Caminhos de Santiago
Caminho Português Interior
LINHA DO CORGO Greenway

A Linha do Corgo (originalmente denominada Linha do Valle do Corgo ou Caminho de Ferro da Regoa a Chaves), é uma linha de caminho-de-ferro construída no auge do turismo Termal. A linha agora desactivada, unia as localidades de Peso da Régua e Chaves, passando por Vila Real e Vila Pouca de Aguiar, seguindo paralela aos Rios Corgo e Tâmega.

Planeada desde o Século XIX, como forma de ligar as estâncias termais de Vidago e Pedras Salgadas e as localidades de Vila Pouca de Aguiar, Vila Real e Chaves à Linha do Douro, foi inaugurada no dia 12 de Maio de 1906, com a chegada do comboio a Vila Real. Em 15 de Julho de 1907, o troço Vila Real - Pedras Salgadas, foi aberto à exploração comercial e, três anos depois, em 20 de Março de 1910, é a vez do troço entre Pedras Salgadas e Vidago abrir à população. Mais tarde, o troço Vidago - Tâmega (Curalha) foi inaugurado em 20 de Junho de 1919, para ficar concluída com a ligação definitiva à cidade de Chaves, em 28 de Agosto de 1921.

Para além de numerosos sifões, aquedutos e pontões, esta linha contava ainda com sete pontes, entre elas, a Ponte do Corgo, na foz do rio; a Ponte sobre a Ribeira de Oura, em Vidago e, a Ponte do Tâmega, em Curalha.

O troço ferroviário entre Vila Real e Chaves foi encerrado ao público em 1990, enquanto que a ligação entre o Peso da Régua e Vila Real, foi desactivada para obras em 25 de Março de 2009, sendo totalmente encerrada pela Rede Ferroviária Nacional, em Julho de 2010.

Considerando o elevado valor turístico do antigo canal ferroviário, os quatro Município envolvidos, juntaram-se e decidiram transformar a velha Linha num espaço aprazível, de lazer e de fruição colectiva, a Ecopista da Linha do Corgo.

Assim, no ano de 2005, o Município de Vila Pouca de Aguiar inaugurou o primeiro Percurso da Ecopista, entre a Vila e Pedras Salgadas, com uma extensão de pouco mais de 6 quilómetros. Posteriormente, foi a vez de Vila Real construir também o seu Percurso concelhio, enquanto Vila Pouca de Aguiar concluía a totalidade do seu traçado municipal, da Ecopista da Linha do Corgo.

A Autarquia de Chaves também não ficou para trás, e a seu tempo, requalificou o Percurso Sul do traçado Concelhio da Ecopista, entre Vidago e a Ponte sobre o Rio Tâmega, na Curalha. Actualmente, em 2021, está a proceder à requalificação do restante Percurso, mais a Norte, entre a Curalha e o centro da cidade de Chaves.

A Ecopista da Linha do Corgo, é uma via panorâmica com zonas de lazer, pois ao longo do seu trajecto foram plantadas árvores, colocados bancos e candeeiros e criadas áreas de lazer e espaços verdes. Há também acessos para o socorro de emergência.

Os Municípios envolvidos neste projecto (Peso da Régua, Vila Real, Vila Pouca de Aguiar e Chaves) pretendem potenciar a Ecopista da Linha do Corgo, como uma importante valência turística e, ao mesmo tempo, respeitar a história do Caminho de Ferro no Vale de Aguiar e a memória daqueles que nele trabalharam. Esta Ecopista vai ganhando importância, à medida em que se vai ampliando, e quando for concluída na sua totalidade, entre Peso da Régua e Chaves, passará a ser uma infraestrutura de relevante interesse turístico de escala regional, tanto mais que os Percursos a Sul, estão inseridos na Região Demarcada do Alto Douro Vinhateiro - Património da Humanidade da Unesco.

Também, alguns dos Percurso da Ecopista da Linha do Corgo, fazem parte dos Caminhos de Santiago em Portugal, integrando, entre Vila Real e Vila Pouca de Aguiar, o Caminho Português Interior.

A Autarquia de Chaves está, actualmente, a proceder à requalificação do seu Percurso Norte, entre a Curalha e o centro da cidade.

Já em pleno funcionamento, está o Percurso da Ecovia do Tâmega, que liga a cidade de Chaves à sua congénere transfronteiriça, Verin, na Galiza, proporcionando um carácter internacional a esta Ecopista. Com a abertura desta ligação ciclável entre Chaves e Verin, na vizinha Galiza, os Percursos de Chaves da Ecopista da Linha do Corgo, passaram a integrar a nova Ecovia Internacional do Tâmega e Corgo, que brevemente, unirão a Vila de Vidago à de Verin, ao longo de quase 50 quilómetros.


Fonte: Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar
Fonte: Câmara Municipal de Vila Real
Fonte: Câmara Municipal de Chaves
Fonte: Wikipédia
3 de Maio de 2021


Brevemente, todos os Percursos estarão online.

LINHA DO CORGO
PK (km) : ESTAÇÃO/Apeadeiro
00,000 : RÉGUA
00,900 : ]Rio Corgo[
01,183 : Corgo
03,401 : Tanha
03,489 : ]Ponte da Tanha[
07,188 : Alvações
11,422 : POVOAÇÃO
14,269 : Carrazedo
14,362 : Desvio de Carrazedo
17,960 : Cruzeiro
25,069 : VILA REAL
28,787 : ABAMBRES
29,412 : ]Rio Pequeno[
32,228 : Cigarrosa
32,458 : ]Ribeira das Pardas[
34,958 : FORTUNHO
35,213 : ]Ponte de Fortunho[
38,883 : SAMARDÃ
40,406 : ]Ponte sobre Regato do Reboredo[
44,872 : ]Ponte sobre Ribeira Chã de Vales[
45,134 : Tourencinho
48,121 : ZIMÃO
50,443 : Parada de Aguiar
50,606 : ]Rio Corgo[
54,187 : VILA POUCA DE AGUIAR
57,770 : Nuzedo
61,268 : PEDRAS SALGADAS
64,383 : Sabroso
70,557 : LOIVOS
74,827 : Oura
75,788 : Sálus
76,535 : VIDAGO
77,121 : ]Ponte sobre a Ribeira de Oura[
77,515 : Campilho
80,993 : Vilarinho das Paranheiras
84,601 : Peneda
87,027 : Vilela do Tâmega
88,979 : ]Ponte sobre Rio Tâmega[
89,489 : TÂMEGA
94,343 : Fonte Nova
96,167 : CHAVES