Caracterização do Percurso: |
Este percurso tem início junto à Capela do Senhor, em Vila Pouca de Aguiar. Seguimos pela variante nascente, até desembocarmos na rotunda principal de acesso à sede do Concelho. Daqui, seguimos pelo antigo caminho-de-ferro, desactivado desde 1990.
O percurso leva-nos por vários lugares de singular beleza, Parada, Zimão, Gralheira e Tourencinho. Ao chegar a esta última localidade, imediatamente a seguir ao antigo apeadeiro, atravessamos a aldeia pelo interior do casario e seguimos pelo caminho empedrado que se dirige para as Ermidas dedicadas à adoração das imagens de Santa Luzia, do Senhor dos Milagres e de Nossa Senhora do Extremo.
Continuando o percurso, passamos pela casa florestal para, posteriormente, virarmos à esquerda e seguirmos pelo caminho de terra. À medida que vamos ganhando altitude, atravessando os bosques, podemos observar a magnífica paisagem sobre o Vale do Corgo.
O caminho florestal atravessa a EN212, onde continuamos por um caminho em terra que nos levará em direcção à Aldeia de Guilhado. Aí chegados, percorremos o interior do aglomerado, passando pela Capela, em direcção à EN212, novamente.
Já na estrada, viramos à direita para seguirmos pelo caminho de terra, de onde se avista a Capela de S. Jorge.
Pouco a pouco, vamos descendo até alcançarmos, uma vez mais, o centro urbano de Vila Pouca de Aguiar, onde teve início este belo Passeio.
Fonte: C. M. de Vila Pouca de Aguiar
|