MONDEGO Bike Path
Ciclovia do Mondego (MONDEGO Bike Path)
 
ESTAÇÃO VILA VERDE

LARES

(Brevemente)

 

EREIRA

(Brevemente)

P. RIBEIRINHO

(Brevemente)

C. NÁUTICO
 

FORMOSELHA

(Brevemente)

COIMBRA

(Brevemente)

MAPA da Ciclovia do Mondego

A Comunidade Intermunicipal do Baixo Mondego (CIM/BM) decidiu, há vários anos, criar um projecto de mobilidade suave que haverá de ligar a Figueira da Foz e a costa Atlântica à Cidade de Coimbra, utilizando para isso, as margens do Rio Mondego como via estruturante.

Os Municípios da Figueira da Foz, de Montemor-o-Velho e de Coimbra, aderiram a este projecto intermunicipal e iniciaram já a construção de diversos Percursos que, futuramente, constituirão a Ciclovia do Mondego, com uma extensão total, de cerca de 46 quilómetros.

A montante, a Ciclovia começará na Cidade dos Estudantes, junto ao Açude-Ponte, na margem esquerda do Rio Mondego, onde passa actualmente a Ciclovia da Ponte Pedonal e Ciclável sobre o Rio Mondego, das Ciclovias de Coimbra.

A jusante, a Ciclovia do Mondego tem já início junto à Estação de Caminhos de Ferro da Figueira da Foz, na zona leste da cidade, com um Percurso criado antes de 2006. Mais recentemente, em 22 de Setembro de 2020, a Autarquia Figueirense prolongou este Percurso até à Freguesia de Vila Verde, num total de 4331 metros. Futuramente, será o Percurso de Lares, que ligará a Ciclovia ao Concelho vizinho, de Momtemor-o-Velho.

O traçado restante desta via continua junto ao dique de contenção do leito central do Mondego e daí em diante, a caminho de Montemor-o-Velho, a Ciclovia estende-se ao longo do canal de rega da margem direita, passando do leito central para o chamado “leito abandonado” do rio - entre a povoação de Ereira e Montemor-o-Velho - em direcção ao Centro Náutico, onde já existe um Percurso construído, com quase 4 quilómetros, o primeiro Percurso de Montemor-o-Velho. Entretanto este Município do Baixo Mondego, iniciou a construção do novo Parque Urbano Ribeirinho, na margem do Leito Padre Estêvão Cabral, em Julho de 2020, que acrescentará cerca de 1 quilómetro à Ciclovia do Mondego, a jusante do Centro Náutico.

A Ciclovia volta a unir-se ao Mondego na zona da Ponte da Formoselha, ainda em Montemor-o-Velho, seguindo para o concelho vizinho de Coimbra, até ao Açude-Ponte, já na Cidade Universitária, na margem esquerda do Mondego, onde termina.

O projeto engloba uma plataforma de circulação de Bicicletas junto ao rio, com 2,6 metros de largura, cinco pontes revestidas a painéis de madeira, 18 ligações a Estações e Apeadeiros do Caminho-de-Ferro e, espaços de paragem e estadia ao longo do Percurso.


Fonte: CIM BM - Comunidade Intermunicipal do Baixo Mondego
Fonte: CIM RC - Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra
Fonte: Câmara Municipal da Figueira da Foz
Fonte: Câmara Municipal de Coimbra
20 de Outubro de 2020

Brevemente, todos os Percursos online.

 
VOLTAR
2008- | ©ciclovia.pt #