17,946 km
MEIOS DE UTILIZAÇÃO PERMITIDOS E DISPONIBILIZADOS NESTA CICLOVIA
Back to Route webpage
Regressar à página do Percurso da Póvoa de Varzim da Ecopista do Ramal de Famalicão
 
Caminhada/Caminante/Pedestrian Bicicleta/Bicycle
CAMINHADA BICICLETA
+ No Percurso da Póvoa de Varzim, da Ecopista do Ramal de Famalicão, a sua utilização deve realizar-se através de modos suaves: a pé, de bicicleta e, outros meios de mobilidade não motorizada.
 
Interdito a Veículos Motorizados/Prohibited for Motorized Vehicles Interdito a Motos/Prohibited to Motorcycles Interdito a Automóveis/Car interdiction Interdito a Veículos de Tração Animal/Ban on wagons
VEÍCULOS
MOTORIZADOS
MOTAS/
MOTORIZADAS
AUTOMÓVEIS VEÍCULOS
T/ANIMAL
- Não é permitida a circulação de veículos motorizados nem de veículos de tração animal.
 
Praias Atlânticas Pontos de Interesse Monumentos Património Religioso Monte de S. Félix Albergue de Peregrinos Ecomuseu de S. Pedro de Rates Áreas de Descanso e Contemplação
PRAIAS PONTOS DE
INTERESSE
MONUMENTOS PATRIMÓNIO
RELIGIOSO
MIRADOURO ALBERGUE MUSEU DESCANSO
Papeleiras Iluminação Pública Painéis de Informação Zona Rural Suportes de Estacionamento para Bicicletas Parque de Estacionamento Automóvel
PAPELEIRAS ILUMINAÇÃO INFORMAÇÃO ZONA
RURAL
ESTACIONAMENTO
BICICLETAS
ESTACIONAMENTO
AUTOMÓVEL
Nota: Na hora em que este texto está a ser escrito e publicado no site, as obras de requalificação do Percurso da Póvoa de Varzim, da Ecopista da Linha de Guimarães, ainda se encontram em execução. A Autarquia Local prevê a sua conclusão para o primeiro semestre de 2020. Por isso, alguns pormenores aqui descritos, podem não corresponder à realidade, ainda.

+ Este Percurso começa na cidade balnear da Póvoa de Varzim que se caracteriza pela extensa costa atlântica, repleta de excelentes praias de areia dourada. O Concelho tem uma costa de 12 quilómetros ininterruptos de praias, intercaladas por rochedos, que são as mais famosas da Costa Verde devido às suas águas ricas em iodo.

+ Pelo caminho vai encontrar muitos locais de descanso e contemplação. Se se atrasar e for surpreendido pelo anoitecer, não se preocupe, pois, todo o Percurso está equipado com iluminação pública.

+ Quanto mais avança em direcção a Balasar, mais se embrenha no meio rural e, são cada vez mais frequentes os campos agrícolas que envolvem o Percurso.

+ A poucos quilómetros do início, vai encontrar vários acessos à Ecopista que, ao mesmo tempo, lhe proporcionam um caminho alternativo em direcção ao Monte de S. Félix e respectivo Miradouro. Com 202 metros de altitude, o Monte ostenta a Capela de S. Félix, lá no alto e, 328 degraus mais abaixo, o Santuário da Senhora da Saúde.

+ Passe a antiga Estação CP de Laúndos e, logo a seguir, vai deparar-se com a secular Vila de S. Pedro de Rates. Faça uma pausa para a visitar. A Vila tem aquele que se tornou no primeiro Albergue de Peregrinos do Caminho Português de Santiago a abrir em Portugal, pois, por aqui passava uma antiga Via Romana. Pode, também, fazer a rota do Ecomuseu de S. Pedro de Rates que tem como ex-líbris a Igreja Românica de Rates, um dos mais importantes monumentos românicos medievais no então emergente reino de Portugal, agora classificada como Monumento Nacional.

+ Depois disto vai ainda atravessar mais duas localidades, Fontaínhas e Balasar, que se aproximam já da raia do Concelho Poveiro.

+ Pelo caminho são vários os edifícios, sinais e outras memórias do património ferroviário da antiga Linha do Ramal de Famalicão que, também, sofreram com o abandono do caminho de ferro. No entanto, a Autarquia Local desenvolveu esforços para recuperação integral das antigas infraestruturas das Estações de Fontaínhas e Rates e, que estão a ser transformadas em polos de apoio aos utilizadores da Ecopista e, por conseguinte, aos Peregrinos de Santiago.

+ Ao longo de toda a Ecopista irá deparar-se com numerosos sinais rodoviários e outros, bem como painéis informativos, que o situam devidamente e lhe oferecem várias opções de caminho.

+ Boas Pedaladas!

 
VOLTAR
2008- | ©ciclovia.pt #