4,482km
Ciclovia:

Pista de Cicloturismo da Praia da Tocha

Início/Fim: A Ciclovia começa no centro urbano da Praia da Tocha, na Avenida Nova, entre o Parque de Merendas e o Parque Desportivo. Próximo da Rotunda da Arte Xávega.

GPS: 40° 19' 44.69" N,  8° 50' 23.66" W

Fim/Início: Termina na EM335-1, junto ao Parque de Merendas das Levadias (Berlengas) e muito próximo do Complexo Desportivo da Tocha.

GPS: 40° 19' 21.39" N,  8° 47' 18.72" W

Extensão: 4.482 metros.
Caracterização do Percurso: A Ciclovia desenvolve-se paralela à EM335-1, estrada que liga a Tocha à Praia e ao litoral atlântico.

Começa na Praia da Tocha junto à rotunda de homenagem à Arte Xávega. Dirige-se para a Vila da Tocha, pelo sentido Norte da Estrada M335-1, terminando na Zona de Descanso das Berlengas, muito próximo do Complexo Desportivo e do Parque Industrial da Tocha.

Pontos de Interesse: A Nascente pode aceder à Zona de Descanso das Berlengas e ao Parque de Merendas das Levadias, ao Parque Industrial e, ao Complexo Desportivo da Tocha.

Já do lado da costa, aprecie a estância balnear da Tocha, com as praias, a aldeia de pescadores e da Arte Xávega. Pode ainda usufruir das infraestruturas existentes, como o CIAX - Centro de Interpretação da Arte Xávega, o Posto de Turismo, o Parque de Campismo, o Parque de Merendas e o Parque Desportivo da Praia da Tocha.

Envolvência: A Ciclovia desenvolve-se entre os Palheiros da Tocha e as Dunas de Cantanhede, que fazem parte das Dunas da Gândara, parte integrante do Sítio Classificado das Dunas de Mira, Gândara e Gafanhas, da Rede Natura 2000.
Utilização: Trata-se de uma Ciclovia em canal segregado, devendo ser utilizada, preferencialmente, para deslocações de Bicicleta e de peões, embora possa ser utilizado por patins, trotinetes e skates. Está interdito o acesso de veículos de tracção animal e motorizados.
Piso e sinalização: O piso, rolante, é em betuminoso. Possui sinalização vertical rodoviária apropriada. Uma linha tracejada, pintada a branco no pavimento, divide a Ciclovia, proporcionando a circulação nos dois sentidos.

Uma faixa dunar arborizada, com cerca de 2 metros de largura, separa e protege a Ciclovia da via rodoviária.

Declive: O Percurso é praticamente plano, em toda a sua extensão. No entanto, existe um declive muito suave, cerca de 1%, sem subidas ou descidas acentuadas, proporcionando a sensação de uma ligeira subida, da Praia até à Tocha.

Grau de Dificuldade: Sem qualquer dificuldade.

Entidade responsável: Câmara Municipal de Cantanhede
Apoios: Cidonio Rinaldi

majosilveiro

Bruno Esteves

Inauguração: A Ciclovia da Praia da Tocha, foi inaugurada no ano de 2001.
Ampliação da Ciclovia: A Câmara Municipal de Cantanhede vai prolongar a Ciclovia até ao centro da Vila da Tocha, numa extensão de mais 2,8 quilómetros. Obra a realizar durante 2021-2022.
 
Utilização/Use
Bicicleta Caminhada Interdito a Motorizadas Interdito a Veículos Motorizados
 
Fotogaleria/Slideshow
Fotogaleria
 
Google Maps
 
Google Earth #
 
Multimédia
Video
Publicidade/Advertising
Página actualizada pela última vez em: 26.Fevereiro.2021
VOLTAR Esta página já foi visitada vezes, desde 23.Novembro.2011