1,400km
Ciclovia:

Ciclovia Rota dos Ourives

Início/Fim: A Ciclovia começa no cruzamento da Estrada Nacional 234, de acesso à Freguesia de Vilamar.

GPS: 40° 23' 58.68" N,  8° 39' 57.05" W

Fim/Início: Termina na Rua Penhas de França, à entrada da zona urbana de Vilamar.

GPS: 40° 24' 41.21" N,  8° 39' 57.05" W

Extensão: 1.400 metros.
Caracterização do Percurso: A Ciclovia percorre a estrada de acesso à Freguesia de Vilamar, entre o cruzamento da Estrada Nacional Nº 234, que faz a ligação entre Cantanhede e Mira, e o início da zona urbana de Vilamar, na Rua Penhas de França.

A Ciclovia Rota dos Ourives foi criada para garantia da segurança dos utilizadores que efectuavam, de forma constante, o Percurso através da utilização das bermas da estrada.

Pontos de Interesse: A Freguesia de Vilamar é conhecida pela sua actividade económica predominante, a manufatura de objectos em ouro e relojoaria. Desde longa data, que os habitantes da terra, se dedicam ao trabalho e manuseamento dos metais preciosos. É a terra dos Ourives Ambulantes, que transportavam no suporte da Bicicleta, o baú de folha de flandres, com as manufaturas de ouro e prata.

No início da Ciclovia, no extremo Sul, pouco depois do cruzamento com a EN234, vai encontrar um pequeno Parque de Merendas, no lado oposto do Percurso.

Logo de seguida encontra um caminho de terra batida, à direita, que o leva ao Espaço de Lazer da Lagoa da Torre. Para além da Lagoa, também conhecida como Lagoa de Frade, conta igualmente com um Parque de Merendas.

Envolvência: A Ciclovia atravessa a região Natural da Gândara, nos Pinhais da Giralada, da Lagoa de Frade e das Moitas do Lobo.
Utilização: Trata-se de uma Ciclovia em canal segregado, devendo ser utilizada, preferencialmente, para deslocações de Bicicleta, embora possa ser utilizado por patins, trotinetes e skates. Está interdito o acesso de veículos de tracção animal e motorizados.
Piso e sinalização: A Ciclovia desenvolve-se, inteiramente, na berma Poente da estrada de ligação entre a EN234 e a Freguesia de Vilamar. Percurso bidireccional.

O piso, rolante, é em betuminoso. Possui sinalização vertical e horizontal normalizada. Uma linha tracejada, pintada a branco no pavimento, divide a Ciclovia do corredor pedonal.

Declive: O Percurso é totalmente plano, em toda a sua extensão.

Grau de Dificuldade: Sem qualquer dificuldade.

Entidade responsável: Câmara Municipal de Cantanhede
Apoios: Nuno Guerreiro
Inauguração: A Ciclovia Rota dos Ourives, está em funcionamento desde o ano de 2016.
Ampliação da Ciclovia: A Câmara Municipal de Cantanhede pretende criar uma Ciclovia de ligação da sede da Freguesia, em Vilamar, ao Corticeiro de Cima.
 
Utilização/Use
Bicicleta/Bicycle Interdito a Veículos Motorizados/Prohibido para Vehículos Motorizados/Prohibited for Motorized Vehicles
 
Fotogaleria/Slideshow
Fotogaleria/Slideshow
 
Google Maps
 
Google Earth #
 
Coordenadas GPS #
Página actualizada pela última vez em: 03.Abril.2021
VOLTAR Esta página já foi visitada vezes, desde 03.Abril.2021