Bicycle routes in the municipality of PESO DA RÉGUA

O Município de Peso da Régua, Capital da Região Demarcada do Douro, e a cidade, reconhecida como Cidade Internacional da Vinha e do Vinho, têm uma localização privilegiada na sub-região do Baixo Corgo, tendo como base, a margem direita do Rio Douro, em plena Região do Alto Douro Vinhateiro, classificada como Património Mundial pela Unesco.

Reconhecendo o potencial turístico da zona ribeirinha da cidade, porta de entrada na Região do Douro e elemento identificador da história deste território e das suas gentes, o Município Reguense avançou, a seu tempo, com o Plano de Acção Frente Douro. Tratou-se de uma parceria para a regeneração urbana da zona ribeirinha que permitiu virar a cidade completamente para o Rio e oferecer todas as condições para as deslocações de lazer, nomeadamente, com a construção da Ecopista do Douro. Uma Ciclovia, na Marginal Ribeirinha, com pouco mais de 2 quilómetros, inaugurada na Primavera de 2014.

Para um futuro próximo, a Autarquia pretende requalificar a Avenida Dr. Manuel de Arriaga, sem descurar a importância da Mobilidade Suave, na reabilitação desta artéria urbana.

A antiga Linha Ferroviária do Corgo começava, precisamente, na Estação de Peso da Régua que recebe também a Linha do Douro. Aliás, a Linha do Corgo - a Linha das estâncias termais de Vidago, Pedras Salgadas e Chaves, partilhava os primeiros metros com a Linha do Douro, até virar para Norte, pouco depois da ponte sobre a foz do Rio Corgo. Aqui, rumava em direcção a Chaves, passando por Vila Real e Vila Pouca de Aguiar. Actualmente, é já possível percorrer uma boa parte do antigo canal ferroviário, em modos suaves, desde Vila Real até Curalha, próximo da cidade de Chaves.


Fonte: Câmara Municipal de Peso da Régua
27 de Março de 2021

Brevemente, todas as Ciclovias estarão online.