ECOVIA DO LITORAL NORTE
Considerando que as zonas costeiras assumem uma importância estratégica crescente em termos ambientais, económicos, sociais e culturais. A resolução dos seus problemas, designadamente o controlo dos processos erosivos, da ocupação urbana de zonas de risco, da destruição de habitats e a perda de biodiversidade e do declínio das actividades económicas, revela-se prioritária no âmbito de uma política de desenvolvimento sustentável, implicando que se procure o equilíbrio e interacção indispensáveis entre a conservação dos recursos Naturais, a protecção da Natureza e o desenvolvimento socioeconómico de cada Região, encontrando-se as soluções mais eficazes que lhes assegurem um efectivo desenvolvimento sustentável e equilibrado. Foi com esta preocupação que em Junho de 2008 foi lançado o programa nacional de requalificação e valorização da Orla Costeira - Polis Litoral.
Assim, o Programa Polis Litoral Norte, decidiu-se por um conjunto de intervenções que visam: Proteger e requalificar a zona costeira; Promover a fruição pública do litoral e, Potenciar os recursos Ambientais como factor de competitividade.
Daqui resultaram um conjunto de infraestruturas ciclo-pedonais ao longo da orla marítima, entre Esposende, a Sul, e Caminha, a Norte, e atravessando Viana do Castelo, com uma extensão total de 73 quilómetros - a Ecovia do Litoral Norte.
Nalguns casos, requalificaram Ciclovias existentes, noutros construíram de raiz, sendo que também alguns destes Percursos, antigos e novos, fazem agora parte do Caminho Português da Costa, de Santiago/Fátima.
Brevemente, todos os Percursos online.
ESPOSENDE |
PRAIA DE RIO MOINHOS
(Brevemente)
PONTE PEDONAL E CICLÁVEL SOBRE O RIO NEIVA
(Brevemente)
VIANA DO CASTELO |
CABEDELO - S. LOURENÇO
(Brevemente)
CORREDOR ECOLÓGICO ENTRE CARREÇO E AFIFE
(Brevemente)
CAMINHA |
PASSEIO FRANCISCO SAMPAIO
(Brevemente)
FOZ DO RIO ÂNCORAMAPA |
VOLTAR | Esta página já foi visitada vezes, desde 09.Fevereiro.2021 |