> Todas as Ciclovias / Ciclovias de Montemor-o-Velho / Ciclovia do Parque Ribeirinho
0,000km
Ciclovia:

Ciclovia do Parque Ribeirinho

Início/Fim: A Ciclovia começa na extremidade Poente do Parque Ribeirinho, junto à Ponte da Alagoa, na margem direita do Rio Velho.

GPS: 40° 10' 9.44" N,  8° 41' 11.06" W

Fim/Início: A Ciclovia do Centro Náutico termina no topo Nascente da Pista de Remo, próximo da Localidade de Formoselha.

GPS: 40° 10' 53.33" N,  8° 37' 40.78” W

Extensão: 0 metros.
Caracterização do Percurso: O Percurso do Centro Náutico resulta do aproveitamento da Ciclovia que foi construída ao mesmo tempo que o Centro de Alto Rendimento de Montemor-o-Velho.

Trata-se de uma infraestrutura importante para todo o tipo de provas, pois pode ser utilizada para apoio aos atletas, em treino e competição.

Enquanto Percurso da Ciclovia do Mondego, começa junto à Rotunda do Barquense, para depois utilizar na totalidade, a Ciclovia do Centro Náutico.

Pontos de Interesse: A Ciclovia começa em Casal Novo do Rio, antiga Barca, junto ao monumento de homenagem ao Barquense, que antigamente fazia a travessia do Rio Mondego, numa barca ou bateira.

No entanto, o principal ponto de interesse é o próprio CAR - Centro de Alto Rendimento de Montemor-o-Velho. É uma unidade desportiva de Classe A, projectada para acolher as modalidades de canoagem, natação, remo e triatlo. Tem uma pista principal, com 2000 metros de extensão, outra de retorno, um canal de aquecimento e arrefecimento, uma via técnica para apoio ao treino, hangares, balneários, ginásio, sauna, salas polivalentes e, uma Ciclovia.

Envolvência: A Ciclovia do Centro Náutico está, praticamente, inserida no espaço ocupado pelo Centro de Alto Rendimento, muito próximo da margem direita do Rio Mondego. O Centro Náutico situa-se no Concelho de Montemor-o-Velho, na Região do Baixo Mondego.
Utilização: A Ciclovia, que pode ser percorrida nos dois sentidos, desenvolve-se em canal segregado, sendo partilhada com os peões.

Interdita a circulação de veículos motorizados.

Piso e sinalização: O asfalto, rolante, é o piso utilizado na quase globalidade da extensão da Ciclovia. Existem alguns pequenos troços em terra batida que já estão a ser reparados, neste momento. As pontes têm pavimento em madeira ou betuminoso, também.

Apresenta sinalização vertical de Ciclovia, normalizada e, específica do Centro Náutico.

Declive: A Ciclovia começa, apenas, com uma ligeira descida da ponte sobre o Rio Velho para o leito do rio, logo nos primeiros metros. A partir daí, é totalmente plana, sem declives, tanto mais que se desenvolve na margem da pista de remo.

Grau de Dificuldade: Sem qualquer dificuldade.

Entidade responsável: Câmara Municipal de Montemor-o-Velho

Fundação do Desporto

Colaboração: Nuno Guerreiro
Inauguração: O CAR de Montemor-o-Velho, foi inaugurado oficialmente no dia 8 de Setembro de 2013, embora estivesse já em funcionamento desde 2010.
Notas: No futuro, este Percurso do CAR, vai ligar-se a outros dois, que darão continuidade à Ciclovia do Mondego. A jusante (Poente), vai ligar-se à Ciclovia do Parque Urbano Ribeirinho, de Montemor-o-Velho, já inaugurado. A montante (Nascente), vai ligar-se ao Percurso de Formoselha.
 
Utilização/Use
Bicicleta/Bicycle Ciclovia do Centro Náutico Ciclovia do Centro Náutico
 
Fotogaleria/Slideshow
Ciclovia do Centro Náutico
 
Google Earth #
 
Coordenadas GPS #
 
Google Maps
Publicidade/Advertising
Esta página web, foi actualizada pela última vez, em: 25.Abril.2022
VOLTAR Esta página já foi visitada vezes, desde 28.Abril.2022