8,697km
Ciclovia: Percursos da Mata Nacional do Choupal.
Localização: A Mata Nacional do Choupal localiza-se nas Freguesias de Santa Cruz e S. Martinho do Bispo.

Situada, na sua maioria, fora dos limites da cidade, confronta com a margem direita do Rio Mondego, a Sul; com a cidade de Coimbra, a Nascente e, com os campos agrícolas do Baixo-Mondego, a Norte e Poente.

O acesso principal faz-se pela EN 111-1, que liga Coimbra à Figueira da Foz.

GPS: 40° 13' 23.29" N,  8° 26' 44.38" W - Entrada Norte

Extensão: 8697 metros.
Caracterização do Percurso: Trata-se de um conjunto de corredores ciclo-pedonais que envolvem e atravessam toda a Mata do Choupal.

Este espaço de recreio e turismo, é muito visitado e frequentado pela população da cidade que usufrui de um local aprazível, que disponibiliza diversas infraestruturas associadas à prática do desporto, recreio, lazer e da Natureza.

A Mata do Choupal pode ser considerada o maior Parque de Coimbra, no que diz respeito à biodiversidade animal e vegetal, sendo, hoje em dia, um autêntico “pulmão verde” da cidade.

Pontos de Interesse: Para além da enorme biodiversidade vegetal e animal, em que se destaca o grande número de espécies de aves aquáticas, a Mata do Choupal tem muitas outras valências para oferecer a quem a visita.

São várias as infraestruturas permanentes. Parque de Merendas, Bar, Ringues Desportivos, Mostra de Plantas Aromáticas e Medicinais, dois Observatórios de Vida Aquática, Mostra de Instrumentos de Elevação de Água Tradicionais, Casa da Mata, Instalações Sanitárias, etc.

Na zona central da Mata, localiza-se a Rua do Estudante - espaço de leitura.

Envolvência: A Mata Nacional do Choupal localiza-se na margem direita do Rio Mondego, envolvida por campos agrícolas, na periferia da cidade de Coimbra.
Utilização: Todos os Percursos de Ciclovias desenvolvem-se nos corredores pedonais da Mata do Choupal, sendo, portanto, partilhados com os peões.

Não é permitida a circulação de veículos motorizados. A circulação a cavalo, deve ser feita na localização própria, na zona Poente da Mata.

Piso e sinalização: O pavimento utilizado é variado, sendo que, na maior parte dos Percursos é utilizado o tout-venant, gravilha. Em algumas zonas, mais concorridas, é usado o cimento.

Na Entrada da cidade, a Nascente, existe sinalização, normalizada, de Ciclovia partilhada.

Declive: A Mata Nacional do Choupal localiza-se na margem, direita, do Rio Mondego, pelo que não existem quaisquer declives. Mesmo as várias pontes de travessia das Valeiras, estão situadas ao nível da Mata.

Grau de Dificuldade: Sem dificuldade de maior. De qualquer modo, tanto pelo pavimento utilizado, pouco rolante, bem como pela extensão dos Percursos, poderá ser mais desafiante do que parece.

Entidade responsável: Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas

Câmara Municipal de Coimbra

Apoios: Nuno Guerreiro
Inauguração: A Mata do Choupal existe, e tem-se desenvolvido, desde o século XVIII. A Autarquia de Coimbra só a tornou ciclável há relativamente pouco tempo. Mais concretamente, aquando da conclusão da totalidade das Ciclovias de Coimbra B, um pouco antes do Verão de 2016.
Notas: As Entradas Norte e Nascente, da Mata do Choupal, fazem uma ligação contínua às Ciclovias de Coimbra B.
 
Utilização/Use
Caminhada/Caminante/Pedestrian Bicicleta/Bicycle Equestre/Ecuestre/Equestrian Interdito a Veículos Motorizados/Prohibido para Vehículos Motorizados/Prohibited for Motorized Vehicles
 
Fotogaleria/Slideshow
Fotogaleria/Slideshow
 
Google Maps
 
Google Earth #
 
Multimédia
 
Multimédia
Página actualizada pela última vez em: 06.Dezembro.2020
VOLTAR Esta página já foi visitada vezes, desde 06.Dezembro.2020
2008- | ©ciclovia.pt #