Caminhos de Santiago
Caminho Português Interior
Bicycle routes in the municipality of VILA POUCA DE AGUIAR

A Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar, aproveitando os recursos naturais da região e as infraestruturas existentes, nomeadamente a desactivação da Linha Ferroviária do Corgo, criou uma Ecopista e um Circuito de Cicloturismo, num total de mais de 51 quilómetros.

A Ecopista da Linha do Corgo, que liga actualmente Vila Pouca de Aguiar aos Concelhos vizinhos de Vila Real, a Sul, e Chaves, a Norte, vai estender-se, no futuro, até Verin, na Galiza. O Percurso Cicloturístico do Vale do Corgo percorre o Concelho Aguiarense, proporcionando aos utilizadores uma forma diferente de visitar e apreciar o Vale do Corgo.

No ano de 2020, a Autarquia decidiu avançar com a Ecovia Internacional de Tâmega e Corgo, um projecto dos Municípios Portugueses e Galegos, que vai utilizar a Ecopista da Linha Corgo, para ligar o Douro à vizinha Espanha.

Também, no que toca à Ecopista, o Município vai requalificar o antigo edifício do Apeadeiro de Sabroso de Aguiar, e proceder à implementação de medidas de segurança e sensibilização para melhorar as condições de circulação de pessoas e Bicicletas.

Para além disto, a Autarquia Local disponibiliza, ainda, a maior Rede Nacional de Percursos Pedestres, sendo que alguns deles podem ser percorridos, também, de Bicicleta.


Fonte: Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar 20 de Abril de 2021