> Todas as Ciclovias / Ecopista do RAMAL DO MONTIJO / Percurso de Palmela
Ecopista de Palmela
Ecopista de Palmela
3,619 km
Ciclovia:

Percurso de Palmela

Ecopista do RAMAL DO MONTIJO

Ciclovias de Palmela

Início/Fim: A Ecopista do Ramal do Montijo, começa em Palmela, poucos metros depois da antiga Estação CP de Pinhal Novo.

Começa na Rua de Olivença, ao lado da Rua António Aleixo e antes da Rua Luís de Camões.

GPS: 38° 37' 49.32" N,  8° 55' 8.92" W

Fim/Início: O Percurso de Palmela termina no CM1024, cruzamento com a EN252 - Avenida Alexandre Herculano.

Termina nos limites do Concelho de Palmela, exactamente onde começa o Percurso do Montijo, da Ecopista do Ramal do Montijo.

GPS: 38° 39' 26.40" N,  8° 55' 13.70" W

Extensão: 3.619 metros.
Caracterização do Percurso: O Percurso Palmelense da Ecopista do Ramal do Montijo, surge no âmbito de um protocolo celebrado entre o Município e a Refer, vindo alargar a Rede Municipal de Percursos Cicláveis e, potenciar a criação de um novo espaço de lazer.

Esta obra contribuiu para valorizar a zona envolvente através do arranjo paisagístico Natural, fazendo a transição entre o espaço urbano e a zona rural Poente, com lugares de estacionamento, mobiliário urbano e uma orla verde.

Com uma extensão de 3,6 quilómetros, a Ecopista ocupa o espaço do antigo Ramal Ferroviário do Montijo, desactivado desde 1989. A partir da antiga Estação CP de Pinhal Novo, existe uma Ciclovia, em “Rua Mista”, com cerca de 300 metros, que dá acesso ao início da Ecopista de Palmela.

Termina nos limites entre os Concelhos de Palmela e Montijo, onde faz a ligação ao Percurso Montijense, dando continuidade à Ecopista até à antiga Estação CP do Montijo.

Pontos de Interesse: A Ecopista de Palmela, começa junto à antiga Estação CP de Pinhal Novo, agora reconvertida em espaço museológico, com a instalação do Museu Municipal - A Estação. Ao lado, foi construída a nova Estação de Pinhal Novo, que serve a Linha do Alentejo e a Linha do Sul.

Começa muito próximo da Ciclovia da Urbanização Val'Flores, da Rede de Ciclovias de Palmela.

Envolve a zona residencial Poente, deixando para trás a Vila de Pinhal Novo, quando passa ao lado da Ciclovia da Urbanização Vila Serena.

Prolonga-se a Poente e paralela à EN252 - Avenida Alexandre Herculano, terminando já nos limites (Norte) do Concelho com o Município vizinho do Montijo.

km -0,234: Antiga Estação CP de Pinhal Novo - Museu A Estação.
km -0,123: Passagem inferior, sob a Avenida dos Ferroviários.
km 0,000: Início: Rua de Olivença.
km 0,135: Atravessamento da Rua Luís de Camões.
km 0,879: Cruzamento com o Aceiro Francisco Silvestre.
km 0,887: Antiga Passagem de Nível.
km 1,362: Ligação à Ciclovia da Urbanização Vila Serena.
km 3,314: Fim: CM1024.
Envolvência: A Ecopista de Palmela desenvolve-se, integralmente, na Freguesia de Pinhal Novo, entre a zona urbana - a Sul, e a zona rural - a Norte.
Utilização: Percurso bidireccional partilhado com os peões, podendo ser percorrida a pé, de Bicicleta ou outros modos suaves.

Está interdita a circulação de veículos com motor.

A ligação da Estação Ferroviária de Pinhal Novo ao início da Ecopista e a ligação da Ecopista à Ciclovia da Urbanização Vila Serena, efectuam-se através de Percursos “Rua Mista”, em que a circulação de peões e Bicicletas é partilhada com o trânsito rodoviário.

Piso e sinalização: Para esta Ecopista, recorreu-se ao pavimento rolante, em betuminoso. Disponibiliza papeleiras e iluminação pública, em toda a sua extensão. Em certas zonas, a Ecopista está separada da via rodoviária, através de uma orla verde ou de balizamento em madeira.

A sinalização vertical, normalizada, identifica esta Ecopista como partilhada com os peões e, a horizontal também, apresentando pictogramas de peões e Bicicletas, pintados a branco no pavimento. A identificação bidireccional faz-se através de uma linha branca tracejada, no centro do Percurso, bem como o sentido dos pictogramas.

Embora em contradição com o Código da Estrada em vigor, a Ecopista apresenta sinais de STOP, sempre que se cruza com os acessos residenciais.

Declive: Ecopista totalmente plana, pois trata-se de um antigo canal ferroviário, pelo que não apresenta declives.

Grau de Dificuldade: Sem qualquer dificuldade.

Entidade responsável: Câmara Municipal de Montijo
Colaboração: Sílvia Gonzalez
Inauguração: O Percurso Sul, mais antigo, com cerca de 1400 metros, foi inaugurado no dia 21 de Setembro de 2014.

A conclusão da Ecopista de Palmela, aconteceu com o prolongamento para Norte - paralelo à EN252, entre a Urbanização Vila Serena e os limites do Concelho. Esta 2ª Fase, foi inaugurada no dia 10 de Novembro de 2019.

Notas: A Ecopista liga-se à Rede de Ciclovias de Palmela, a Sul, através da Ciclovia da Urbanização Val'Flores, e a Nordeste, com a Ciclovia da Urbanização Vila Serena.

A Norte, a Ecopista de Palmela liga-se ao Concelho vizinho, através do Percurso do Montijo, da Ecopista do Ramal do Montijo.

 
Utilização/Use
Ecopista de Palmela Bicicleta/Bicycle Percurso de Palmela, da Ecopista do Ramal do Montijo
 
Fotogaleria/Slideshow
Percurso de Palmela, da Ecopista do Montijo
 
Google Earth #
 
Coordenadas GPS #
 
Google Maps
 
Textos & Imagens
Se necessita de algum texto, imagem e/ou ficheiro, por favor, contacte-nos.
Publicidade/Advertising
Esta página web, foi actualizada pela última vez, em: 10.Abril.2023
VOLTAR Esta página já foi visitada vezes, desde 19.Novembro.2014