1,758km
Ciclovia:

Ciclovias do Vale das Flores

Ciclovia de Coimbra.

Início/Fim: A Ciclovia começa encostada ao rio, na margem direita do Mondego, 2 ou 3 metros a jusante da Ponte Rainha Santa Isabel.

GPS: 40° 11' 34.6" N,  8° 25' 22.10" W

Fim/Início: Termina na zona oriental do Parque Linear do Vale das Flores, exactamente onde passa a Ciclovia do Parque Linear Vale das Flores, em frente à Rua Armando de Sousa.

GPS: 40° 11' 45.5" N,  8° 24' 19.16" W

Extensão: 1.758 metros.
Caracterização do Percurso: Este é mais um dos Percursos que constituem a grande Ciclovia de Coimbra, que liga, por modos suaves, Coimbra B à Portela.

Começa na margem direita do Rio Mondego, dando continuidade à Ciclovia da Avenida Cónego Urbano Duarte, atravessa a Quinta da Nora, onde faz ligação com a, também recente, Ciclovia do Pinhal de Marrocos, seguindo, depois, para o Vale das Flores, onde se encontra com as Ciclovias do Parque Linear do Vale das Flores e da Rua Pedro Nunes.

Continua muito próxima do Parque Linear, onde termina, em frente à Rua Armando de Sousa.

Pontos de Interesse: A Ciclovia começa na margem direita do Mondego, a poucos metros do rio e segue em direcção a Nascente, através do Vale das Flores. Logo depois, do início, a Ciclovia encontra-se com um local aprazível na Quinta da Nora, construído ao mesmo tempo, e que disponibiliza uma Zona de Descanso e Estadia, com Bicicletários.

Quando se aproxima do fim, passa pelo Centro de Saúde Norton de Matos, pelos Bombeiros Sapadores de Coimbra, pelos acessos ao Instituto Pedro Nunes e todas as instalações Académicas inerentes, e por diversas Áreas Comerciais.

Por fim, termina no Parque Linear do Vale das Flores, com as suas valências, nomeadamente uma Ciclovia.

Envolvência: A Ciclovia começa na margem do Rio Mondego, segue pela Ribeira da Quinta da Nora e, sensivelmente a meio do Percurso, entra na zona urbana do Vale das Flores.
Utilização: Esta Ciclovia é constituída por 4 Percursos bidireccionais. Dois partilhados entre peões e Bicicletas e, outros dois Percursos segregados, de utilização exclusiva por Bicicletas e outros modos suaves de transporte, não motorizados.
Piso e sinalização: Desde o Rio Mondego até á Quinta da Nora, o pavimento é em ladrilho. O traçado restante é em betuminoso pigmentado de vermelho.

Está devidamente identificada com sinalização vertical normalizada e, no pavimento betuminoso, apresenta sinalização horizontal.

Disponibiliza iluminação pública em toda a sua extensão, que conta também com 3 Postos de Parqueamento de Bicicletas.

Declive: Sobe ligeiramente desde o Rio até ao Parque Linear do Vale das Flores. Depois é sempre plano.

Grau de Dificuldade: Sem qualquer dificuldade.

Entidade responsável: Câmara Municipal de Coimbra
Apoios: Nuno Guerreiro
Inauguração: Os Percursos mais recentes, tanto a Poente - junto ao rio, como a Nascente - junto ao Parque, já estavam em funcionamento, desde o dia 30 de Novembro de 2020. Os restantes já funcionavam desde Junho do mesmo ano.

A inauguração oficial, das Ciclovias do Vale das Flores, da Ciclovia de Coimbra, ocorreu durante as comemorações do Dia da Cidade, em 4 de Julho de 2021.

Notas: Esta Ciclovia, ao longo de toda a sua extensão, liga-se a outras quatro, Urbano Duarte, Pinhal de Marrocos, Parque Linear e Pedro Nunes.
 
Utilização/Use
Bicicleta/Bicycle Peão/Peatonal/Pedestrian Interdito a Veículos Motorizados/Prohibido para Vehículos Motorizados/Prohibited for Motorized Vehicles
 
Fotogaleria/Slideshow
Fotogaleria/Slideshow
 
Google Maps
 
Google Earth #
 
Coordenadas GPS #
 
Multimédia/Multimedia
Publicidade/Advertising
Página actualizada pela última vez em: 18.Julho.2021
VOLTAR Esta página já foi visitada vezes, desde 07.Janeiro.2021
2008- | ©ciclovia.pt #