Bicycle routes in the municipality of VILA NOVA DE CERVEIRA

Ciclovias de Vila Nova de Cerveira (Bicycle routes in the municipality of VILA NOVA DE CERVEIRA)

CAMINHO DO RIO
MAPA das Ciclovias de Vila Nova de Cerveira

A Vila das Artes, do Alto Minho, também se rendeu à mobilidade suave e, desde há muito, contempla os residentes e os seus visitantes com uma infraestrutura ciclável de enorme importância.

Foi em 2013 que a Autarquia de Vila Nova de Cerveira colocou ao serviço de todos, o primeiro Percurso da Ecopista - Caminho do Rio, entre as Praias da Mota e da Lenta, terminando um pouco acima do Centro Histórico de Vila Nova de Cerveira.

Posteriormente, em 2015, a Ecovia foi prolongada para Norte, até ao Concelho vizinho de Valença, totalizando uma extensão de cerca de 13 quilómetros, que percorre a margem esquerda do Rio Minho, abrangendo praticamente todo o Concelho Cerveirense. O que faltava, considerando a pequena distância que separa a Praia da Mota do Concelho vizinho de Caminha, a Sul, levou a Câmara Municipal a avançar com esta ligação, praticamente concluída, prevendo-se a sua inauguração para muto breve, em 2021.

A Ecopista - Caminho do Rio, foi criada com o objectivo de fomentar a melhoria da qualidade de vida e bem-estar da população; potenciar estilos de vida saudáveis aumentando a consciencialização Ambiental; promover e dinamizar atividades relacionadas com o ecoturismo, tais como: pedestrianismo, birdwatching, educação ambiental, entre outros.

Por tudo isso, em 28 de Setembro de 2017, a Ecopista - Caminho do Rio, foi galardoada com o Terceiro Prémio, na Categoria “Excelência”, pelo 8º Prémio Europeu de Vias Verdes.

Ainda para o decorrer do ano de 2021, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira está a trabalhar num projeto comum entre as Eurocidades de Cerveira/Tomiño, Valença/Tuy e Monção/Salvaterra, para implementação de um sistema de Bike Sharing - Bicicletas Públicas de Uso Partilhado, com 42 bicicletas eléctricas.

Entretanto, a Autarquia Cerveirense e a sua congénere da margem Galega, Tomiño, elaboraram um projecto comum, audacioso, de construção de uma Ponte Pedonal e Ciclável que una as duas Vilas das margens do Rio Minho. Este projecto aguarda financiamento público.


Fonte: Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira
22 de Fevereiro de 2021
VOLTAR