2,023km
Ciclovia:

Ciclovias do Pinhal de Marrocos

Ciclovia de Coimbra.

Início/Fim: A Ciclovia tem início na zona da Quinta da Nora, no cruzamento da Rua Cabral Antunes com a Avenida Mendes Silva, a poucos metros do Quartel dos Bombeiros Sapadores de Coimbra. Começa ao lado da nova Ciclovia do Vale das Flores.

GPS: 40° 11' 39.07" N,  8° 24' 52.43" W

Fim/Início: Termina na localidade de Carvalhosas, no Areeiro, entre a Circular Externa (N17) e o Parque de Campismo de Coimbra, exactamente onde se situava o Apeadeiro CP de Carvalhosas, do antigo Ramal da Lousã.

GPS: 40° 11' 14.66" N,  8° 24' 1.17" W

Extensão: 2.023 metros.
Caracterização do Percurso: A Ciclovia localiza-se na Zona Sul da Cidade de Coimbra, fazendo a ligação entre o Vale das Flores e o Areeiro, através do Pinhal de Marrocos. Desenvolve-se, fundamentalmente, ao longo da artéria rodoviária que atravessa o Polo II da Universidade de Coimbra, junto ao Rio Mondego.
Pontos de Interesse: A Ciclovia começa muito próximo do Centro de Saúde Norton de Matos e do Quartel dos Bombeiros Sapadores de Coimbra, no mesmo local onde passa a Ciclovia do Vale das Flores.

Depois, segue em direcção à Portela através do Pinhal de Marrocos, onde atravessa o Polo II da Universidade de Coimbra, ao lado do Rio Mondego. Aqui passa “à porta” de diversas Instituições de Ensino Superior e outras infraestruturas que constituem este Campus Universitário.

Por fim, chega ao Areeiro, e ao Parque de Campismo de Coimbra, exactamente onde, antigamente, se localizava o Apeadeiro CP de Carvalhosas, do Ramal da Lousã e, que agora, vai dar lugar a uma nova Estação do futuro MetroBus Mondego (Metro Ligeiro de Superfície).

Envolvência: A Ciclovia liga o Vale das Flores ao Areeiro, passando de uma zona urbana residencial à periferia da cidade, de menor densidade populacional, através de diversas Instituições de Ensino Superior.
Utilização: Praticamente, toda a Ciclovia é partilhada com os peões, em Percursos bidireccionais.
Piso e sinalização: O pavimento utilizado nesta Ciclovia é variado, mas na maior parte da sua extensão, desenvolve-se no mesmo espaço dos peões, o corredor pedonal, constituído por ladrilhos. No início, no Vale das Flores, é em betuminoso pigmentado de vermelho.

Está devidamente identificada com sinalização vertical normalizada e, no pavimento apresenta sinalização horizontal, pintada a branco, com os pictogramas de velocípede e setas direccionais.

Declive: Praticamente plana, sem declives acentuados. Sobe ligeiramente até ao cruzamento com a Rua Pinhal de Marrocos, sensivelmente a meio da Ciclovia, descendo, depois, em direcção ao Parque de Campismo.

Grau de Dificuldade: Sem qualquer dificuldade.

Entidade responsável: Câmara Municipal de Coimbra
Apoios: Nuno Guerreiro
Inauguração: Esta Ciclovia foi inaugurada no 30 de Novembro de 2020, embora alguns Percursos funcionassem há já bastante tempo, como é o caso do Percurso de ligação ao Parque de Campismo de Coimbra.
Notas: A Ciclovia, no seu início, faz ligação directa com a Ciclovia do Vale das Flores. E antes de atravessar para a Circular Externa de Coimbra, na Rua Princesa Cindazunda, cruza-se com a Ciclovia da Portela.
 
Utilização/Use
Caminhada/Caminante/Pedestrian Bicicleta/Bicycle Interdito a Veículos Motorizados/Prohibido para Vehículos Motorizados/Prohibited for Motorized Vehicles
 
Fotogaleria/Slideshow
Fotogaleria/Slideshow
 
Google Maps
 
Google Earth #
Página actualizada pela última vez em: 25.Janeiro.2021
VOLTAR Esta página já foi visitada vezes, desde 25.Janeiro.2021
2008- | ©ciclovia.pt #