10,880 km
MEIOS DE UTILIZAÇÃO PERMITIDOS E DISPONIBILIZADOS NESTA CICLOVIA
Back to Route webpage
Regressar ao Percurso de Santa Comba Dão, da Ecopista do Dão
 
Caminhada/Caminante/Pedestrian Bicicleta/Bicycle Patins/Patines/Roller skate Cadeira de Rodas/Silla de Ruedas/Wheelchair
CAMINHADA BICICLETA PATINS CADEIRA
DE RODAS
+ Na Ecopista do Dão, a sua utilização, como Percurso turístico, desportivo, educativo e de sensibilização ambiental, deve realizar-se através dos seguintes modos suaves: passeios pedonais, passeios cicloturísticos, passeios em cadeira de rodas, passeios em patins e outros meios de mobilidade não motorizada.
 
VEÍCULOS
MOTORIZADOS
MOTAS/
MOTORIZADAS
AUTOMÓVEIS VEÍCULOS
T/ANIMAL
- Não é permitida a circulação de veículos motorizados nem de veículos de tração animal.
 
Rios Dinha e Dão Parque de Manutenção Física Zonas de Descanso e Contemplação Parques de Merendas Pontos de Interesse Monumentos Património Ferroviário Praia Fluvial
RIOS MANUTENÇÃO DESCANSO PARQUES
MERENDAS
PONTOS DE
INTERESSE
MONUMENTOS PATRIMÓNIO
FERROVIÁRIO
PRAIA
FLUVIAL
Suportes de Estacionamento para Bicicletas Painéis de Informação Marcos Quilométricos Papeleiras
ESTACIONAMENTO INFORMAÇÃO QUILOMETRAGEM PAPELEIRAS
+ Este Percurso, Azul, começa muito próximo da foz do Rio Dinha e da Praia Fluvial de Papízios - no Rio Dão, em que a Ecopista proporciona um acesso directo e privilegiado a esta praia remota.

+ Desenvolve-se até ao fim - no Vimieiro, paralelo ao Rio Dão, ora numa margem ora noutra, onde a montanha e o planalto, conjuntamente com a predominância do granito e do xisto, caracterizam a paisagem do Vale do Rio Dão.

+ Pelo caminho vai encontrar muitos locais de descanso e contemplação, bem como parques de manutenção física e parques de merendas para uma merecida pausa.

+ Espaçadamente vai deparar-se com o património ferroviário que dava vida à antiga Linha do Dão. Embora menos que nos outros dois Percursos, alguns edifícios e infraestruturas que constituíam os Apeadeiros e as Estações, nomeadamente de Nagozela e Treixedo, servem agora de apoio aos utilizadores da Ecopista. Também as várias pontes, túneis e viadutos, como a Ponte ferroviária de Nagosela e a Ponte do Granjal, ou Treixedo, ponte metálica que transpõe obliquamente o Rio Dão, com cerca de 122 metros de comprimento, já muito próximo do fim da Ecopista.

+ No términos do Percurso e da Ecopista do Dão, tem a Estação dos Caminho-de-Ferro de Santa Comba Dão que serve esta cidade da Beira Alta. Visite a capital do concelho e aprecie o seu património religioso e cultural, como a Igreja Matriz ou os solares ancestrais.

+ Ao longo de toda a Ecopista irá deparar-se com numerosos sinais e painéis informativos, bem como marcos quilométricos, que o situam devidamente e lhe oferecem várias opções de caminho.

+ Boas Pedaladas!

 
VOLTAR
2008- | ©ciclovia.pt #