2,266km
MEIOS DE UTILIZAÇÃO PERMITIDOS E DISPONIBILIZADOS NESTA ECOPISTA
Voltar
Regressar à Ecopista Ribeirinha do Peso da Régua
 
Bicicleta Caminhada
BICICLETA CAMINHADA
+ Na generalidade dos Percursos que constituem a Ecopista Ribeirinha, a circulação de Bicicletas é segregada da dos peões. Circulação nos dois sentidos.
 
Interdito a Veículos Motorizados
VEÍCULOS
MOTORIZADOS
- Não é permitida a circulação de veículos motorizados.
 
Rios Parque Jardins Descanso Merendas Miradouros Cais Cais
RIOS PARQUE JARDINS DESCANSO MERENDAS MIRADOUROS CAIS MARINA
Rampa Pesca Pontos de Interesse Alto Douro Museu Ponte Mercadorias Património
RAMPA
BARCOS
PESCA PONTOS DE
INTERESSE
ALTO
DOURO
MUSEU MONUMENTOS PATRIMÓNIO
FERROVIÁRIO
PATRIMÓNIO
RELIGIOSO
Bicicletários Turismo Iluminação Autocaravanas Estacionamento
BICICLETÁRIOS TURISMO ILUMINAÇÃO AUTOCARAVANAS ESTACIONAMENTO
+ O Município de Peso da Régua, Capital da Região Demarcada do Douro, e a cidade, reconhecida como Cidade Internacional da Vinha e do Vinho, têm uma localização privilegiada na sub-região do Baixo Corgo, tendo como base, a margem direita do Rio Douro, em plena Região do Alto Douro Vinhateiro, classificada como Património Mundial pela Unesco.

+ Reconhecendo o potencial turístico da zona ribeirinha da cidade, porta de entrada na Região do Douro e elemento identificador da história deste território e das suas gentes, o Município Reguense avançou, a seu tempo, com o Plano de Acção Frente Douro. Tratou-se de uma parceria para a regeneração urbana da zona ribeirinha que permitiu virar a cidade completamente para o Rio e oferecer todas as condições para as deslocações de lazer, nomeadamente, com a construção da Ecopista do Douro.

+ A Ciclovia, com mais de 2 quilómetros de extensão, percorre toda a marginal, de uma ponta à outra, contando com 2 Bicicletários, nas extremidades do Percurso.

+ Pelo caminho vai encontrar vários Jardins; Parques de Merendas; uma Pista de Pesca; Zonas de Descanso e Contemplação; o Cais da Régua, de Cruzeiros, e o Cais Fluvial de Recreio; diversos Miradouros sobre o Rio Douro, entre outras valências de lazer e desportivas.

+ Na envolvente da marginal ribeirinha, são muito os pontos de interesse para visitar e desfrutar.

+ A Ponte Metálica, sobre o Rio Douro, datada do Século XIX e, desactivada há muitos anos, é agora fonte de atração pela paisagem que permite apreciar, sobre o Rio Douro, as suas margens e as encostas do Douro Vinhateiro.

+ O Museu do Douro, que se situa no edifício da antiga “Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro” e, a Casa do Douro, também com sede no Município Reguense.

+ A Capela do Cruzeiro, que pretendia ser Igreja Matriz, entre o vasto património religioso que caracterizam as terras de Trás-os-Montes.

+ A Estação de Caminhos-de-Ferro do Peso da Régua, que recebe todos os dias os comboios que circulam na Linha do Douro e, que em tempos idos, também via partir as composições da antiga Linha do Corgo. Esta Linha fazia a ligação da Linha do Douro às estâncias termais de Pedras Salgadas, Vidago e Chaves.

+ O Cais de Mercadorias da Refer, agora requalificado e utilizado para outros fins, nomeadamente, o comércio e a restauração.

+ Ainda, nas proximidades da Ciclovia, vai encontrar diversos parques de estacionamento automóvel, a ASA - Área de Serviço de Autocaravanas e o Terminal da Rodoviária.

+ O Caminho de Santiago, Caminho Português Interior, atravessa o Rio Douro para a margem direita, na Ponte Metálica, pedonal, e segue paralelo à Ciclovia até ao Cais da Régua, onde ruma a Norte, em direcção a Vila Real e Chaves.

+ Ao longo de toda a sua extensão, a Ciclovia disponibiliza iluminação pública e sinalização específica, que o mantém informado e na direcção certa.

+ Boas Pedaladas!

 
VOLTAR