19,573 km
MEIOS DE UTILIZAÇÃO PERMITIDOS E DISPONIBILIZADOS NESTA CICLOVIA
Back to Route webpage
Regressar ao Percurso de Tondela, da Ecopista do Dão
 
Caminhada/Caminante/PedestrianBicicleta/BicyclePatins/Patines/Roller skateCadeira de Rodas/Silla de Ruedas/Wheelchair
CAMINHADABICICLETAPATINSCADEIRA
DE RODAS
+ Na Ecopista do Dão, a sua utilização, como Percurso turístico, desportivo, educativo e de sensibilização ambiental, deve realizar-se através dos seguintes modos suaves: passeios pedonais, passeios cicloturísticos, passeios em cadeira de rodas, passeios em patins e outros meios de mobilidade não motorizada.
 
Interdito a Veículos Motorizados/Prohibited for Motorized VehiclesInterdito a Motos/Prohibited to MotorcyclesInterdito a Automóveis/Car interdictionInterdito a Veículos de Tração Animal/Ban on wagons
VEÍCULOS
MOTORIZADOS
MOTAS/
MOTORIZADAS
AUTOMÓVEISVEÍCULOS
T/ANIMAL
- Não é permitida a circulação de veículos motorizados nem de veículos de tração animal.
 
Rio Dinha e Ribeira de AsnesParque de Manutenção FísicaZonas de DescansoParque InfantilParques de MerendasPontos de InteresseMonumentosPatrimónio Ferroviário
RIOSMANUTENÇÃODESCANSOPARQUE
INFANTIL
PARQUES
MERENDAS
PONTOS DE
INTERESSE
MONUMENTOSPATRIMÓNIO
FERROVIÁRIO
Património ReligiosoMoinhos/AzenhasSuportes de Estacionamento para BicicletasPainéis de InformaçãoMarcos QuilométricosZona AgrícolaZona VinícolaIluminação Pública
PATRIMÓNIO
RELIGIOSO
AZENHAESTACIONAMENTOINFORMAÇÃOQUILOMETRAGEMZONA
AGRÍCOLA
ZONA
VINÍCOLA
ILUMINAÇÃO
Papeleiras
PAPELEIRAS
+ O Percurso Verde, o segundo da Ecopista, e o mais longo, começa a meio do Túnel de Santa Catarina, ou de Parada e, prossegue para Sul até à foz do Rio Dinha, no Rio Dão.

+ Pelo caminho vai encontrar muitos locais de descanso e contemplação, bem como parques de manutenção física, parques infantis e parques de merendas. Se se atrasar e for surpreendido pelo anoitecer, não se preocupe, pois, uma boa parte do Percurso está equipado com iluminação pública.

+ A quase 6 quilómetros do início, vai encontrar do lado Nascente do Percurso, a Igreja Paroquial de Canas de Santa Maria, Igreja paroquial gótica, com fachada semelhante à da Igreja de Guardão, construída no século XIV. A Igreja Velha, como também é conhecida, foi considerada Monumento Nacional em 8 de Março de 1926.

+ Como a Ecopista atravessa diversas povoações, de vez em quando, pode fazer uma pausa e realizar pequenos desvios para apreciar estas aldeias rurais que se escondem no meio de montes e vales verdejantes da paisagem montanhosa da serra, típica da região de Dão Lafões, como é o caso da Aldeia de Parada de Gonta. Aqui visite o Castro dos Três-Rios, a Lagareta, as janelas Manuelinas, as diversas Sepulturas Medievais e os Pelourinhos.

+ Como este Percurso atravessa menos povoações e “circula” mais por zonas rurais, vai deparar-se, por isso, com vários campos de cultivo, muitos deles dedicados à produção dos famosos vinhos do Dão.

+ Também vai ter oportunidade para apreciar as margens da Ribeira de Asnes, ou Rio Asnes, e o Rio Dinha, onde encontrará diversas represas naturais, outras modificadas pelo Homem, para alimentar as várias Azenhas que funcionavam antigamente, como a Azenha da Ponte Velha, a Azenha da Cubrancã e a Azenha da Tapada, todas no Rio Dinha.

+ Espaçadamente vai encontrar o antigo património ferroviário que dava vida à Linha do Dão. Edifícios e infraestruturas diversas, que constituíam os Apeadeiros e as Estações, nomeadamente as Estações de Parada de Gonta, Sabugosa, Tondela e Tonda, que agora servem os interesses das populações locais. Também as várias pontes, túneis e viadutos, como a Ponte ferroviária sobre a Ribeira do Lobão, em Canas de Santa Maria e a Ponte ferroviária de Tinhela, sobre o Rio Dinha. Mas também os túneis, nomeadamente o Túnel de Parada, ou de Santa Catarina, com cerca de 200 metros de extensão, onde, a meio do mesmo, começa este Percurso.

+ Ao longo de toda a Ecopista irá deparar-se com numerosos sinais e painéis informativos, bem como marcos quilométricos, que o situam devidamente e lhe oferecem várias opções de caminho.

+ Boas Pedaladas!

 
VOLTAR
2008- | ©ciclovia.pt #