Ciclovia: |
Ciclovias do Vale das Flores
Ciclovia de Coimbra.
|
Início/Fim: |
A Ciclovia começa encostada ao rio, na margem direita do Mondego, 2 ou 3 metros a jusante da Ponte Rainha Santa Isabel.
GPS: 40° 11' 34.6" N, 8° 25' 22.10" W
|
Fim/Início: |
Termina na zona oriental do Parque Linear do Vale das Flores, exactamente onde passa a Ciclovia do Parque Linear Vale das Flores, em frente à Rua Armando de Sousa.
GPS: 40° 11' 45.5" N, 8° 24' 19.16" W
|
Extensão: |
1.758 metros. |
Caracterização do Percurso: |
Este é mais um dos Percursos que constituem a grande Ciclovia de Coimbra, que liga, por modos suaves, Coimbra B à Portela.
Começa na margem direita do Rio Mondego, dando continuidade à Ciclovia da Avenida Cónego Urbano Duarte, atravessa a Quinta da Nora, onde faz ligação com a, também recente, Ciclovia do Pinhal de Marrocos, seguindo, depois, para o Vale das Flores, onde se encontra com as Ciclovias do Parque Linear do Vale das Flores e da Rua Pedro Nunes.
Continua muito próxima do Parque Linear, onde termina, em frente à Rua Armando de Sousa.
|
Pontos de Interesse: |
A Ciclovia começa na margem direita do Mondego, a poucos metros do rio e segue em direcção a Nascente, através do Vale das Flores. Logo depois, do início, a Ciclovia encontra-se com um local aprazível na Quinta da Nora, construído ao mesmo tempo, e que disponibiliza uma Zona de Descanso e Estadia, com Bicicletários.
Quando se aproxima do fim, passa pelo Centro de Saúde Norton de Matos, pelos Bombeiros Sapadores de Coimbra, pelos acessos ao Instituto Pedro Nunes e todas as instalações Académicas inerentes, e por diversas Áreas Comerciais.
Por fim, termina no Parque Linear do Vale das Flores, com as suas valências, nomeadamente uma Ciclovia.
|
Envolvência: |
A Ciclovia começa na margem do Rio Mondego, segue pela Ribeira da Quinta da Nora e, sensivelmente a meio do Percurso, entra na zona urbana do Vale das Flores. |
Utilização: |
Esta Ciclovia é constituída por 4 Percursos bidireccionais. Dois partilhados entre peões e Bicicletas e, outros dois Percursos segregados, de utilização exclusiva por Bicicletas e outros modos suaves de transporte, não motorizados. |
Piso e sinalização: |
Desde o Rio Mondego até á Quinta da Nora, o pavimento é em ladrilho. O traçado restante é em betuminoso pigmentado de vermelho.
Está devidamente identificada com sinalização vertical normalizada e, no pavimento betuminoso, apresenta sinalização horizontal.
Disponibiliza iluminação pública em toda a sua extensão, que conta também com 3 Postos de Parqueamento de Bicicletas.
|
Declive: |
Sobe ligeiramente desde o Rio até ao Parque Linear do Vale das Flores. Depois é sempre plano.
Grau de Dificuldade: Sem qualquer dificuldade.
|
Entidade responsável: |
Câmara Municipal de Coimbra |
Apoios: |
Nuno Guerreiro |
Inauguração: |
Os Percursos mais recentes, tanto a Poente - junto ao rio, como a Nascente - junto ao Parque, já estavam em funcionamento, desde o dia 30 de Novembro de 2020. Os restantes já funcionavam desde Junho do mesmo ano.
A inauguração oficial, das Ciclovias do Vale das Flores, da Ciclovia de Coimbra, ocorreu durante as comemorações do Dia da Cidade, em 4 de Julho de 2021.
|
Notas: |
Esta Ciclovia, ao longo de toda a sua extensão, liga-se a outras quatro, Urbano Duarte, Pinhal de Marrocos, Parque Linear e Pedro Nunes. |
|
|
|
|