A Autarquia de Vila do Conde aderiu há muito à mobilidade suave com a construção da primeira via ciclável Municipal, na marginal atlântica, como resultado da requalificação urbana desta frente marítima, levada a cabo pelo Programa Polis. A Ciclovia percorre toda a linha de Praias da Frente Urbana Norte, até ao Concelho vizinho da Póvoa de Varzim.
Posteriormente, entrou em funcionamento uma nova via ciclável, de acesso à nova Zona Comercial de Modivas, no Parque Nassica.
Pouco depois, em 2007, a Autarquia criou mais uma Ciclovia urbana, na Avenida do Castelo. Ao mesmo tempo, com a requalificação da Linha da Póvoa (CP) e, consequente transformação em Linha B, Vermelha, do Metro do Porto, foi também criado um novo acesso ciclável à Estação Espaço Natureza e a esta nova infraestrutura de transportes públicos, na freguesia do Mindelo.
Entretanto, a Autarquia tem mantido a aposta na mobilidade suave, um pouco por toda a urbe, como aconteceu com a construção de mais duas novas Ciclovias, na Avenida da Liberdade e na Marginal do Ave, na margem direita do rio.
Como Vila do Conde fica no mapa dos Caminhos de Santiago, e ciente desta nova realidade, a Câmara Municipal construiu a Ecovia do Litoral Sul, para facilitar a passagem pelo Concelho, dos Peregrinos do Caminho Português da Costa, em direcção a Santiago de Compostela.
Também, não foi esquecida a questão do Bike Sharing e, a seu tempo, o Município investiu neste novo conceito de Bicicletas partilhadas, com a criação das biConde, o Serviço de Bicicletas Públicas de Uso Partilhado, de Vila do Conde, constituído por 60 Bicicletas, distribuídas por 12 Parques de Estacionamento, localizados em espaços importantes da cidade.
Brevemente, todas as Ciclovias estarão online.