1,686km
Ciclovia:

Ciclovias do Interface Amadora Este - Santa Cruz/Damaia

Início/Fim: A Ciclovia localiza-se na Freguesia da Venda Nova, começando a Sul, do Percurso, na Rua Francisco Simões Carneiro, cruzamento com a Rua Dr. Ricardo Jorge.

GPS: 38° 45' 8.16" N,  9° 12' 58.89" W - Per. Nascente
GPS: 38° 45' 7.28" N,  9° 12' 59.55" W - Percurso Poente

Fim/Início: Termina na Praça S. Silvestre, na confluência com a Estrada dos Salgados, junto à Estação de Amadora Este, do Metro de Lisboa.

GPS: 38° 45' 27.19" N,  9° 13' 5.04" W

Extensão: 1.686 metros.
Caracterização do Percurso: As Ciclovias desenvolvem-se na nova Via Distribuidora Estruturante - L5, também conhecida como Eixo Estruturante da Falagueira-Venda Nova.

Com cerca de 1100 metros de extensão, esta nova infraestrutura urbana, conta também com Ciclovias unidirecionais, em ambos os sentidos da artéria rodoviária.

Vai ligar o Bairro 6 de Maio à Praça de S. Silvestre e à Estação de Amadora Este, da Linha Azul, do Metro de Lisboa.

Pontos de Interesse: A Ciclovia percorre uma artéria urbana construída recentemente, que atravessa uma zona residencial com algumas superfícies comerciais, passando à porta do Centro de Saúde da Venda Nova e muito próximo de alguns estabelecimentos de ensino.

A Norte do Percurso, encontra-se com a Praça S. Silvestre e com os vários acessos à Estação Amadora Este, da Linha Azul, do Metropolitano de Lisboa. Aqui pode estacionar a sua bicicleta ou o seu automóvel, nos diversos parques disponibilizados.

Em frente à Estação, aprecie os Murais de Odeith, que homenageiam Amália Rodrigues, José Afonso, Carlos Paredes, Vasco Santana e Fernando Pessoa.

Envolvência: Trata-se aqui de um conjunto de Percursos de Ciclovia, de carácter estritamente urbano. Inseridos numa nova artéria rodoviária, do centro da Freguesia da Falagueira - Venda Nova.
Utilização: Neste conjunto de Ciclovias é permitida, apenas, a circulação em Bicicleta.
Piso e sinalização: Os diversos Percursos estão identificados com sinalização vertical de Ciclovia e, horizontal, com a tradicional Bicicleta deitada, bem como setas direcionais, pintadas a branco no pavimento, que indicam a tipologia, unidirecional ou bidirecional.

O piso, rolante, é em betão betuminoso, pigmentado a verde.

Declive: Percursos praticamente planos, com pouco declive.

Grau de Dificuldade: Reduzido.

Entidade responsável: Câmara Municipal da Amadora
Apoios: Carlos Sousa Pinto
Inauguração: O Percurso mais antigo, da Rua Manuel Ribeiro de Pavia, foi inaugurado durante a Semana Europeia da Mobilidade, no dia 16 de Setembro de 2019.
Ampliação da Ciclovia: A Autarquia prevê a ligação em rede, das Ciclovias da Amadora, com os Concelhos vizinhos de Lisboa, Odivelas e Sintra, em 2022.
 
Utilização/Use
Bicicleta/Bicycle Interdito a Veículos Motorizados/Prohibido para Vehículos Motorizados/Prohibited for Motorized Vehicles
 
Fotogaleria/Slideshow
Fotogaleria/Slideshow
 
Google Maps
 
Google Earth #
 
Coordenadas GPS #
Publicidade/Advertising
Página actualizada pela última vez em: 17.Setembro.2021
VOLTAR Esta página já foi visitada vezes, desde 28.Dezembro.2020
2008- | ©ciclovia.pt #