Bicycle routes in the municipality of LISBOA
160,000 km

O Município de Lisboa criou uma Rede de Percursos e Corredores Cicláveis, as Ciclovias de Lisboa, que se caracterizava por ser contínua, de malha fechada, articulada com os transportes públicos e com o Património Ecológico e Cultural e, até mesmo, unida aos Concelhos vizinhos.

Numa fase inicial, nos primórdios do milénio, pretendia criar Percursos Cicláveis seguros e cómodos para os utilizadores, que permitissem ligar áreas estratégicas do tipo residenciais, mistas e de serviços e, áreas verdes de recreio e de lazer, formando, assim, uma primeira estrutura de circulação. A existência desta primeira Rede de Infraestruturas - na génese das Ciclovias de Lisboa, com qualidade para a circulação em Bicicleta, seria condição para o aumento do seu uso na cidade. Neste sentido, a Rede Ciclável visava não só o incentivo ao uso de meios de mobilidade alternativos e suaves, mas, simultaneamente, a requalificação dos espaços que atravessava.

Assim, a cidade de Lisboa já tinha, em finais de 2010, quase 80 quilómetros de vias cicláveis, as Ciclovias de Lisboa, que eram constituídas pelos Percursos e Corredores da Cidade de Lisboa e pelas Pistas e Percursos do Parque Florestal de Monsanto.

Em 2016, apenas no perímetro urbano, a cidade já contava com cerca de 60 quilómetros de Ciclovias.

Em finais de 2019, o Concelho quase duplicou o número de Percursos Cicláveis, atingindo os 105 quilómetros de Ciclovias.

No ano de 2020, o Concelho de Lisboa passou dos 105 quilómetros de Percursos Cicláveis, em Maio, para mais de 160, no fim do ano.

O grande objectivo para o corrente ano de 2021, é o de atingir e ultrapassar a meta dos 200 quilómetros de Ciclovias, em Lisboa.

Actualmente, a cidade de Lisboa disponibiliza a todos, a Rede Ciclável de Lisboa, ou Lisboa Ciclável, assente em 6 eixos estruturantes, Marginal, Panorâmico, Alcântara-Pontinha, Central, Baixa-Aeroporto e Olivais-Beato.

O Sistema de Bicicletas Públicas de Uso Partilhado, também não foi esquecido e, no ano de 2017, a Autarquia Alfacinha implementou o sistema GIRA, que já conta com centenas de Bicicletas, umas do tipo tradicional, outras eléctricas. A par destas iniciativas, também implementou um enorme conjunto de Bicicletários, suportes de estacionamento para Velocípedes, espalhados, um pouco por toda a cidade.


Fonte: Câmara Municipal de Lisboa
30 de Abril de 2021