8,697km
MEIOS DE UTILIZAÇÃO PERMITIDOS E DISPONIBILIZADOS NESTA ECOVIA

Regressar aos Percursos da Mata Nacional do Choupal
 
Percursos da Mata Nacional do Choupal Bicicleta/Bicycle Equestre/Ecuestre/Equestrian
CAMINHADA BICICLETA CAVALO
+ Nos corredores ciclo-pedonais da Mata Nacional do Choupal, a sua utilização, como Percursos de lazer, deve realizar-se através dos seguintes modos suaves: passeios pedonais e passeios cicloturísticos. Também é permitida a circulação a cavalo, na zona Poente da Mata, em redor do Centro Hípico.
 
Percursos da Mata Nacional do Choupal Percursos da Mata Nacional do Choupal
VEÍCULOS
MOTORIZADOS
CAVALO
- Não é permitida a circulação de veículos motorizados. A circulação a cavalo, está impedida na zona Nascente da Mata.
 
Mata Nacional do Choupal Rio Mondego, Valeiras e Rio Velho Observatórios de Aves Aquáticas Zonas de Estadia e Sombra Casa da Mata - Projeto Limites Invisíveis Casa da Eira Exposições Permanentes Rua do Estudante
MATA RIOS OBSERVATÓRIOS SOMBRA CASA DA
MATA
CASA DA
EIRA
ESPOSIÇÕES ESTUDANTE
Pontos de Interesse Painéis Informativos Circuitos de Manutenção Parque de Merendas do Choupal Fornos e Assadores Comunitários Pontos de água Bar do Choupal Ringues Desportivos
PONTOS DE
INTERESSE
INFORMAÇÃO FITNESS MERENDAS ASSADORES ÁGUA BAR TÉNIS
Papeleiras Instalações Sanitárias Parque de Estacionamento Automóvel
PAPELEIRAS WC ESTACIONAMENTO
+ “O Choupal”, um dos principais ex-libris da cidade de Coimbra, “é um belo e frondoso bosque, local de beleza e meditação, percorrido por uma avenida, veredas e caminhos copados, onde aqui e além se abrem clareiras, e que sempre ofereceu um dos retiros mais deliciosos a poetas e escritores, estudantes e futricas, pintores e romancistas, desportistas e saudosos.”

+ A Mata Nacional do Choupal é o principal “pulmão verde” da Cidade de Coimbra, localizando.se na margem direita do Rio Mondego, na zona Poente da cidade.

+ Trata-se de uma grande área de arvoredo, onde prevalece o Choupo, que é atravessada por algumas Valeiras, que servem de escoamento ao Rio Mondego.

+ Caracteriza-se pela sua enorme biodiversidade, em que se destaca o grande número de espécies de aves aquáticas, que utilizam a Mata do Choupal na sua migração anual.

+ A Mata oferece aos visitantes, para além dos vários quilómetros de corredores pedonais, agora também cicláveis, diversas valências de lazer, desporto e Natureza.

+ Disponibiliza dois Observatórios de Aves Aquáticas; Zonas de sombra e descanso; a Casa da Mata - Projeto Limites Invisíveis; a Casa da Eira; a Rua do Estudante - espaço de leitura; Painéis informativos; Circuitos de Manutenção Física; Parque de Merendas - espaço com árvores de grande porte que proporcionam uma agradável sombra, tendo várias mesas, contentores de recolha de lixos, dois pontos de água e, um assador.

+ Apresenta, também, duas Exposições permanentes: Mostra de Plantas Aromáticas e Medicinais - local onde podem ser observadas várias espécies que, pelas suas propriedades aromáticas e/ou medicinais, fizeram ou ainda fazem parte do uso quotidiano e, Mostra de Instrumentos de Elevar Água Tradicionais - uma reconstituição dos vários sistemas a que, ao longo do tempo, o Homem recorreu no sentido de obter água para rega. É constituída por doze instrumentos, alguns dos quais, bastante comuns no Baixo- Mondego, como, por exemplo, a Roda Hidráulica ou o Engenho.

+ Tudo isto, enquanto percorre quase 9 quilómetros de corredores ciclo-pedonais, assentes em diversos pavimentos, na sua maioria, o saibro consolidado.

+ Boas Pedaladas!

 
VOLTAR
2008- | ©ciclovia.pt #