Bicycle routes in the municipality of VISEU
Ciclovias de Viseu (Bicycle routes in the municipality of VISEU)
 
AGUIEIRA EUROPA SANTIAGO
 
MARGINAL

FONTELO

(Brevemente)

CIDADE 1

(Brevemente)

 

MESURAS

(Brevemente)

CIDADE 2

(Brevemente)

ECOVIRIATO

(Brevemente)

 

MANGUALDE

(Brevemente)

VISEU

VISEU

(Brevemente)

Com o primeiro Percurso da Ecopista do Dão inaugurado em Abril de 2007, o Município de Viseu deu um passo importante para a criação de um Concelho ciclável, com destaque para a cidade de Viseu, localidade onde começa a maior Ecopista de Portugal.

Dois anos depois, construiu duas novas Ciclovias de acesso à Ecopista e, logo a seguir, em Julho de 2011, o Município inaugura o Percurso de Viseu da Ecopista do Dão na sua plenitude, agora já interligado com os restantes Percursos dos Concelhos de Tondela e Santa Comba Dão.

Seguiu-se a transformação do espaço ao longo da Avenida Cidade de Salamanca, onde, numa das suas laterais, emerge o Parque Urbano da Radial de Santiago. É um espaço, nas margens do Rio Pavia, de fruição familiar, seja em Bicicleta ou num passeio pedestre.

Também, como resultado da intervenção do Programa Polis na cidade de Viseu, o Município construiu o Parque Linear do Pavia, com uma Ciclovia, enquanto recuperava as margens do rio e o antigo património fluvial edificado, como os antigos Moinhos da Balsa, a antiga Central Eléctrica e a Casa da Ribeira.

Posteriormente, ainda antes de 2017, a Autarquia dá início à implementação da Ciclovia da Cidade com a construção de dois Percursos no Centro Histórico Urbano, que dão seguimento à Ciclovia da Avenida Europa, génese desta Rede de Ciclovias Urbanas.

No ano de 2018, os Municípios de Viseu e Mangualde assinaram um acordo para o desenvolvimento de um estudo prévio para a ligação em modos suaves entre estas duas cidades, através de uma nova Ciclovia. A infraestrutura poderá vir a ser financiada pelo Portugal Ciclável 2030.

Mais tarde, em Setembro de 2019, o Executivo Municipal aprovou um protocolo com a Junta de Freguesia de Viseu com vista ao arranque da 2ª fase da requalificação do Bairro das Mesuras. O projeto prevê a colocação de mobiliário urbano, nomeadamente Suportes de Estacionamento para Bicicletas e, a execução de um Percurso de Ciclovia, entre outras melhorias.

Em Outubro de 2019, a Autarquia Local aprovou o Orçamento Participativo que recomenda a criação de uma Ecovia, que seja uma mais-valia desportiva, estética, social e de lazer, junto à Cava de Viriato, a Ecoviriato.

Entretanto, a Autarquia decidiu avançar, também, com um projecto ambicioso de mobilidade suave para todo o Concelho de Viseu, a nova Rede de Ciclovias de Viseu, MUV BIKE. Numa primeira fase da Rede de Ciclovias, serão implementados seis quilómetros de pistas adequadas à circulação de Bicicletas, no centro da cidade, ligando importantes espaços e serviços públicos de utilização diária e tráfego intensivo, entre si e o Centro Histórico. A acompanhar estas mudanças, o Município não esquece as exigências que derivam de um projeto como este e, serão colocadas à disposição de todos, Estações de Ancoragem para as suas Bicicletas e para as novas de Bike Sharing. No futuro, a Autarquia prevê alargar a Rede de Ciclovias urbanas à periferia, num total de 66 quilómetros, com a extensão das Ciclovias a algumas das Freguesias do Concelho, nomeadamente Abraveses, Campo, Repeses e São Salvador, Rio de Loba e Ranhados.

Fonte: Câmara Municipal de Viseu
Em 28 de Junho de 2020

Brevemente, todas as Ciclovias estarão online.

 
VOLTAR
2008- | ©ciclovia.pt #