Todas as Ciclovias > Ciclovias de Alfândega da Fé > Ciclovia do Centro Cívico
0,202km
Ciclovia:

Ciclovia de Alfândega da Fé

Início/Fim: A Ciclovia começa na Praça do Município, entre a escultura Flor Cata-Vento e a Casa da Cultura Mestre José Rodrigues.

GPS: 41° 20' 29.14" N,  6° 57' 44.00" W

Fim/Início: A Ciclovia do Centro Cívico, termina na Rua Engº Duarte Carrilho, já dentro da área do Parque Verde de Alfândega da Fé.

GPS: 41° 20' 32.30" N,  6° 57' 39.67" W

Extensão: 202 metros.
Caracterização do Percurso: A Ciclovia de Alfândega da Fé localiza-se no coração da Vila, o Centro Cívico, envolvendo o Jardim Municipal.

Começa na Praça do Município e, desenvolve-se para Nascente, até se ligar ao Parque Verde, tornando possível aos seus utilizadores, desfrutarem de todo um conjunto de infraestruturas turísticas, culturais, desportivas e de Natureza.

Pontos de Interesse: A Ciclovia começa no Centro Cívico de Alfândega da Fé, um pouco acima da Casa da Cultura Mestre José Rodrigues, atravessa a rua para o lado oposto, contornando o Jardim Municipal, com todas as suas valências, nomeadamente o Parque Infantil e, Suportes de Parqueamento de Bicicletas.

Termina já no Parque Verde, um grande espaço Natural, anteriormente designado por “Prado da Vila” ou de “S. Sebastião”. O Parque é atravessado pela Ribeira do Nabo, dispondo de um lago biológico ornamental e de diversos equipamentos de lazer e bem-estar.

Também, ainda na zona do Parque Verde, existem cinco das quinze esculturas que fazem parte do Museu ao Ar Livre de Alfândega da Fé, como a “Cabeça do Romano”, por exemplo.

Envolvência: A Ciclovia de Alfândega da Fé, ou Ciclovia do Centro Cívico, localiza-se no centro da Vila, desenvolvendo-se por entre dois espaços verdes Naturais.
Utilização: A Ciclovia, que pode ser percorrida nos dois sentidos, desenvolve-se em canal segregado, entre o passeio pedonal e a artéria rodoviária.

Acesso limitado ao trânsito de Bicicletas e outros modos suaves de locomoção. Interdita a circulação de veículos motorizados.

Piso e sinalização: O pavimento utilizado, na Ciclovia de Alfândega da Fé, foi o ladrilho colorido de vermelho.

Apresenta sinalização vertical normalizada de Ciclovia, estando delimitada, longitudinalmente, por lancis de granito, um em cada lado da Ciclovia.

Declive: Uma Ciclovia plana no Percurso paralelo ao Parque Verde. No ponto de início, desce ligeiramente, com um declive muito suave.

Grau de Dificuldade: Sem qualquer dificuldade.

Entidade responsável: Câmara Municipal de Alfândega da Fé
Colaboração: Luís A. D. Liberal
Inauguração: As obras do Programa Infraestruturas para a Dinamização de Alfândega da Fé - 2ª fase, no qual se inclui a Ciclovia do Centro Cívico, ficaram concluídas em Dezembro de 2013.
Ampliação da Ciclovia: Esta Ciclovia está inserida num projecto mais abrangente, do Município, que pretende criar, num futuro próximo, a Rede de Ciclovias de Alfandega da Fé.
 
Utilização/Use
Bicicleta/Bicycle Ciclovia de Alfândega da Fé
 
Fotogaleria/Slideshow
Ciclovia de Alfândega da Fé
 
Google Earth #
 
Coordenadas GPS #
 
Google Maps
Esta página web, foi actualizada pela última vez, em: 08.Abril.2022
VOLTAR Esta página já foi visitada vezes, desde 08.Abril.2022