Caminhos de Santiago
Caminho Central Português
7,656km
Ciclovia:

Ciclovias da Urbanização Quinta da Portela

Ciclovia de Coimbra.

Caminho de Santiago: Caminho Central Português.
Início/Fim: A Ciclovia começa na margem direita do Rio Mondego.

Junto à Rotunda da Boavista (Avenida Mendes Silva), na Quinta da Nora, exactamente onde passa a Ciclovia do Vale das Flores.

GPS: 40° 11' 35.10" N,  8° 25' 8.64" W

Fim/Início: O conjunto de Percursos do Rio Mondego, terminam na margem esquerda.

Em Ceira, junto à Estrada da Beira, de acesso à Ponte da N17, sobre o Rio Mondego.

GPS: 40° 10' 56.99" N,  8° 23' 38.00" W

Fim/Início: O conjunto de Percursos da Portela, terminam na margem direita do Rio Mondego.

Terminam no Alto de S. João, junto à superfície comercial da Rua Quinta da Portela.

GPS: 40° 11' 21.36" N,  8° 24' 4.99" W

Extensão: 7.656 metros.
Caracterização do Percurso: Temos aqui um enorme e variado conjunto de Percursos, que percorrem a margem direita do Rio Mondego, atravessando a Urbanização Quinta da Portela e o Polo II da Universidade de Coimbra, constituindo assim as Ciclovias da Urbanização Quinta da Portela.

As Ciclovias começam a Norte, junto à Rotunda da Boavista e da Ciclovia do Vale das Flores, e percorrem a margem do Mondego, subindo o Rio, até ao Alto de S. João, na mesma margem e, até Ceira, na margem oposta, depois da Ponte da N17.

Pontos de Interesse: A Ciclovia, além, de percorrer a Urbanização Quinta da Portela, atravessa todo o Polo II, da Universidade de Coimbra, com as suas Faculdades, Institutos, Residências Universitárias, entre outras facilidades académicas.

Passa, também, no acesso à Zona de Lazer de Rebolim e respectiva Praia Fluvial, enquanto percorre a margem direita do Rio Mondego.

Termina próximo do Parque de Campismo de Coimbra e das futuras Estações do Metrobus Mondego, de Ceira e de S. João.

Na envolvente dos vários Percursos que constituem as Ciclovias da Urbanização Quinta da Portela, existem 8 Bicicletários, que fazem parte da Rede de Postos de Parqueamento de Bicicletas, da cidade de Coimbra.

Envolvência: Trata-se de um conjunto de Ciclovias que se desenvolvem entre a margem direita do Rio Mondego e a zona urbana da Quinta da Portela, que engloba um Polo académico da Universidade de Coimbra.

No final, atravessa o rio para a outra margem, através de uma ponte pedonal e ciclável.

Utilização: As Ciclovias da Urbanização Quinta da Portela, caracterizam-se pelas diversas tipologias adoptadas.

Assim, os Percursos segregados unidireccionais ocupam a maior parte da extensão, seguindo-se os Percursos segregados bidireccionais e, os Percursos partilhados com os peões, tanto bidireccionais como unidireccionais.

Piso e sinalização: O pavimento mais comum, ao longo destes quase 8 quilómetros de Ciclovias da Urbanização Quinta da Portela, é o betuminoso, rolante, pigmentado de vermelho. Também existe recurso aos ladrilhos, em quase 2 quilómetros, bem como ao cimento.

Todos os Percursos estão devidamente sinalizados, tanto com sinalética normalizada vertical, como horizontal.

Declive: De um modo geral, estes mais de 7 quilómetros de Ciclovias da Quinta da Portela, desenvolvem-se em terreno plano, paralelo à margem direita do Rio Mondego.

No entanto, existem alguns declives, logo no início, na Quinta da Nora; no fim, no atravessamento para a outra margem e, na subida para a Portela, onde a inclinação pode ser um pouco acentuada.

Grau de Dificuldade: Dificuldade média, considerando a extensão total e o acesso à Portela.

Entidade responsável: Câmara Municipal de Coimbra
Apoios: Nuno Guerreiro
Inauguração: Alguns Percursos, na Quinta da Portela, com umas centenas de metros, já estavam em funcionamento há alguns anos. A generalidade da sua extensão, cerca de 7 quilómetros, abriu ao público na última semana do mês de Maio, de 2021.
Notas: A Norte, junto à Rotunda da Boavista, faz ligação à Ciclovia da Avenida Cónego Urbano Duarte, e intercepta as Ciclovias do Vale das Flores.

Já na zona da Portela, intercepta as Ciclovias do Pinhal de Marrocos.

 
Utilização/Use
Bicicleta/Bicycle Peão/Peatonal/Pedestrian Interdito a Veículos Motorizados/Prohibido para Vehículos Motorizados/Prohibited for Motorized Vehicles
 
Fotogaleria/Slideshow
Fotogaleria/Slideshow
 
Google Maps
 
Google Earth #
 
Coordenadas GPS #
Página actualizada pela última vez em: 14.Junho.2021
VOLTAR Esta página já foi visitada vezes, desde 14.Junho.2021