Bicycle routes in the municipality of CANTANHEDE
12,941 km

A Câmara Municipal de Cantanhede construiu, há bastante tempo, uma Ciclovia que privilegia o acesso à Praia da Tocha, permitindo, consequentemente, uma circulação mais cómoda e segura para quem se desloca de Bicicleta.

Posteriormente, em 2016, foi a vez da Ciclovia da Rota dos Ourives, que efetua a ligação entre o final da zona urbana de Vilamar e o cruzamento da Estrada Nacional 234, que faz a ligação entre Cantanhede e Mira. Esta Ciclovia homenageia os Ourives Ambulantes, que fizeram da Freguesia de Vilamar uma das principais referências nacionais na manufactura dos metais preciosos.

E, em Fevereiro de 2018, o Município aprovou o início da construção da primeira fase da Rede Ciclável Urbana de Cantanhede. Com uma extensão de pouco mais de 7 quilómetros, o traçado contempla, actualmente, vários Percursos de uma Rede que permite fluxos de mobilidade em Bicicleta no núcleo urbano da cidade e deste para as áreas envolventes, que registam maior afluência diária de residentes, designadamente, através da ligação às zonas Escolar e Industrial. O projecto prevê, ainda, mais cerca de 5 quilómetros de Ciclovias, que serão criadas numa segunda fase, podendo a médio prazo, fazer crescer a Rede de Ciclovias para outros lugares.

Para estar concluído em 2021, é o novo Percurso do Eurovelo 1 - Rota da Costa Atlântica, uma Ecovia na zona Poente do território Concelhio, com ligação à Figueira da Foz - a Sul, e a Mira - a Norte. Trata-se de uma Ciclovia que vai estender-se ao longo da costa atlântica, entre o limite Norte da Figueira da Foz e o limite Sul de Mira, atravessando Cantanhede na zona da Tocha, com uma extensão total de cerca de 8 quilómetros.

Outro projecto, abraçado recentemente pela Autarquia e liderado pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, é o do reaproveitamento e requalificação em Ecopista, do canal do antigo Ramal Ferroviário da Figueira da Foz, entretanto desactivado. Com uma extensão de cerca de 15,3 quilómetros no Concelho de Cantanhede, de um total de quase 50 quilómetros, deverá estar concluído no próximo ano de 2022.

Para já, a Autarquia anunciou que irá dar início às obras de prolongamento da Ciclovia da Praia da Tocha, com a construção da Ciclovia das Berlengas, entre a Tocha e a localidade de Fonte de Martel. Prevê-se a conclusão das obras, ainda no decorrer do presente ano.


Fonte: Câmara Municipal de Cantanhede
12 de Abril de 2021

Brevemente, todas as Ciclovias estarão online.