Caminho
Caminho Português Interior
22,844km
Ciclovia:

Percursos de Vila Pouca de Aguiar

Ecopista da Linha do Corgo.

Caminho de Santiago: Caminho Português Interior.
Início/Fim: Os Percursos de Vila Pouca de Aguiar, da Ecopista da Linha do Corgo, começam a Sul, nos limites do Concelho com Vila Real, entre a Estação de Samardã (Vila Real) e o Apeadeiro de Tourencinho (Vila Pouca de Aguiar). Ao PK 43,034.

Mesmo ao lado da Aldeia de Covelo, da Freguesia de Samardã, aldeia que se divide entre o dois Concelhos.

Começam, exactamente, onde acaba o Percurso de Vila Real.

GPS: 41° 24' 28.26" N,  7° 40' 57.36" W

Fim/Início: Os Percursos de Vila Pouca de Aguiar, da Ecopista da Linha do Corgo, terminam no Penedo Madeiro, no limite Norte do Concelho com Chaves.

Ao PK 68,269, entre o Apeadeiro de Sabroso (Vila Pouca de Aguiar) e a Estação de Loivos (Chaves).

GPS: 41° 35' 49.89" N,  7° 34' 23.33" W

Extensão: 22.844 metros.
Caracterização do Percurso: No Concelho de Vila Pouca de Aguiar a Ecopista da linha do Corgo, com quase 23 quilómetros, é constituída por 3 Percursos. O Percurso Sul, entre os limites concelhios com Vila Real e a Anta da rotunda (V. P. de Aguiar); o Percurso Central, entre o Complexo Desportivo (V. P. de Aguiar) e Pedras Salgadas e, o Percurso Norte, entre a Rotunda da Torneira (Pedras Salgadas) e os limites concelhios com Chaves, no Penedo Madeiro.

Trata-se de um Percurso aprazível, paisagístico, cultural e turístico, que atravessa várias aldeias, onde também podemos encontrar antigos edifícios de apoio ao funcionamento da linha ferroviária, como Estações e Apeadeiros.

A Linha do Corgo foi construída para ligar a Linha do Douro às estâncias termais de Trás-os-Montes e Alto Douro, nomeadamente as Termas de Pedras Salgadas, localidade que se cruza, naturalmente, nesta Ecopista.

Pontos de Interesse: São inúmeros os pontos de interesse tocados pela Ecopista, nomeadamente a paisagem do Vale do Corgo e as aldeias de Tourencinho e Zimão.

O Concelho de Vila Pouca de Aguiar é, desde sempre, conhecido pelo seu património histórico, nomeadamente, as Antas da Serra do Alvão, classificadas como Monumento Nacional e, a Mamoa do Alto do Catorino. Mas também o Complexo Mineiro de Tresminas, minas romanas de extracção a céu aberto.

Destaque natural, também, para a Vila de Pedras Salgadas, conhecida pelas suas famosas Termas. Caracterizam-se pelas águas - provenientes de várias Nascentes de grande qualidade curativa - aconselhadas no tratamento de doenças do aparelho digestivo, colesterol e diabetes.

O Caminho de Santiago Interior atravessa todo o Concelho Aguiarense, sendo que utiliza integralmente o Percurso Sul, desde a Aldeia de Covelo até Vila Pouca de Aguiar. A meio do Percurso, em Parada de Aguiar, encontra o Albergue de Santiago.

km 00,000: Início do Percurso Sul - Aldeia de Covelo.
km 00,000: Início do Caminho de Santiago.
km 02,100: Apeadeiro de Tourencinho.
km 04,630: Ermida de S. Gonçalo.
km 05,087: Estação de Zimão.
km 07,409: Apeadeiro de Parada de Aguiar.
km 07,510: Albergue de Santiago - Parada de Aguiar.
km 07,572: Ponte sobre o Rio Corgo.
km 10,032: Fim do Percurso Sul - Anta da rotunda.
km 10,032: Desvio do Caminho de Santiago.
Estação de Vila Pouca de Aguiar.
km 10,032: Início do Percurso Central - Complexo Desportivo.
km 13,022: Apeadeiro de Nuzedo.
km 16,290: Fim do Percurso Central - Pedras Salgadas.
Termas de Pedras Salgadas.
Estação de Pedras Salgadas.
km 16,290: Início do Percurso Norte - Rotunda da Torneira.
km 16,562: Cruzamento da EN2.
km 18,958: Apeadeiro de Sabroso.
km 22,844: Fim do Percurso Norte - Penedo Madeiro.
Envolvência: A Ecopista percorre o Vale de Aguiar. Ao longo de todo o traçado os campos agrícolas são uma constante, estando a Ecopista ladeada por vinhas e árvores de fruto em quase toda a sua extensão.
Utilização: Percursos pedonais partilhados com as Bicicletas, onde também é permitido circular de patins, trotineta e skate. Proibido o trânsito de veículos motorizados.
Piso e sinalização: O Percurso, da Ecopista da Linha do Corgo, entre Vila Pouca de Aguiar e Pedras Salgadas é em cimento, os outros dois são em betuminoso. Dispõem de balizamento do antigo corredor ferroviário, bem como de novas protecções em zonas mais desamparadas.

Está devidamente identificada com sinalética vertical. Os cruzamentos e acessos estão, também, sinalizados, pintados de vermelho e protegidos com pilaretes.

Declive: De um modo geral pode considerar-se a Ecopista da Linha do Corgo, no Vale de Aguiar, praticamente plana e sem declives acentuados. Sobe suavemente em direcção a Vila Pouca de Aguiar e desce, ligeiramente, em direcção a Chaves.

Grau de Dificuldade: Dificuldade Média, considerando apenas a distância.

Entidade responsável: Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar
Apoios: Nuno Guerreiro

Ricardo Ucha

Ecobike

Zé(penato)

Eladio Cortizo

Rogério Santos

Bruno Esteves

Cyndie Medeiros

Inauguração: O primeiro Percurso a entrar em funcionamento, entre Vila Pouca de Aguiar e Pedras Salgadas, foi inaugurado no dia 16 de Agosto de 2008, embora estivesse já em funcionamento desde 2005.

Os outros dois Percursos, entraram em funcionamento em 2013.

Notas: A Sul, liga-se ao Percurso de Vila Real e, a Norte, brevemente, vai ligar-se aos Percursos de Chaves.
 
Utilização/Use
Caminhada Bicicleta Equestre
 
Percurso Sul
Fotogaleria/Slideshow
 
Percurso Central
Fotogaleria/Slideshow
 
Percurso Norte
Fotogaleria/Slideshow
 
Google Maps
 
Google Earth #
 
Coordenadas GPS #
 
Multimédia
Video
 
Multimédia
Video
Publicidade
Página actualizada pela última vez em: 11.Abril.2021