17,875 km
MEIOS DE UTILIZAÇÃO PERMITIDOS E DISPONIBILIZADOS NESTA ECOPISTA
Ecopista do Dao
Regressar ao Percurso de Viseu, da Ecopista do Dão
 
Caminhada/Caminante/Pedestrian Bicicleta/Bicycle Patins/Patines/Roller skate Cadeira de Rodas/Silla de Ruedas/Wheelchair
CAMINHADA BICICLETA PATINS CADEIRA
DE RODAS
+ Na Ecopista do Dão, a sua utilização, como Percurso turístico, desportivo, educativo e de sensibilização ambiental, deve realizar-se através dos seguintes modos suaves: passeios pedonais, passeios cicloturísticos, passeios em cadeira de rodas, passeios em patins e outros meios de mobilidade não motorizada.
 
Interdito a Veículos Motorizados/Prohibited for Motorized Vehicles Interdito a Motos/Prohibited to Motorcycles Interdito a Automóveis/Car interdiction Interdito a Veículos de Tração Animal/Ban on wagons
VEÍCULOS
MOTORIZADOS
MOTAS/
MOTORIZADAS
AUTOMÓVEIS VEÍCULOS
T/ANIMAL
- Não é permitida a circulação de veículos motorizados nem de veículos de tração animal.
 
Rios Pavia e Asnes Áreas de Manutenção Física Parede de Escalada Pontos de Interesse Monumentos Núcleo Museológico Património Ferroviário Património Religioso
RIOS MANUTENÇÃO ESCALADA PONTOS DE
INTERESSE
MONUMENTOS MUSEU PATRIMÓNIO
FERROVIÁRIO
PATRIMÓNIO
RELIGIOSO
Parque Urbano Zonas de Descanso Suportes de Estacionamento para Bicicletas Painéis de Informação Marcos Quilométricos Zona Agrícola Zona Vinícola
PARQUE DESCANSO ESTACIONAMENTO INFORMAÇÃO QUILOMETRAGEM ZONA
AGRÍCOLA
ZONA
VINÍCOLA
+ Este Percurso começa praticamente no centro da cidade de Viseu, capital de Distrito que se localiza na província da Beira Alta, sub-região do Dão-Lafões. A cidade foi, em 2012, considerada a cidade portuguesa capital de distrito com melhor qualidade de vida. Aproveite e visite o vasto património monumental da cidade que viu nascer Viriato, o chefe dos Lusitanos.

+ Antes de iniciar o seu passeio, pode usufruir das valências oferecidas pelo Parque Urbano da Aguieira. Logo a seguir dê uma espreitadela ao açude e à Ponte da Azenha sobre o Rio Pavia, também erroneamente conhecida como ponte romana, mesmo ao lado do local onde começa a sua viagem pela Ecopista.

+ Pouco depois, vai encontrar uma parede de escalada e, mais à frente, uma área de manutenção física, para além dos vários locais de repouso e contemplação disponíveis ao longo de todo o Percurso.

+ Como a Ecopista atravessa diversas povoações, de vez em quando, pode fazer uma pausa e realizar pequenos desvios para apreciar estas aldeias rurais que se escondem no meio de montes e vales verdejantes da paisagem montanhosa da serra, típica da região de Viseu Dão Lafões, como é o caso da Aldeia de Mosteirinho. Descubra também o património religioso existente, algum, mesmo ao lado da Ecopista. Em todo o Percurso vai deparar-se, também, com campos de cultivo, muitos deles dedicados ao famoso vinho do Dão.

+ Espaçadamente vai encontrar o antigo património ferroviário que dava vida à Linha do Dão. Edifícios e infraestruturas diversas, que constituíam os Apeadeiros e as Estações, nomeadamente o Apeadeiro de Travassós de Orgens, ou as Estações de Figueiró e Torredeita, entre outras. Também as pontes, túneis e viadutos, com especial destaque para a Ponte da Ortigueira, ponte ferroviária metálica com 184 metros, construída por Gustave Eiffel, em Mosteirinho, sobre a Ribeira de Asnes, ou Rio Asnes. Mas também os túneis, nomeadamente o Túnel de Parada, ou de Santa Catarina, com cerca de 200 metros de extensão, onde, a meio do mesmo, termina este Percurso e começa o de Tondela.

+ Já próximo do fim, vai encontrar a Estação de Torredeita, que agora foi convertida no Núcleo Museológico Ferroviário do Ecomuseu de Torredeita, onde vai encontrar uma antiga Locomotiva Borsig (de 1908, e que deixou o serviço em 1976) com as composições que circularam na época, pela Linha.

+ Ao longo de toda a Ecopista irá deparar-se com numerosos sinais e painéis informativos, bem como marcos quilométricos, que o situam devidamente e lhe oferecem várias opções de caminho.

+ Boas Pedaladas!

 
VOLTAR