proporcionar e promover a mobilidade e acessibilidade, tendo como ponto de referência os principais eixos da cidade, de forma a constituir uma ligação entre todos os bairros e, garantir o acesso a pontos de interesse e aos equipamentos de utilização pública mais importantes, bem como aos principais serviços e comércio da cidade.
Pontos de Interesse: Este conjunto de Ciclovias proporciona o acesso directo a vários equipamentos de ensino, saúde, cultura, desporto, segurança pública, comércio e serviços, edifícios municipais, zonas verdes, etc. Destacam-se a Biblioteca Municipal Manuel José "do Tojal" e o Parque Central.
Envolvência: A Rede Ciclável está totalmente inserida no aglomerado urbano da cidade de Vila Nova de Santo André.
Utilização: Esta infraestrutura destina-se, preferencialmente, à circulação de bicicletas, patins, skates, trotinetes, triciclos, e outros meios de locomoção não motorizados.
Piso e sinalização: Trata-se de uma via bidirecional, com 2 metros de largura, separada do trânsito rodoviário através de uma faixa de proteção com cerca de meio metro.

O material escolhido para o pavimento foram os blocos retangulares em betão, de arestas vivas, com exceção dos atravessamentos e zonas de conflito, onde se recorreu a blocos de arestas superiores biseladas. As cores que marcam este Percurso ciclável são o vermelho e branco, sendo substituídos pela combinação de cores cinza e branco, nos atravessamentos, funcionando também como indicador de perda de prioridade.

Para além da sinalização vertical standard, possui a tradicional bicicleta pintada no pavimento, de 50 em 50 metros, de acordo com o sentido de circulação.

Declive: Apresenta um grau de dificuldade baixo pois tem poucos declives. Os troços de maior declive são os de acesso ao Bairro da Atalaia. Na generalidade dos Percursos, o traçado é praticamente plano.
Entidade responsável: Câmara Municipal de Santiago do Cacém
Apoios: José Barbosa Amaral

Belmiro Teixeira

Silvanna&Rui

Inauguração: Os primeiros Percursos ficaram prontos em 2010. Em 28 de Abril de 2012 entrou em funcionamento a Rede de Ciclovias, na sua plenitude.
Notas: Ao longo de toda a Rede Ciclável serão instalados estacionamentos de bicicletas, nomeadamente, junto aos equipamentos de utilização pública.
Ampliação da Ciclovia: Proximamente esta Rede Ciclável será ligada á futura Ecovia do Litoral Sudoeste.
 
Utilização
Bicicleta Patins Trotinete Skate
 
Imagens
Fotografias cedidas por ©José Barbosa Amaral, ©Belmiro Teixeira e ©Silvanna&Rui
 
Google Maps
 
Mapa #
Mapa cedido por ©C. M. de Santiago do Cacém
Publicidade
Página actualizada pela última vez em: 06.Setembro.2019 às 20h44
VOLTAR Esta página já foi visitada vezes, desde 19.Outubro.2011
2008- | ©ciclovia.pt #