Caminho
Caminho Português Interior
17,802km
Ciclovia:

Percurso de Vila Real

Ecopista da Linha do Corgo.

Caminho de Santiago: Caminho Português Interior.
Início/Fim: O Percurso começa no centro da Cidade Vila-Realense, poucos metros depois da Estação CP de Vila Real (PK 25,069), logo após a antiga Passagem de Nível da EN313. Ao PK 25,232.

GPS: 41° 17' 40.54" N,  7° 44' 14.20" W

Fim/Início: Termina a Norte, nos limites do Concelho com Vila Pouca de Aguiar, entre a Estação CP de Samardã (Vila Real) e o Apeadeiro de Tourencinho (Vila Pouca de Aguiar). Ao PK 43,034.

Mesmo ao lado da Aldeia de Covelo, da Freguesia de Samardã, aldeia que se divide entre o dois Concelhos.

Termina no mesmo ponto, exactamente, onde começa, o Percurso Sul dos Percursos de Vila Pouca de Aguiar.

GPS: 41° 24' 27.21" N,  7° 40' 58.54" W

Extensão: 17.802 metros.
Caracterização do Percurso: Este Percurso da Ecopista, resulta da requalificação da antiga Linha Ferroviária do Corgo, levada a cabo pela Autarquia Transmontana, no traçado que liga a cidade de Vila Real ao Concelho de Vila Pouca de Aguiar.

Começa no centro da cidade, junto à antiga Estação Ferroviária e, prolonga-se para Norte até aos limites do Concelho com Vila Pouca de Aguiar. Tem, a Poente, o Rio Corgo (margem esquerda) como companheiro de viagem, em toda a sua extensão.

Pontos de Interesse: Na primeira parte do Percurso, ainda dentro dos limites da cidade de Vila Real, destaca-se a proximidade deste com a UTAD, com o Palácio de Mateus, com o Parque Florestal, com o Parque Corgo e a Praia Fluvial de Codessais, etc.

Também, alguns monumentos classificados como Imóvel de Interesse Público, à saída da cidade, caso da Ponte Romana de Piscais e da Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe, que estavam ligadas pela mesma Estrada Romana, que se dirigia para Braga.

À medida que nos afastamos da cidade, o visitante poderá usufruir de uma paisagem magnífica onde se destacam as Serras do Marão e do Alvão, para além de uma riqueza invejável de fauna e flora ao longo de todo o Percurso.

A partir da antiga Estação CP de Samardã, o Percurso coincide com o Caminho Português Interior, dos Caminhos de Santiago.

km -00,163: Estação CP de Vila Real.
km 00,000: Início - Antiga Passagem de Nível da EN313.
km 03,555: Estação CP de Abambres.
km 04,180: Ponte sobre o Rio Pequeno.
km 04,882: Acesso à Ponte Romana de Piscais.
km 06,996: Apeadeiro de Cigarrosa.
km 07,226: Ponte sobre a Ribeira das Pardas.
km 09,726: Estação CP de Fortunho.
km 09,981: Ponte sobre o Rio de Felgueiras.
km 10,042: Acesso à Ponte de Pedra sobre o Rio Corgo.
km 11,198: Acesso aos Moinhos da Fraga e da Suvidal.
km 13,651: Estação CP de Samardã.
km 13,706: Início do Caminho de Santiago.
km 15,174: Ponte sobre o Regato de Reboredo.
km 17,802: Fim - Aldeia de Covelo.
Envolvência: A Ecopista começa numa zona urbana, mas desenvolve-se, maioritariamente, no Vale do Corgo, sempre ladeada pela montanha e por campos agrícolas a Nascente e, pelo Rio Corgo a Poente.
Utilização: Com a excepção de veículos motorizados, a Ecopista do Corgo permite a circulação de todos os modos suaves de locomoção, nomeadamente pedestrianistas, Bicicletas e cavaleiros.
Piso e sinalização: O pavimento utilizado em quase toda a sua extensão, é o saibro compactado, embora, na zona urbana se recorra ao betuminoso.

Apresenta sinalização vertical normalizada de trânsito e de Ciclovia.

Declive: De um modo geral pode considerar-se a Ecopista praticamente plana e sem declives acentuados. Como se trata de um antigo canal ferroviário, podemos dizer que sobe suavemente em direcção a Vila Pouca de Aguiar.

Grau de Dificuldade: Dificuldade Média, tendo em consideração o tipo de piso e a sua extensão.

Entidade responsável: Câmara Municipal de Vila Real
Apoios: José Moreira

Rogério Santos

Vasco Soares Ribeiro

Inauguração: O Percurso entre Abambres Gare e Vila Pouca de Aguiar entrou em funcionamento em Setembro de 2013. Poucos anos depois, foi a vez da ligação de Abambres Gare ao centro da cidade de Vila Real.
Notas: A Norte, no seu términus, liga-se ao Percurso Sul dos Percursos de Vila Pouca de Aguiar.
Ampliação da Ciclovia: Actualmente, o Município está a proceder à requalificação e prolongamento do Percurso, para Sul, entre a antiga Estação CP de Vila Real e os limites do Concelho com Peso da Régua.
 
Utilização/Use
Caminhada Bicicleta Equestre Sinal
 
Fotogaleria/Slideshow
Fotogaleria/Slideshow
 
Google Maps
 
Google Earth #
 
Coordenadas GPS #
 
Multimédia
Video
 
Multimédia
Video
Publicidade
Página actualizada pela última vez em: 15.Março.2021
VOLTAR Esta página já foi visitada vezes, desde 02.Novembro.2014