0,983km
Ciclovia: Ciclovias do Parque Linear do Rio Pavia.
Início/Fim: A Ciclovia começa na Rua José Branquinho, no acesso ao CMIA – Centro de Monotorização e Interpretação Ambiental, junto à Rotunda da Balsa, na margem esquerda do Rio Pavia.

GPS: 40° 39' 45.27" N,  7° 55' 11.61" W

Fim/Início: Termina na Ponte de Pau, na linha do Funicular de Viseu, antes do Museu da Electricidade e, na margem direita do Rio Pavia.

GPS: 40° 39' 47.41" N,  7° 54' 45.63" W

Extensão: 983 metros.
Caracterização do Percurso: Esta Ciclovia desenvolve-se pelo interior do Parque Linear do Rio Pavia, tanto na margem direita, como na margem esquerda, do rio.

Proporciona uma ligação pedonal e ciclável entre os antigos Moinhos da Balsa, agora CMIA – Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental, e o Museu da Electricidade.

Pontos de Interesse: O Parque Linear do Pavia estende-se pelas duas margens do Rio Pavia ao logo de cerca de mais de 1150 metros lineares, ocupando uma área de aproximadamente sete hectares. Oferece várias valências, como jardins, zonas de descanso, de contemplação e sombra, uma Ciclovia linear, etc.

Pelo caminho, passa pelos Açudes e Moinhos da Balsa, agora CMIA - Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental, pela Escultura Elemento Pictográfico Habitável, próximo do Centro de Mobilidade e Transportes, junto ao Fórum Viseu, e termina na linha do Funicular de Viseu e junto ao Museu da Electricidade - antiga Central Elétrica a Carvão da Ribeira, que iluminava a cidade de Viseu desde o início do Século passado.

Envolvência: O Parque Linear do Pavia é um jardim fresco e agradável que se desenvolve ao longo do rio, em ambas as margens, desde a Rotunda do CMIA (Rotunda da Balsa) até ao Parque Urbano da Radial de Santiago.
Utilização: Todos os Percursos de Ciclovias desenvolvem-se nos corredores pedonais do Parque, sendo, portanto, partilhados com os peões.
Piso e sinalização: Os diversos itinerários do Parque estão pavimentados com cimento. Existem 3 pontes metálicas, de atravessamento do Rio Pavia.

Apresenta sinalização de Ciclovia, horizontal, pintada a branco no pavimento.

Declive: Praticamente sem declives, pois a Ciclovia percorre a margem do rio. No entanto, os acessos ao Parque situam-se num nível ligeiramente superior, pelo que é necessário subir/descer. Também a Ponte Pedonal da Balsa, apresenta um ligeiro declive.

Grau de Dificuldade: Sem qualquer dificuldade.

Entidade responsável: Câmara Municipal de Viseu
Apoios: A. Almeida
Inauguração: O Parque Linear do Pavia, enquanto obra do Polis Viseu, foi inaugurado no dia 4 de Agosto de 2008.
Notas: É objectivo da Autarquia Viseense ligar este Percurso às Ciclovias da Cidade, nomeadamente à Ciclovia do Fontelo, prolongando-o, assim, até ao Parque Florestal do Fontelo.
 
Utilização/Use
Caminhada/Caminante/Pedestrian Bicicleta/Bicycle Interdito a Veículos Motorizados/Prohibido para Vehículos Motorizados/Prohibited for Motorized Vehicles
 
Fotogaleria/Slideshow
Fotogaleria/Slideshow
 
Google Maps
 
Google Earth #
Publicidade/Advertising
Página actualizada pela última vez em: 15.Novembro.2020
VOLTAR Esta página já foi visitada vezes, desde 28.Junho.2020
2008- | ©ciclovia.pt #