RIO LIMA Ecoway
Ecovia do Rio Lima (RIO LIMA Ecoway)


VEIGAS AÇUDES LAGOAS
 
REFÓIOS

JOLDA S. PAIO

(Brevemente)

ERMELO



Os Municípios do Vale do Lima (Viana do Castelo, Ponte de Lima, Ponte da Barca e Arcos de Valdevez) juntamente com a Comunidade Urbana Vale-e-Mar - Valimar ComUrb, criaram os Projectos "Caminhos do Lima" e "Guarda-Rios". Estes projectos visam uma intervenção na área ambiental com diversas iniciativas, nomeadamente, na preservação dos habitats, na sensibilização das populações para a preservação da natureza e o no fomento do ecoturismo.

De entre as diversas intervenções, destaca-se a criação de trilhos à beira-rio, ao longo das duas margens, em particular com a construção da Ecovia do Rio Lima, bem como de outras Ciclovias de interligação dos vários segmentos desta infraestrutura ciclopedonal.

A Ecovia do Rio Lima é, assim, constituída por 6 Percursos, que se estendem pelas margens que banham estes Municípios. Na margem esquerda, o Percurso das Veigas, entre Deão, em Viana do Castelo, e Ponte de Lima (a jusante); e o Percurso dos Açudes, entre Ponte de Lima (a montante) e Ponte da Barca. O Percurso das Lagoas, entre Ponte de Lima (a jusante) e a Ribeira da Silvareira, em Fontão; e o Percurso de Refóios do Lima (dividido em 2 Percursos), entre Ponte de Lima (a montante) e os Arcos de Valdevez, estes na margem direita. Por fim, o Percurso do Ermelo, a montante de todos os outros, entre a aldeia de Ermelo e Vilarinho de Souto, nos Arcos de Valdevez, também na margem direita do Lima e da albufeira de Touvedo.

Com a constante manutenção e ampliação da Ecovia, os Municípios envolvidos pretendem fazer chegar os 5 primeiros Percursos aos centros urbanos de Viana do Castelo, Ponte da Barca e Arcos de Valdevez, por forma a constituírem-se num circuito ininterrupto (circular), ao longo das duas margens do Lima, tanto a Poente como a Nascente da vila de Ponte de Lima. O prolongamento do Percurso das Lagoas em direcção a Viana do Castelo já começou, em 2012, com a construção da ponte sobre a Ribeira da Silvareira e, a ampliação do Percurso dos Açudes entre a ETAR de Ponte da Barca e o Rio Vade, ficou pronta no segundo trimestre de 2014. Entretanto, o Município de Arcos de Valdevez já inaugurou, em 1 de Junho de 2015, o Percurso Arcuense, entre os Arcos de Valdevez e a Jolda S. Paio, ligando-se ao Percurso de Refóios do Lima.

Fonte: Municípios e Valimar ComUrb
Em 30 de Janeiro de 2020


Brevemente, todos os Percursos estarão online.


 
VOLTAR