8,030km
Ciclovia:

Ecovia do Tâmega - Eurocidade Chaves/Verin

Ecovia Internacional do Tâmega e Corgo.

Início/Fim: A Ecovia do Tâmega começa na cidade de Chaves, Trás-os-Montes, junto à Ponte da Galinheira - Açude de Santa Cruz, na margem esquerda do Rio Tâmega, já na periferia Norte da cidade.

Começa, exactamente, onde passa o Percurso de Santa Cruz, das Ciclovias das Margens do Tâmega, no momento em que atravessa o rio para a outra margem, direita.

GPS: 41° 45' 13.36" N,  7° 27' 28.73" W

Fim/Início: A Ecovia do Tâmega termina a Norte, na fronteira com a vizinha Galiza.

Termina na Ponte do Contrabando, sobre o Rio Pequeno (Ribeira de Feces), junto à foz deste rio, afluente do Tâmega, mesmo ao lado do Açude da Veiga, na margem esquerda do Rio Tâmega.

GPS: 41° 48' 32.19" N,  7° 25' 32.20" W

Extensão: 8.030 metros.
Caracterização do Percurso: A Ecovia do Tâmega é o Corredor Ecológico Transfronteiriço que une, sempre à beira rio, Chaves - em Trás-os-Montes, a Verín - na Galiza. O Percurso completo supera os 30 quilómetros.

É uma rota para percorrer a pé ou de Bicicleta, desfrutando do contacto com a paisagem e a Natureza. Pelo caminho vai encontrar os campos com culturas de cereal e hortas e, o maior conjunto lacustre, o das Lagoas de Chaves (Tâmega).

Fonte: C. M. de Chaves

Pontos de Interesse: O Percurso da Ecovia desenvolve-se quase sempre pela beira-rio, onde podemos apreciar a paisagem Natural e a biodiversidade proporcionada pelo Rio Tâmega.

Pelo caminho vai passar pelas Lagoas do Tâmega, criadas de forma artificial pela extração de areia, e que agora são santuário de aves e ponto de passagem e nidificação para algumas espécies migratórias.

A Autarquia aproveitou a construção da Ecovia do Tâmega, para criar também 3 percursos de Observação de Aves, sendo um deles atravessado pela Ecovia, na zona das Lagoas.

Esta Ecovia liga Chaves a Verin, dentro da Euroregião Galiza-Norte de Portugal, que é a zona da Península Ibérica com a maior quantidade de Nascentes Termais.

Envolvência: Trata-se aqui de um Percurso de Natureza, pois a Ecovia do Tâmega, desenvolve-se integralmente nas margens do Rio Tâmega e das suas Lagoas.
Utilização: É permitida a circulação de Peões - caminhada, de Bicicletas - cicloturismo e BTT, e a Cavalo.

Ecovia bidireccional partilhada.

Piso e sinalização: O Percurso está, praticamente, todo pavimentado com betuminoso de cor natural. Existe um pequeno trajecto em empedrado, quando se atravessa Vila Verde da Raia.

Apresenta diversa sinalização vertical, específica desta Ecovia, painéis informativos e marcos quilométricos.

Declive: Percurso praticamente plano, sempre com um perfil muito suave, que se desenvolve inteiramente nas margens do rio.

Grau de Dificuldade: Sem qualquer dificuldade.

Entidade responsável: Câmara Municipal de Chaves
Apoios: Nuno Guerreiro
Inauguração: O Município de Verin, na Galiza, inaugurou o primeiro Percurso da Ecovia do Tâmega, com quase 5 quilómetros (dos mais de 20 que constituem a Ecovia em terras Galegas), e com início na praia fluvial de Verin, em Julho de 2014.

Em 2015, entrou em funcionamento o Percurso português, com cerca de 8 quilómetros.

Notas: Esta Ecovia do Tâmega, é um dos Percursos cicláveis que integram a Ecovia Internacional do Tâmega e do Corgo.

A partir da fronteira com a Galiza, a Ecovia continua para Norte, jusante, até à cidade de Verin.

No ponto de início, na margem esquerda do Rio Tâmega, junto à Ponte da Galinheira, liga-se às Ciclovias das Margens do Tâmega, em direcção a Sul.

 
Utilização/Use
Caminhada/Caminante/Pedestrian Bicicleta/Bicycle Equestre/Ecuestre/Equestrian Interdito a Veículos Motorizados/Prohibido para Vehículos Motorizados/Prohibited for Motorized Vehicles
 
Fotogaleria/Slideshow
Ecovia do Tâmega
 
Google Maps
 
Google Earth #
 
Coordenadas GPS #
 
Multimédia
Video
 
Multimédia
Video
Página actualizada pela última vez em: 19.Maio.2021
VOLTAR Esta página já foi visitada vezes, desde 19.Maio.2021